You are here

Ucrânia

Foto do Crimean human rights group.

Raptos, deportações e reeducação: como a Rússia governa as regiões ocupadas

March 9, 2024

No mesmo dia em que se conhece mais uma onda de prisões de ativistas e líderes religiosos tártaros na Crimeia e que dois altos comandantes russos têm mandatos de detenção do TPI, o Guardian analisa como o ocupante russo age na região ucraniana de Zaporíjia.

Porto de Anapa, Rússia. Foto de Alexxx Malev/Flickr.

Como a Europa (e Portugal) contornam as sanções que impuseram à Rússia

February 28, 2024

Desde o início da invasão da Ucrânia, as exportações portuguesas para países como o Quirguistão, o Usbequistão, o Cazaquistão e a Arménia dispararam. Um estudo agora divulgado reforça a conclusão de que não se trata de uma atração recente desta região pelos produtos nacionais mas de um contornar das sanções à Rússia.

Destruição na Ucrânia.

Ucrânia: Bloco lamenta que não tenham sido feitos mais esforços em nome da paz

February 24, 2024

Mariana Mortágua vincou que o caminho de paz para a Ucrânia terá de respeitar "autodeterminação do seu povo e do seu território". Fazendo referência ao genocídio em curso na Palestina, a líder bloquista, que deixou elogios a António Guterres, enfatizou que também tem de haver respeito pela autodeterminação do Estado Palestiniano.

Notas ucranianas. Foto: Banco Nacional da Ucrânia/Flickr.

Dois anos de guerra, sem fim à vista

February 24, 2024

Se ajuda ocidental se mantiver e exportações russas continuarem, ambos os lados continuam com dinheiro para a guerra. Na Ucrânia, prejuízos acumulam-se e multinacionais ganham terreno. Zelensky quer mercado livre mas tem de viver em economia de guerra. Putin quer economia mais controlada pelo Estado com grandes empresas coordenadas com seus comparsas. Por Michael Roberts.

Grupo ucraniano Oficina Feminista.

Dois anos de guerra na Ucrânia: um ponto de vista das feministas ucranianas

February 24, 2024

O interesse pela Ucrânia diminui mas os desafios enfrentados pela sua sociedade não. A insegurança económica e social aumentas. Muitas mulheres perderam casa e emprego e foram deixadas sozinhas a lidar com a situação quando os maridos foram mobilizados. Entrevista com o grupo Oficina Feminista feita por Patrick Le Tréhondat.

boletim Soutien à l'Ukraine résistante, n.º 27.

Ucrânia: os trabalhadores face à guerra e à situação social

February 24, 2024

Como os trabalhadores veem a situação no país? O que podem fazer no meio da guerra? O que esperar no futuro próximo? Três sindicatos independentes e um ativista ucraniano deportado para a Rússia respondem a estas questões. Vitaliy Dudin explica o ataque aos direitos dos trabalhadores do novo código laboral de Zelensky.

Estudantes ucranianos em luta. Foto do Prima Diia.

Palavra ao Ação Direta, o sindicato ucraniano de estudantes

February 24, 2024

O sindicato estudantil Prima Diia faz um balanço de 2023 e das lutas estudantis sob a guerra, conta-nos sobre o seu zine e apresenta o seu manifesto.

Oksana Dutchak. Foto da Universidade de Basileia.

O neoliberalismo do governo ucraniano aumenta as tensões sociais

February 24, 2024

Em entrevista a Patrick Le Tréhondat, Oksana Dutchak defende que uma visão socialmente justa das políticas em tempo de guerra e da reconstrução pós-guerra é um pré-requisito para canalizar as lutas individuais pela sobrevivência para um esforço consciente de luta comunitária e social.

Viktoriia Pihul.

Ucrânia: “Com a normalização da guerra voltou o confronto político”

February 24, 2024

Em entrevista a Federico Fuentes, a militante de esquerda Viktoriia Pihul fala sobre como a sociedade ucraniana encara a guerra, as questões da mobilização e das alterações nos comandos militares, as mobilizações contra o neoliberalismo do Governo e a solidariedade internacional.

Kremlin

Como entender a atitude imperialista da Rússia face à Ucrânia

February 24, 2024

A ideologia do Estado russo e o imaginário dos seus círculos dirigentes são elementos essenciais a ter em conta se quisermos compreender a lógica da invasão russa da Ucrânia e se estivermos à procura de soluções possíveis para pôr fim a este conflito e garantir uma paz duradoura na região. Por Hanna Perekhoda.

As perspetivas do imperialismo russo

February 24, 2024

Putin estabilizou a sociedade recorrendo à repressão e ideologia neo-fascista. Reprimiu quase todos os dissidentes de esquerda, especialmente ativistas anti-guerra, e tentou obter a aprovação do público apoiando-se no nacionalismo étnico russo e diabolizando todos os grupos que o ameaçam. Por Ilya Budraitskis.

