Eles querem-nos na guerra

porJoão Teixeira Lopes

14 de abril 2024 - 23:03
PARTILHAR

Não aceito a retórica belicista que, em doses progressivas, para estranharmos mas entranharmos, nos acena com a inevitabilidade do estado de guerra.

Que fique claro, para início de conversa, que defendo o direito à resistência armada perante a ocupação externa ou a implantação (interna e/ou externa) de um regime opressivo e ditatorial. Como defendo, no quotidiano, a necessidade de não assistirmos passivamente à exploração, à micro-violência (doméstica, homofóbica, transfóbica), à humilhação ou ao apagamento social e simbólico. Quem tem recursos para o fazer deve defender-se e proteger os outros. A vida é feita de conflito entre quem quer e pode impor-se e os demais. Nada em mim apela à comiseração, ao miserabilismo disfarçado de apatia ou indiferença, à cumplicidade com a ordem.

Mas não aceito a retórica belicista que, em doses progressivas, para estranharmos mas entranharmos, nos acena com a inevitabilidade do estado de guerra. É claro que, de certa forma, essa guerra é permanente e infinita, pois nada pode travar a incessante acumulação capitalista (daí a guerra contra as pessoas – as que resistem à exploração e à opressão, as que são improdutivas, as descartáveis, as não normativas), contra as espécies não-humanas, contra a natureza ou contra os saberes não domesticáveis. Nada impede essa guerra ubíqua e dissimulada, a não ser o colapso do próprio capitalismo ou a eliminação do que o sistema considera como resíduo ou obstáculo (o planeta, no final da cadeia de eliminação).

Sou da primeira geração que usufruiu da liberdade de não “ir à tropa”. Muitos dirão que foi uma “experiência porreira”, de sociabilidade intensa e com estórias para contar. Que estranha narrativa, de armas na mão, numa sociedade de homens, rituais jactantes, hinos e bandeiras. Que perda de tempo e que violência para tantos, sem nunca esquecer os que ainda combateram na guerra colonial.

Bem sei que dá jeito unir pela pátria, esquecendo as divisões internas (e as injustiças, os abusos, as desigualdades). Os generais e especialistas de pacotilha já substituem o “militar” pelo “cívico” ou “de cidadania”. O militarismo foi sempre uma alienação das classes trabalhadoras, fazendo-as lutar com os seus irmãos de classe do outro lado da fronteira. Pode ser, ainda, um último recurso da ameaçada masculinidade hegemónica (vigente, no seu modelo, mesmo que se recrutem mulheres). Que atraso seria, que traição a abril, nestes 50 anos, 50 cravos por semear, em favor da paz.

Pela paz se pega em armas, dizia o desertor do poeta e cantor francês Boris Vian, desafiando o Presidente da República que o convocou para a guerra (poema que José Mário Branco traduziu para português e que cantou vezes sem conta durante a guerra colonial):

“diga aos seus generais
que eu não faço essa guerra
porque eu não vim à Terra
pra matar meus iguais”

Fica o aviso às novas brigadas do reumático.

Artigo publicado em Gerador a 4 de abril de 2024

João Teixeira Lopes
Sobre o/a autor(a)

João Teixeira Lopes

Sociólogo, professor universitário. Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação, coordena, desde maio de 2020, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Termos relacionados: