Está aqui

Mulheres Fotógrafas na Palestina | Ciclo Completo

Neste primeiro ciclo do tema arte&resistência, a fotografia e a Palestina são o pretexto para dar a conhecer cinco mulheres artistas, cuja obra é exemplo de uma conciliação emancipatória: a que reúne o poder da imagem e a experiência de um corpo que resiste num território ocupado. Por Sofia Roque. (Foto de capa: Monique Jacques)

Bandeiras palestiniana e norte-americanas.

Tribunal Internacional decreta medidas provisórias contra Israel

26 de Janeiro, 2024 - 16:59h

Tribunal Internacional de Justiça ordena a Israel que tome todas as medidas ao seu alcance para impedir a prática de atos genocidas, bem como garanta a entrada de assistência humanitária em Gaza. Governo israelita já garantiu não acatar decisão.

Penelope, fotografia de Raeda Saadeh (2010).

Mulheres Fotógrafas na Palestina V: Raeda Saadeh

30 de Dezembro, 2017 - 10:53h

Os contos de fada evocados em True Tales, Fairy Tales, reenquadram a narrativa dos habitantes e dos territórios da Palestina histórica ocupada em 1948, por Israel. Numa inspiradora ironia que confunde realidade e ficção, é afinal a arte que denuncia a verdadeira história. Por Sofia Roque e Shahd Wadi.

Foto de Nidaa Badwan, da série “100 Days of Solitude”.

Mulheres Fotógrafas na Palestina IV: Nidaa Badwan

23 de Dezembro, 2017 - 12:48h

Quando o isolamento se torna o ponto de fuga para um horizonte maior e mais luminoso, contrariando todos os muros lá de fora, a contradição inscrita nessa experiência da arte revela o ridículo de todas as perseguições e restrições. Este é um dos sentidos dos seus “100 dias de solidão”. Por Sofia Roque.

“Amnah. Um conjunto de roupa de um bebé que nasceu morto, o único vestígio que a mãe tem do seu trágico parto, que teve lugar num checkpoint.” Foto de  Samar Hazboun.

Mulheres Fotógrafas na Palestina III: Samar Hazboun

16 de Dezembro, 2017 - 13:48h

Na série de fotografias intitulada Beyond Checkpoints, de Samar Hazboun, os rostos e os objetos contam histórias trágicas sobre o que é ser mulher e querer ser mãe, num território ocupado e militarizado. Muitas vezes, tantas vezes, a vida é mesmo impossível. Por Sofia Roque.

Hayat (à esquerda) ensina yoga às residentes da sua aldeia, Zataara, nos arredores de Bethelehem, na Cisjordânia. Foto de Tanya Habjouqa/ Panos Pictures.

Mulheres Fotógrafas na Palestina II: Tanya Habjouqa

9 de Dezembro, 2017 - 16:19h

Num tempo em que a paz no Médio Oriente sofre um novo revés, o premiado trabalho de Tanya Habjouqa, Occupied Pleasures, vê renovado o seu sentido de homenagem ao povo palestiniano que, apesar dos 50 anos de ocupação israelita, não se deixou vencer na sua humanidade. Por Sofia Roque.

Raparigas a jogar à bola, na cidade de Beit Lahiyah, no norte de Gaza. Foto de Monique Jacques.

Mulheres Fotógrafas na Palestina I: Monique Jacques

2 de Dezembro, 2017 - 21:12h

Neste primeiro ciclo do tema arte&resistência, a fotografia e a Palestina são o pretexto para dar a conhecer cinco mulheres artistas, cuja obra é exemplo de uma conciliação emancipatória: a que reúne o poder da imagem e a experiência de um corpo que resiste num território ocupado. Por Sofia Roque.

Sobre o/a autor(a)

Investigadora e doutoranda em Filosofia Política (CFUL), ativista, feminista. Escreve com a grafia anterior ao acordo ortográfico de 1990
(...)