Está aqui

Philarète Chasles

Victor-Euphémien-Philarète Chasles nasceu em Mainvilliers (região de Chartres) em 1798 e faleceu em Veneza em 1873. Homem de letras bastante activo, publicou várias obras de crítica literária, escreveu ficção e colaborou com diversas revistas francesas concomitantemente, tais como Journal de Débats, Revue Britannique, Revue des Deux Mondes e Revue Encyclopédique. Após terminar os estudos no liceu, foi trabalhar como aprendiz de tipógrafo. No entanto, estando em vigor o período da Restauração, foi preso junto com o patrão por este ser partidário de idéias jacobinas.

Após dois meses na prisão, recobrou a liberdade, partindo, em seguida, para a Inglaterra onde trabalhou na tipografia de Valpy como revisor das obras gregas e latinas ali impressas.

Nessa tipografia publicou sua primeira obra: Dissertation on the Life and Works of W.Maittaire (1819). Ao fim de 7 anos de estadia na Inglaterra, voltou a Paris. Em 1841, foi nomeado professor de língua e literatura estrangeiras da Europa moderna no Collège de France. Kathleen

Jones afirma que Philarète Chasles foi um dos mais importantes conhecedores da cultura anglo-saxã na França.