Está aqui

Slavoj Žižek

Filósofo e psicanalista esloveno. Professor da European Graduate School e do Instituto de Sociologia da Universidade de Ljubljana.

Artigos do Autor(a)

11 de Março, 2022 - 22:36h

A “verdade russa” é apenas um mito conveniente para justificar a visão imperial de Putin. A melhor maneira de a Europa resistir é estender pontes aos países em desenvolvimento que têm uma longa lista de queixas justificadas contra a colonização e a exploração do Ocidente. Para o fazer temos de erradicar o neocolonialismo.

27 de Abril, 2015 - 20:53h

Confrontamos-nos hoje com a enorme pressão do que, sem qualquer vergonha, deveríamos chamar “propaganda inimiga”. É por isso que todas as formas de resistência, do Syriza na Grécia ao Podemos em Espanha, passando pelos “populismos” latino-americanos, devem contar com o nosso mais firme apoio.

28 de Junho, 2014 - 16:53h

Quando passam dois anos desde a clausura de Julian Assange na embaixada equatoriana em Londres, o filósofo esloveno escreveu este artigo no Guardian a explicar como o fundador do WikiLeaks deitou por terra o mito da liberdade ocidental.

1 de Junho, 2014 - 18:10h

Numa conferência em Londres, o filósofo esloveno comentou o livro de Thomas Piketty, considerando utópica a ideia de que seria possível combinar o capitalismo que existe hoje com uma taxação forte do capital.

20 de Maio, 2014 - 13:48h

Chegou definitivamente a hora de ensinar algumas maneiras às superpotências, velhas e novas. Mas quem vai fazer isso? Por Slavoj Žižek.