Está aqui

Galveias: já chega dessa “coisa sem nome”

A velha aldeia do Concelho de Ponte de Sor está há meses privada de legitimidade democrática. Instalou-se na aldeia uma “coisa sem nome”.

“Não havia fronteira entre o frio e o silêncio. Às vezes confundiam-se”. Não conseguiría retratar com tanta coerência o clima político que vigora nas Galveias. Terra natal do citado, José Luís Peixoto, a velha aldeia do Concelho de Ponte de Sor está há meses privada de legitimidade democrática. Instalou-se na aldeia uma “coisa sem nome”.

Foram precisos mais de 140 dias após a demissão do executivo da Junta da Freguesia e uma pergunta do Deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares, ao Secretário de Estado das Autarquias Locais, para que fossem convocadas eleições intercalares. Dia 15 de Janeiro vamos a votos, basta dessa “coisa sem nome”.

Uma maioria de sete em nove eleitos do Partido Socialista desmoronou-se, desligou-se da sua função legítima. Um mandato interrompido por falta de estratégia, de coerência, falta de apoio popular, falta de tantas outras “coisas sem nome” sem transparência nem democracia.

Um património avaliado em 50 milhões de euros, que é das gentes das Galveias, tem de ser transformado numa oportunidade para todos, para os de agora e para os que hão-de vir. O tanto que é de todos transformou-se na oportunidade de alguns. Como é que tanto, só promoveu desemprego, imigração, desertificação, abandono e tantas outras “coisas sem nome”?

Todos os outros partidos já tiveram oportunidade de mostrar como gerem a Junta, o Bloco de Esquerda é a única novidade nestas eleições. Uma lista de gentes das Galveias, de pessoas que não desistem da democracia participativa. O Bloco assume o compromisso de fazer uma gestão transparente e participativa e de não tomar decisões que comprometam o património coletivo sem que todos sejam ouvidos, em referendos locais. Vamos afastar para sempre das Galveias essa “coisa sem nome”

“Coisa sem nome” foi como José Luís Peixoto descreveu no romance Galveias, a colisão do meteorito no solo da aldeia, acontecimento nefasto que resultou numa cratera e um intenso um cheiro a enxofre. Estamos certos que dia 15 de Janeiro, com um voto maioritário no Bloco de Esquerda, as gentes das Galveias afastarão para sempre essa “coisa sem nome”.

Nota: todas as citações são do escritor José Luís Peixoto, extraidas do romance Galveias.

Sobre o/a autor(a)

Dirigente do Bloco de Esquerda.Técnico de Arqueologia
Comentários (1)