A mudança que faz falta no distrito de Castelo Branco

A candidatura do Bloco de Esquerda às próximas eleições legislativas representa uma necessidade de mudança. Se dúvidas houvesse quanto à importância deste partido, estas ficaram esclarecidas durante os últimos quatro anos.

É ao Bloco de Esquerda que estão associadas algumas das conquistas mais importantes dos últimos anos. Podemos falar do aumento do salário mínimo nacional em 95€, no descongelamento das reformas e nos aumentos extraordinários das reformas, na proteção para os trabalhadores e trabalhadoras a Recibo Verde, na aprovação do Estatuto do cuidador informal, a descida de 200€ nas propinas, enfim, tantas e tantas conquistas que foram possíveis nos últimos quatro anos e nas quais o partido esteve empenhado de forma séria. Há agora a certeza por parte das pessoas que o Bloco é sinónimo de confiança, que um voto nele não é um voto deitado para o lixo. Votar Bloco é votar em nós próprios, é votar na melhoria e no progresso, é votar em quem está incondicionalmente presente em todas as lutas pelas pessoas e pelos ecossistemas do nosso território.

Temos noção que ainda está muito por fazer. Mas também temos noção que o muito que ainda há por fazer, as muitas conquistas e melhorias na vida das pessoas que ainda estão por acontecer, estão diretamente ligadas à força que o Bloco tiver nas próximas eleições legislativas de 6 de outubro.

Todos e todas nos lembramos do que nos custou quando fomos governados por maiorias absolutas. Este momento não será diferente, uma maioria absoluta do PS deitará a perder todas as conquistas que se conseguiram alcançar nos últimos quatro anos e isso ficou bem claro quando o PS optou por se aliar ao PSD e CDS para negociar as leis laborais que continuam a penalizar todas as pessoas que vivem do seu trabalho.

Todos nos lembramos do sofrimento causado pelas maiorias absolutas do PS e PSD. Da destruição de direitos, dos cortes nos salários e do emprego. Todos e todas nos lembramos da maioria absoluta do PS de José Sócrates que foi o que chamou e negociou com a “troika” na sua governação. Ainda recentemente António Costa se referiu ao Interior dizendo que o País tem uma grande dívida para com o interior. É Verdade. Não sabemos então é porque razão o PS nada faz, nada fez para saldar esta dívida. Havendo maioria absoluta do PS de uma coisa podemos ter certeza: esta incapacidade do PS em operar mudanças políticas que tenham reflexo no interior vai continuar a verificar-se.

Por isso, impedir uma maioria absoluta nestas eleições é tarefa fundamental e isto só se consegue com o voto no Bloco - a força que está mais bem preparada e que está em melhores condições de evitar uma maioria absoluta.

Votar no Bloco nas próximas eleições é votar na abolição das portagens, no aumento do salário mínimo, na requalificação da ferrovia, na melhoria constante das nossas vidas, da vida das nossas famílias e das pessoas que nos rodeiam. É votar no progresso, ecologicamente sustentável e socialmente justo.

Artigo publicado em Interior do Avesso

Sobre o/a autor(a)