You are here

Ucrânia

Detenção de uma manifestante em Moscovo na Praça Pushkinskaya a 24 de fevereiro de 2022. Foto: Natalia Budantseva/OVD-Info.

Rússia: cinco meses de guerra, cinco meses de intensificação da repressão

August 5, 2022

Desde o início da guerra houve mais de 16.380 detenções de russos por serem contra a guerra. A muitos foi negada assistência legal. Segundo a OVD-info, as leis sobre “ameaças à segurança” continuam a endurecer, impedindo o direito à manifestação e há mais de 5.500 páginas de internet bloqueadas pela censura militar.

Movimento Socialista Russo. Foto do Twitter.

A esquerda e a resistência na retaguarda de Putin

July 31, 2022

O Movimento Socialista Russo diz que o regime de Putin está num processo de “fascização” e explica o que é militar na esquerda anti-guerra atualmente neste país numa entrevista feita por João Woyzeck.

Taras Bilous.

“Sou um socialista ucraniano. Eis porque resisto à invasão russa”

July 31, 2022

Enquanto socialista e internacionalista abomino a guerra. Mas a defesa da auto-determinação justifica a resistência dos ucranianos comuns à invasão brutal do nosso país por parte de Putin. Por Taras Bilou.

Joe Biden e Pedro Sánchez na última Cimeira da Nato. Foto: Nato/Flickr,

A caminho de uma nova guerra mundial permanente?

July 19, 2022

Com o novo conceito estratégico, a NATO aumenta e agrava as múltiplas crises que já enfrentávamos antes da injustificável e inaceitável guerra de ocupação da Ucrânia pela Rússia, inserindo-as agora no quadro de uma ameaça crescente do uso da força militar contra a sua lista indefinida de inimigos e ameaças. Por Jaime Pastor.

Infraestrutura ucraniana destruída pela guerra. Foto: Volodymyr Kuzka/EU Civil Protection and Humanitarian Aid.

A reconstrução da Ucrânia devia beneficiar o povo. O Ocidente tem outras ideias

July 17, 2022

A Ucrânia enfrenta a tarefa colossal de lidar com uma destruição imensa e relançar a indústria mas as políticas neoliberais do Governo e parceiros internacionais não são adequadas. É precisa intervenção do Governo para uma economia sustentável, defender o emprego estável, redistribuir riqueza e desoligarquizar. Por Vitaly Dudin.

Manifestação contra a guerra do "Comité Ucrânia" da Suíça. Foto do Facebook da organização.

Ucrânia: uma negação de autonomia em nome da geopolítica e/ou da paz

July 10, 2022

Gilbert Achcar analisa as divisões que têm surgido na esquerda por causa da invasão da Ucrânia e que derivam de duas novidades: a invasão russa de um país vizinho mais fraco em nome de ambições expansionistas nacionalistas declaradas abertamente e o apoio ativo e consistente da NATO à resistência do país invadido.

Autarca russo protesta em tribunal contra a guerra

June 22, 2022

Preso desde abril no âmbito das leis contra a "informação falsa" e as críticas às Forças Armadas, o deputado municipal moscovita Alexei Gorinov apareceu em tribunal com um cartaz a dizer "Sou contra a guerra".

Nascimento e morte do "mundo russo": uma história do conceito

June 13, 2022

Hoje, este conceito é uma pedra angular para justificar a guerra contra a Ucrânia e negar a toda a nação o direito à existência. Qual é a história por detrás do conceito do "mundo russo" e como é que ele surgiu? Por Ilya Budraitksis.

Ainda não há saída à vista para os cereais retidos na Ucrânia

June 8, 2022

Cerca de 20 milhões de toneladas de cereais estão retidas na Ucrânia, enquanto se sucedem os esforços diplomáticos para criar corredores marítimos de escoamento.

Maternindade em Kiev. Foto de Serhiy Baksheev/Commons.

Guerra aos trabalhadores? O que há de errado com as leis laborais ao abrigo da lei marcial

June 5, 2022

O especialista ucraniano em relações laborais Vitaliy Dudin mostra como o governo do seu país utilizou o pretexto da guerra para impor medidas de emergência não justificadas que constituem um “neoliberalismo militar”.

Denys Pilash.

O que estão a fazer os socialistas da Ucrânia

May 30, 2022

Como foi construir um partido socialista democrático sobre os escombros da URSS? Que esquerda existia antes e qual a força atual da extrema-direita ucraniana? E que programa político desenvolver no meio de uma invasão? Denys Pilash responde em entrevista a Ruth Cashman.

