Está aqui

Argentina sob a austeridade do FMI

Capilla del Monte, Córdoba, Argentina, novembro de 2014. Foto: Juan Montiel/Flickr.

Argentina: assim desaba o neoliberalismo

Setembro 15, 2019

Ações das empresas perderam 80% do valor. Todos os setores económicos estão destroçados — inclusive petrolíferas e bancos. Crise social é dramática. Resta apenas uma dúvida: haverá bloqueio das contas bancárias, como em 2001? Por Alfredo Zaiat/Página 12/Outras Palavras.

G20: Austeridade, Argentina ao Fundo

Dezembro 1, 2018

O G20 encerra este sábado. Esteve apenas de passagem na Argentina. Já o FMI entrou para ficar. Pela 21ª vez, esta instituição dita as regras num país que se afunda na austeridade. Inflação, desvalorização da moeda e contração da produção impuseram que o ajustamento acabasse por ser ajustado.

G20: Estado de sítio e resistência na Argentina

Novembro 29, 2018

Abre esta quinta-feira com uma sessão de ioga e de meditação promovida pelo presidente indiano. Mas não será certamente para meditar que 24 mil polícias foram convocados e que um verdadeiro estado de sítio foi declarado. “Radicais islâmicos” e anarquistas têm sido apresentados como o inimigo interno.

"FMI nunca mais" palavra de ordem amplamente divulgada na Argentina

Casamento forçado entre a Argentina e o FMI torna-se um fiasco

Outubro 27, 2018

Macri voa para os EUA, negoceia com o FMI e recebe um prémio de recompensa à sua liderança, enquanto decorre a quarta greve geral do seu mandato. Regresso de uma semana histórica à Argentina na tormenta. Por Jérôme Duval.

“Basta de saque aos nossos salários, manifestação contra as medidas neoliberais de Macri, 5 de setembro, Buenos Aires - Juan Ignacio Irigaray - El Salto

A Argentina na tormenta

Setembro 26, 2018

O presidente argentino, Mauricio Macri, anunciou a 3 de setembro um plano de austeridade brutal sob supervisão do FMI. As pessoas expressam a sua raiva face ao aumento dos preços e aos cortes orçamentais. Por Jérôme Duval

Argentina: trabalhadores contestam nas ruas a nova receita de austeridade de Macri e o FMI

Setembro 4, 2018

Governo Macri anunciou mais austeridade, enquanto a moeda local continuou a cair face ao dólar. Um rapaz de 13 anos foi baleado mortalmente e outro menor ficou ferido com gravidade quando participavam num saque a um supermercado no norte do país.

Argentina: Macri responde à crise com mais austeridade

Setembro 2, 2018

Por entre imagens de saques de supermercados e rumores de nova remodelação governamental para responder ao colapso da moeda, o presidente argentino deverá anunciar mais cortes esta segunda-feira.