Está aqui

Espanha: eleições 26J

“O Podemos nasceu perguntando e vai continuar a caminhar perguntando”

Julho 4, 2016

Em entrevista ao programa “Mais Esquerda”, o eurodeputado do Podemos Miguel Urbán fala do processo coletivo de balanço do resultado eleitoral e sugere que “deixemos de ser tanto partido e um pouco mais de movimento”.

Dirigentes do Unidos Podemos na noite eleitoral. Foto (Podemos) Flickr

Espanha: O bipartidarismo reforça-se pela direita

Julho 1, 2016

Parece que o problema central das eleições espanholas tem sido o retrocesso eleitoral do Unidos Podemos (UP). De uma forma mais clara, que o triunfo da direita teria menos importância que os resultados do UP. Artigo de Manolo Monereo

Espanha: Unidos Podemos não ultrapassa PSOE

Junho 26, 2016

Nas eleições em Espanha, o PP continua a ser o partido mais votado e aumenta o número de mandatos, mas a direita não tem maioria absoluta. O PSOE continua em segundo e o Unidos Podemos sobe ligeiramente. Marisa Matias escreve de Madrid: “O que a Esquerda espanhola fez nos últimos dois anos é absolutamente incrível, mas os resultados de hoje irão saber a desilusão”.

Pablo Iglesias: “Somos o voto útil para derrotar Rajoy”

Junho 25, 2016

Perante milhares de pessoas, Pablo Iglesias pediu esta noite no comício de encerramento da coligação “Unidos Podemos” que se realizou em Madrid uma “segunda oportunidade” para retirar o PP do poder.

Ministro do Interior de Espanha tentou fabricar escândalos contra líderes independentistas catalães e disse que o presidente do governo sabia de tudo - Foto de Mariano Rajoy e Fernandéz Díaz

Espanha: PP conspirou para fabricar escândalos contra independentistas catalães

Junho 22, 2016

O ministro do Interior de Espanha, Fernandéz Díaz do PP, tentou fabricar escândalos contra líderes independentistas catalães e disse, na altura, que Rajoy sabia de tudo. Líderes de Unidos Podemos, PSOE, Ciudadanos, ERC e CDC pedem demissão do ministro.

Sondagem coloca Podemos e PSOE perto da maioria absoluta

Junho 18, 2016

As eleições de dia 26 podem afinal desbloquear a crise política espanhola, a julgar pela distribuição dos mandatos a partir da sondagem publicada este fim de semana pelo diário El País.

Espanha: Alberto Garzón quer “congelar” o sorriso da direita

Junho 17, 2016

O líder da Izquierda Unida (IU), Alberto Garzón afirmou num comício realizado em Saragoça que a coligação “Unidos Podemos” é a única alternativa de governo que “permite mudar de políticas” e “congelar o sorriso daqueles que têm espoliado o país”.

Iglesias reforça convite ao PSOE para governar

Junho 14, 2016

No final do único debate televisivo entre os 4 principais partidos, o líder do Podemos insistiu que os eleitores do PSOE não perdoarão ao seu líder se este permitir que o PP continue a governar.

“Unidos Podemos tem de ter a coragem de dizer: sim, queremos e podemos governar"

Junho 12, 2016

esquerda.net entrevistou Manuel Garí, economista do Podemos, sobre o acordo com a Esquerda Unida e as eleições. Garí defendeu que "a coligação Unidos Podemos tem de se apresentar como candidato a presidir o governo" e tem de ter "a coragem de dizer “sim, queremos governar, podemos governar, vamos fazê-lo de outra maneira e vamos enfrentar todos os riscos que isso inclui”.

Beiras: “O PP é um partido putrefacto que deveria estar ilegalizado”

Junho 11, 2016

Xosé Manuel Beiras é um dos dirigentes políticos no ativo mais experiente da esquerda. Lançou-se na política nos anos 60, fundando o Partido Socialista Galego na clandestinidade. Em 1982 participou na construção do BNG e em 2012 fundou o Anova. Hoje é visto como referência política para dirigentes como Pablo Iglesias ou Alberto Garzón. 

Pablo Iglesias e Alberto Garzón na colagem de cartazes em Madrid - Foto do Podemos/flickr

Espanha: Unidos Podemos ultrapassa PSOE e aproxima-se do PP

Junho 10, 2016

No início da campanha eleitoral em Espanha, a última sondagem prevê 25,6% para a candidatura Unidos Podemos (incluindo as listas de unidade em Catalunha, País Valenciano e Galiza), mais de 4 pontos acima do PSOE e a menos de 4 pontos do PP. Pablo Iglesias declara: "Temos uma oportunidade histórica neste 26J”.

Em eleições democráticas, “as pessoas são o único juiz que decide”

Junho 7, 2016

O secretário-geral do Sortu e candidato a lehendakari (presidente do Governo basco) pelo EH Bildu, Arnaldo Otegi, admitiu que a esquerda abertzale foi “responsável pelo sofrimento que se causou neste país”. “Tivemos a nossa quota parte de responsabilidade, sem dúvida, mas também contribuímos para que desapareça”, acrescentou.

Xavier Domènech, cabeça de lista do En Comú Podem.

Catalunha: Independentistas de esquerda apelam ao voto no En Comú Podem

Junho 6, 2016

Consideram que esta candidatura é a melhor garantia para derrotar as políticas reacionárias e centralistas do PP e do Cidadãos. Para a Catalunha defendem “Estado próprio e uma República livre, social, ecológica e independente”. 

Alberto Garzón: “Apresentamo-nos para ganhar, não para superar o PSOE”

Maio 31, 2016

Líder da Esquerda Unida dá por garantido ficar à frente dos socialistas e aponta o PP como inimigo: “Há possibilidades de sermos a primeira força”. Acusa quem diz que pretende diluir a IU no Podemos de “criar fantasmas para meter medo” e qualifica-os de “filhos do regime de 78”.

“Temos possibilidades de ser a primeira força em Espanha”

Maio 31, 2016

Pablo Echenique exige clareza ao PSOE: ou fazem acordo com o Podemos ou com o PP. Secretário da organização do Podemos acredita que a coligação Unidos Podemos poderá ser a primeira força política em Espanha.

Manolo Monereo: “Queremos ganhar ao PP”

Maio 27, 2016

Amigo pessoal de Pablo Iglesias, que o reconhece como “pai político”, concorrerá como candidato pela coligação Unidos Podemos na província de Córdoba. Um lugar não isento de simbolismo por ser a terra de Julio Anguita, pessoa que menciona várias vezes durante a entrevista e destaca como exemplo.

Alguns de nós são comunistas

Maio 19, 2016

Tantos anos a assustar com os comunistas que nos tirariam as casas e, no final de contas, provou-se que foram os bancos privados, que nos roubaram a casa, o trabalho e o futuro das nossas famílias. Artigo de Alberto Garzón. 

Coligação “Unidos Podemos” passa PSOE nas sondagens

Maio 14, 2016

Num comício em Córdoba com a participação do antigo líder comunista Julio Anguita, Pablo Iglesias afirmou que a coligação pode ganhar as eleições de 26 de junho e desafiou o PSOE para “um governo progressista”

Podemos e IU anunciam acordo para as eleições de 26 de junho

Maio 9, 2016

Pablo Iglesias e Alberto Garzón anunciaram nas redes sociais o pré-acordo eleitoral para concorrerem juntos nas legislativas. Sondagem indica que uma coligação entre Podemos e IU juntos ultrapassa o PSOE e torna-se a primeira força política espanhola entre os eleitores com menos de 55 anos.