Está aqui

200 anos de Karl Marx

"O 18 de Brumário", de Karl Marx, e a questão do fascismo

Abril 21, 2018

Intervenção de Fernando Rosas (historiador e investigador, fundador do Bloco) no encontro Karl Marx: 200 anos.

Pensamento e estratégia emancipatória

Abril 15, 2018

Intervenções de Pedro Filipe Soares e Manolo Monereo no encontro Karl Marx: 200 anos.

O que fazer com Marx, 200 anos depois?

Abril 13, 2018

Intervenções de Andrea Peniche e Isabelle Garo no encontro Karl Marx: 200 anos.

A justificação marxista ou a vingança de Marx?

Abril 9, 2018

Intervenções de Jorge Costa e Max Haiven no encontro Karl Marx: 200 anos.

Vídeos do segundo dia da Conferência dos 200 anos de Karl Marx

Março 25, 2018

Veja aqui as intervenções de Luís Fazenda, Gilbert Achcar, João Teixeira Lopes, Andrew Miles, Francisco Louçã, Michael Ash, José Soeiro e Olivier Neveux.

“O capitalismo não é o fim da história”

Março 25, 2018

No encerramento da conferência dos 200 anos de Karl Marx, Catarina Martins defendeu a liberdade para os presos políticos catalães, falou das medidas concretizadas esta semana para mudar a lei laboral e lembrou que os combates às desigualdades “foram sempre feitos pela luta de quem afrontou o capitalismo como sistema”.

Vídeos do primeiro dia da Conferência dos 200 anos de Karl Marx

Março 24, 2018

Veja aqui as intervenções de José Gusmão, Jorge Costa, Max Haiven, Andrea Peniche, Isabelle Garo, Pedro Filipe Soares, Manolo Monereo, Mariana Mortágua, Deepankar Basu e o concerto “Uma Vontade de Música”.

"A cada nova crise do capitalismo, Marx ressurge com mais força"

Março 23, 2018

Mariana Mortágua apresentou a conferência que o Bloco promove este sábado e domingo, 24 e 25 de março, em Lisboa, para assinalar os 200 anos do nascimento de Karl Marx.

200 anos de Marx assinalados em conferência em Lisboa

Março 23, 2018

Nos dias 24 e 25 de março, o Bloco de Esquerda promove uma conferência internacional dedicada ao bicentenário do nascimento de Karl Marx no auditório da Faculdade de Medicina Dentária.

Pedro Filipe Soares

Pensamento e estratégia emancipatória

Março 22, 2018

No texto de apresentação da sua intervenção na Conferência 200 anos de Karl Marx, a 24 e 25 de março em Lisboa, Pedro Filipe Soares lança a questão: Que revolução para um marxista nos dias de hoje?

Francisco Louçã.

O Marxismo, versão XXI.0

Março 21, 2018

Na preparação da Conferência de dias 24 e 25 de março a assinalar os 200 anos de Karl Marx, Francisco Louçã diz que esta iniciativa "pretende contrastar com as atitudes revanchistas, vindas dos liberais, e cerimoniais, vindas de hermeneutas".

Fotografia da UMass Amherst

Sombras em tempos de crash

Março 21, 2018

Neste resumo da intervenção que farão na Conferência dos 200 anos de Marx, Francisco Louçã e Michael Ash falam sobre o colapso de instituições financeiras e dos subsequentes danos feitos à economia real e à sociedade.

Andrea Peniche

Marxismo e feminismo: encontros no século XXI

Março 20, 2018

A nova legitimidade conquistada pelo feminismo no debate político e social e a disputa conceptual em curso são temas da intervenção de Andrea Peniche na Conferência dos 200 anos de Marx, nos dias 24 e 25 de março.

Elementos Marxistas para possíveis análises do capitalismo e suas crises

Março 20, 2018

Neste resumo da sua intervenção na Conferência dos 200 anos de Marx, Mariana Mortágua destaca a perspetiva de classe e o carácter monetário do processo produtivo como elementos do pensamento marxista indispensáveis para analisar as crises do capitalismo.

Classe social e desigualdade no século XXI na Grã-Bretanha: a relevância de Karl Marx hoje

Março 20, 2018

O sociólogo Andrew Miles resume a sua intervenção na Conferência dos 200 anos de Karl Marx, a 24 e 25 de março.

.

Marx, imperialismo e o mundo árabe

Março 19, 2018

Neste resumo da sua intervenção na Conferência dos 200 anos de Karl Marx, a 24 e 25 de março, Luís Fazenda defende que desconstruir as teorias de choque de civilizações e as pretensões reacionárias de califados são necessidades da luta imediata.

Isabelle Garo.

Que fazer de Marx, 200 anos depois?

Março 19, 2018

Para a filósofa Isabelle Garo, em tempo de crise do capitalismo e das alternativas, o recurso a Marx é mais precioso de que nunca.

História feita é história a fazer-se

Março 17, 2018

O sociólogo João Teixeira Lopes sublinha que não há nada de etéreo no marxismo e que este não soçobra aos determinismos grosseiros que lhe quiseram imputar.

Fotografia do Twitter de Gilbert Achcar.

Marx e a análise do mundo árabe e contemporâneo

Março 16, 2018

Gilbert Achcar fala sobre o materialismo histórico de Marx e a sua crítica da economia política, considerando-as "cruciais para o estudo do “mundo árabe”". O autor considera que "o materialismo histórico é o único repúdio metodológico radical de “Orientalismo” no sentido de culturalismo e essencialismo de Said".

O que seria hoje a vingança de Marx?

Março 15, 2018

O escritor e ativista Max Haiven fala do “capitalismo de vingança” do pós-crise financeira e convoca Marx e Walter Benjamin para sugerir respostas que o possam confrontar.

Deepankar Basu.

O Capital de Karl Marx: Uma Crítica Sólida ao Capitalismo

Março 14, 2018

Marx abordou o estudo da economia política, porque isso lhe permitiria entender a “anatomia da sociedade civil”, um passo fundamental para entender a estrutura da sociedade burguesa contemporânea. Por Deepankar Basu.