Dois anos de guerra na Ucrânia

February 24, 2024

A fadiga do tempo roubou a empatia e a atenção inicial. A guerra na Ucrânia foi normalizada mas os números de vítimas e de estragos acumulam-se. Neste dossier, damos voz à esquerda e aos movimentos sociais ucranianos sobre o que se passa no seu país. Dossier organizado por Carlos Carujo.

André Ventura e Claudiu Tarziu em Bucareste.

Parceiro romeno do Chega quer anexar territórios da Ucrânia

February 21, 2024

Considerado próximo do Kremlin, o partido romeno da família política de André Ventura defende o fim do apoio a Kiev. E tal como a Rússia também quer anexar partes do atual território da Ucrânia.

Ilustração da Global Witness.

Ucrânia: as grandes petrolíferas já ganharam esta guerra

February 20, 2024

Os lucros das cinco maiores companhias petrolíferas dispararam desde o início da invasão russa da Ucrânia. A Global Witness diz que estas “acumularam uma riqueza incalculável à custa da morte, da destruição e da subida em flecha dos preços da energia”.

Os perigos da guerra e os caminhos para a paz

February 11, 2024

Sessão realizada no Fórum Socialismo 2023 com Luís Fazenda.

Partido A Nossa Pátria. Foto de European Roma Rights Centre.

A extrema-direita húngara quer ficar com parte da Ucrânia

January 29, 2024

O Partido A Nossa Pátria defende que se a Ucrânia perder a guerra a Transcarpátia, zona que tem 150.000 húngaros étnicos, deve ser anexada.

Entrevista com duas ativistas socialistas russa e ucraniana

January 21, 2024

Mia e Vasylina militam, respetivamente, no Movimento Socialista Russo e no Sotsialnyi Rukh ucraniano. Nesta entrevista partilham pontos de vista sobre os regimes dos seus países e a guerra.

colagem com imagens de manifestaões, voluntários e uma militar em primeiro plano.

A guerra na Ucrânia: Agenda para a Esquerda

January 14, 2024

Numa altura em que a guerra está num impasse, a atenção e apoio internacional enfraquece e o inverno agrava as condições de vida, o que pode a esquerda fazer para construir a solidariedade com o povo ucraniano? Por Oleksandr Kyselov.

ONU exige libertação de poetas russos

January 3, 2024

Dois poetas russos foram condenados a vários anos de prisão por terem lido um poema crítico da invasão da Ucrânia. Um deles denuncia ter sido espancado e violado. A relatora especial da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos na Rússia quer que sejam libertados e o caso investigado.

Os dois condenados por recitarem poesia contra a guerra. Foto retirada da rede social X.

Na Rússia recitar poesia contra a guerra dá anos de cadeia

December 29, 2023

Artyom Kamardin e Yegor Shtovba leram um poema crítico da guerra em setembro do ano passado. Acabaram por ser condenados esta quinta-feira a sete e cinco anos e meio de prisão. Ao todo, 20 mil pessoas terão sido detidas desde o início da invasão em larga escala da Ucrânia por serem contra a ofensiva.

Charles Michel e Viktor Orbán

Orbán quer tirar adesão da Ucrânia da agenda do Conselho Europeu

December 5, 2023

Esta terça-feira, o presidente ucraniano vai voltar a pedir armas e dinheiro aos senadores dos EUA. Expectativas do início das negociações de adesão à UE "são infundadas", diz o primeiro-ministro húngaro.

Carta ucraniana de solidariedade com o povo palestiniano

November 13, 2023

"Nós, ucranianos, devemos ser solidários não com os opressores, mas com aqueles que vivem e resistem à opressão", afirmam mais de 350 académicos, ativistas e artistas ucranianos. Leia aqui a carta aberta.

Locomotiva CHS2 dos caminhos de ferro ucranianos. Foto de Vivan755/Wikimedia Commons.

Ferroviários ucranianos conseguem justiça em tribunal

October 10, 2023

Os caminhos de ferro do país tinham decidido uma suspensão parcial do pagamento de salários previstos nas convenções coletivas. Os sindicalistas foram a tribunal e a agora a Ukrzaliznytsya será obrigada a pagar tudo o que não tinha pago desde março do ano passado a 30.000 trabalhadores.

Mateusz Morawiecki

Governo polaco acusado de usar Ucrânia como arma de arremesso eleitoral

September 22, 2023

O anúncio do fim do fornecimento de armas a Kiev surgiu como resposta às queixas ucranianas por causa da proibição polaca da importação de cereais ucranianos. Políticos alemães acusam o partido do poder em Varsóvia de fazer campanha eleitoral à custa da Ucrânia.

bandeiras de Cuba e Rússia

Cuba desmantela rede russa que recrutava mercenários para a guerra

September 6, 2023

O Ministério do Interior cubano refere que o alvo da rede são cidadãos cubanos residentes na Rússia, mas também em Cuba. E reafirma que o país não faz parte do conflito na Ucrânia.