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

May 24, 2022

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia num artigo lido por Carlos Carujo.

Dirigentes e ativistas sindicais do KVPU descarregam ajuda humanitária.

Governo ucraniano aproveita a guerra para desregulamentar leis de trabalho

May 23, 2022

O lóbi dos patrões, através do ex-presidente georgiano Saakashvili, redige legislação que permite o livre despedimento e impõe contratos individuais de trabalho à margem das leis laborais existentes. Com direitos de contestação restringidos e apostados na ajuda humanitária, os sindicatos ucranianos têm poucas condições de resistir.

A fanfarronice irresponsável não ajuda os ucranianos

May 15, 2022

Além da corrida precipitada para a guerra, na esperança de que a sua explosão abafasse o ruído dos muitos escândalos por si provocados, Boris Johnson e o seu executivo têm-se envolvido num jogo altamente perigoso. Artigo de Gilbert Achcar.

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

May 14, 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Foto publicada na página do Helping to Leave.

As redes clandestinas que ajudam refugiados ucranianos na Rússia

May 11, 2022

Vários grupos de voluntários russos organizam-se para ajudar quem foge da guerra a sair da Rússia. A atividade não é ilegal mas relatam pressões das autoridades russas.

Imagem do grupo de Telegram do Movimento Feminista Anti-Guerra.

O rosto feminino do movimento russo anti-guerra: por que protestam as mulheres?

May 8, 2022

A investigadora e ativista russa Ella Rossman regressa à história recente do feminismo russo para mostrar como se tornou uma força decisiva na resistência contra a guerra.

Vitaliy Dudin. Foto da Ukraine Solidarity Campaign.

"A esquerda não deve tolerar o imperialismo de Putin"

May 3, 2022

Vitaliy Dudin, do Movimento Social ucraniano, explica nesta entrevista a participação da esquerda na resistência à invasão, reflete sobre o papel da Nato e da extrema-direita no conflito e apela à solidariedade internacionalista.

Oligarcas ucranianos. Foto Euromaidan.

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

May 1, 2022

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia.

Yuliya Yurchenko. Foto da Ukraine Solidarity Campaign.

A luta pela autodeterminação ucraniana

April 30, 2022

Reduzir a guerra a um conflito entre Ocidente e Rússia trata a Ucrânia como um peão. Há uma dimensão que só se entende a partir da centralidade da luta anticolonialista pela independência, face à dominação russa e à do ocidente. E isto não deve impedir de ver os interesses de classe comuns. Entrevista com Yuliya Yurchenko.

Protesto levou cartazes proibidos à embaixada russa em Lisboa

April 29, 2022

A ação de solidariedade com as pessoas reprimidas por protestar contra a guerra na Rússia juntou dezenas de pessoas em Lisboa na denúncia dos ataques à liberdade de expressão.

Como os gestores europeus e norte-americanos ajudam os oligarcas russos

April 28, 2022

O trabalho dos gestores de riqueza é o de ajudar os clientes milionários a escapar aos impostos e outras obrigações. No caso dos oligarcas russos,  também ajudam a evitar as sanções.

François Chesnais em 2020. Foto de Jmtremblay/wikimedia Commons.

François Chesnais: O “Campismo” e a minha posição sobre a guerra

April 26, 2022

Nesta “carta a amigos e colegas brasileiros a propósito da invasão da Ucrânia”, o economista marxista François Chesnais interpela-os sobre a posição que leva alguns setores de esquerda a tomar o lado de Putin em nome de um “anti-imperialismo” e contrapõe que esta invasão é uma agressão unilateral da Rússia.

"Há mais peças alemãs nos tanques russos do que munições americanas nas armas ucranianas"

April 26, 2022

O cientista político e historiador Denis Pilash, também membro do Movimento Social ucraniano, fez esta semana o ponto de situação da guerra e da resistência em entrevista ao Democracy Now.

Manifestação pela Paz em Lisboa - Foto de Ana Mendes

Solidariedade com a Ucrânia: Apelo de intelectuais do Sul Global

April 26, 2022

Mais de 80 escritores e académicos, na sua maioria de países que têm apoiado Putin, lançaram o apelo “Não nos enganemos no combate! Apoiemos as pessoas da Ucrânia sem calculismo nem reserva".