Imagem da Fortaleza de Peniche. Foto: Museus e Monumentos de Portugal.
25 de Abril

“Inauguração do Museu de Peniche é um gesto antifascista atual contra a extrema-direita”

Fernando Rosas explica o papel desta prisão no Estado Novo, mostra como os presos resistiam e organizaram uma escola lá dentro, conta a sua experiência no pavilhão B e como a força popular abriu as portas da prisão há 50 anos. O historiador apela ainda a que todos estejam presentes no próximo sábado na abertura do museu nacional.

O povo saiu à rua para a maior manifestação em 50 anos de liberdade. Centenas de milhares de pessoas encheram as avenidas da Liberdade, em Lisboa, e dos Aliados, no Porto, para comemorar o cinquentenário da Revolução e para defender a democracia.

Ambiente

Perto de metade dos estuários mundiais sofreram alterações provocadas pelos seres humanos. Nos últimos 35 anos estas perdas acentuaram-se. A maior parte na Ásia em países de elevado crescimento económico.

Palestina

Há sinais de que várias das vítimas foram sujeitas a torturas, enterradas vivas ou executadas com as mãos atadas, segundo a Defesa Civil Palestiniana. Entretanto, continuam os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza. Rafah está a ser especialmente visada e a ofensiva terrestre contra esta cidade pode estar iminente.

Mais Esquerda

Sessão pública realizada a 16 de setembro de 2019 com a participação de Diana Andringa, Joana Lopes e Luísa d'Espiney. Moderação de Beatriz Gomes Dias.

Os Cantos da Casa
Quatro e Vinte
Os Cantos da Casa
Alta Voz
pin

26 Abr

Aliyah Bhikha e Francisco de Jesus
Pedro Amaral
Pedro Amaral
Adelino Fortunato
Adelino Fortunato
António Soares
António Soares
Sino

Subscreve a newsletter!

Subscreve aqui a newsletter e recebe diariamente as notícias principais do Esquerda.net.

Ou segue-nos nas redes sociais