Rui Pulido Valente

Rui Pulido Valente

Professor do Instituto Politécnico de Portalegre e da Escola Superior de Gestão e Tecnologia. Cabeça de lista do Bloco de Esquerda nas eleições legislativas de 2015, pelo círculo de Portalegre, como candidato Independente

A incoerência das políticas, a ausência de um fio condutor estratégico, a inexistência de “serviços mínimos” nas múltiplas áreas, como saúde, economia, ambiente, agricultura, justiça, etc. é que têm levado à desertificação de territórios.

Estive recentemente num debate sobre a Parceria Transatlântica (vulgo TTIP ou T-TIP) que juntou três personalidades de diferentes áreas, todos eles defendendo as virtudes do acordo entre os Estados Unidos e a Europa.

O caso grego tem sido muito elucidativo e revelador do problema de fundo que atravessa a sociedade ocidental e os seus sistemas políticos.

A aceitação da ideia de que há votos que têm menos valor que outros conduz necessariamente à desvalorização das eleições como oportunidade de mudança e de dar visibilidade a novas propostas.