You are here

Trump: a extrema-direita na Casa Branca

Donald Trump por Tannen Maury. EPA/Lusa.

Trump irá ganhar milhões com a sua reforma fiscal

November 4, 2017

Donald Trump apresentou uma proposta de reforma fiscal esta quinta-feira que transforma os EUA numa offshore. Entre a eliminação do imposto sucessório, a eliminação dos mínimos obrigatórios de IRS, e ainda a redução dos impostos sobre os lucros das grandes empresas, Donald Trump e a sua família sairão potencialmente beneficiados em milhares de milhões de dólares nos próximos anos. 

Donald Trump com Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.

EUA vão abandonar a UNESCO, novamente

October 12, 2017

Depois de, em 2011, Obama suspender o financiamento da organização, os Estados Unidos da América vão anunciar na próxima semana que vão abandonar oficialmente a UNESCO, como protesto contra as posições “anti-Israel” que os EUA consideram que a organização tem adotado.

Donald Trump, foto de Jim Lo Scalzo, EPA/Lusa.

Trump quer ilegalizar o aborto após as 20 semanas

October 3, 2017

A administração Trump apoia um projeto de lei para ilegalizar a interrupção voluntária da gravidez após as 20 semanas. O projeto será aprovado na câmara baixa do Congresso mas não deverá passar no Senado. 

Donald Trump, foto de Tannen Maury, EPA/Lusa.

Trump proíbe viagens de países de maioria muçulmana, pela terceira vez

September 25, 2017

Em janeiro e março, Trump apresentou duas ordens executivas contra viagens de países de maioria muçulmana que foram suspensas pelos tribunais. Agora apresenta uma nova versão. 

Donald Trump. Foto de Gage Skidmore.

Trumpcare morreu, por agora

July 20, 2017

As tentativas do Partido Republicano para "revogar e substituir" o Obamacare falharam. No entanto, o relativamente fraco apoio pelo status quo mantém aberta a janela política para uma iniciativa de Trump. 

Decisão do Supremo Tribunal constitui uma vitória de Donald Trump e é interpretada como o resultado da nomeação de Neil Gorsuch para o tribunal pelo atual presidente norte-americano

Supremo Tribunal dos EUA aceita parcialmente ordem anti-imigração de Trump

June 27, 2017

O Supremo autorizou parcial e temporariamente a ordem de Trump para impedir entrada de imigrantes de seis países (Irão, Somália, Iémen, Líbia, Síria e Sudão) e tomará uma decisão definitiva em outubro.

Manifestação de 1977 em Washington pelo direito ao aborto.

EUA recusam apoiar resolução da ONU sobre direito ao aborto

June 23, 2017

A resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU foi adotada sem votação. O parágrafo sobre o direito ao aborto foi retirado por pressão dos EUA. 

Donald Trump e Rodrigo Duterte.

Trump revela disponibilidade para guerra com Coreia do Norte em telefonema com Duterte

May 24, 2017

A admiração entre o Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, e Donald Trump era conhecida. Mas a informação secreta que Trump revela a Duterte bem como a disponibilidade para guerra aberta com a Coreia do Norte é alarmante.

Ibn Saud conversa com o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt a bordo do navio USS Quincy, ao largo do Egito, depois da Conferência de Ialta, em fevereiro de 1945. Na foto, de domínio público, estão também o coronel Bill Eddy e o almirante William Leahy.

Trump culpou Arábia Saudita pelo 11 de Setembro. É para lá a sua primeira viagem como presidente

May 19, 2017

O candidato Trump passou boa parte da campanha alfinetando, criticando, denunciando e até ameaçando o Reino da Arábia Saudita. Agora o presidente Trump elege como destino da sua primeira viagem internacional… o Reino da Arábia Saudita. Por Mehdi Hasan

Donald Trump com James Comey na Casa Branca.

Donald Trump exigiu que o FBI encerrasse a investigação a Michael Flynn

May 17, 2017

Numa conversa a sós com James Comey, Trump terá não só exigido o encerramento da investigação como sugerido a prisão de jornalistas que publicassem fugas de informação. 

Não é nada “normal” remover o líder do FBI de seu cargo em menos de quatro meses de presidência - e um chefe do FBI que foi creditado por dar a vitória a esse presidente, surpreendendo as probabilidades – Foto de Donald Trump e James Comey, diretor do FBI demitido

Após a demissão de James Comey, quem irá frear a ditadura meia-tigela de Trump?

May 15, 2017

Os pesos e contrapesos americanos estão descontrolados. A demissão do diretor do FBI é apenas o início. Haverá mais demissões; mais corrupção política; mais abusos de poder. Por Mehdi Hasan

James Comey por Shawn Thew, EPA/Lusa

Trump despede diretor do FBI um dia antes de receber Sergey Lavrov

May 10, 2017

Sally Yates, Preet Bharara e, agora, James Comey. Os três investigaram as relações de Donald Trump com a Rússia, e os três foram demitidos. Esta quarta-feira, recebeu o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov. 

Donald Trump com Eric Trump, Melania Trump, Ivanka Trump e Jared Kushner, por Shawn Thew, EPA/Lusa

Nepotismo e intriga, o desgoverno de Trump

April 15, 2017

Entre a despromoção de Steve Bannon e o novo papel oficial de Ivanka Trump, analisamos neste artigo as últimas alterações no governo de Donald Trump e o seu significado político. Por Tiago Ivo Cruz

Protesto contra a ordem executiva de Trump, foto de David Maung, por EPA/Lusa

Trump: Segundo decreto anti-imigração suspenso por tempo indefenido

March 30, 2017

Um juíz de Maryland tinha já suspenso a proibição da entrada de muçulmanos, decisão agora confirmada e expandida para incluir também os refugiados.

Emissões de central de energia em New Jersey, por Justin Lane, EPA/Lusa

Trump elimina entraves ambientais à indústria do carvão

March 29, 2017

O plano energia limpa de Obama era a peça central para garantir a redução de 26% das emissões em 2025 tal como previsto nos Acordos de Paris. 

Donald Trump por Michael Reynolds, EPA/Lusa

FBI confirma investigação às relações entre Trump e a Rússia

March 21, 2017

O diretor do FBI confirmou definitivamente que está a decorrer uma investigação sobre as relações entre Trump e a Rússia e que Putin queria influenciar o processo eleitoral.

Recorte da primeira página da declaração de IRS de Donald Trump relativo a 2005

Trump pagou apenas 25% de imposto sobre rendimento

March 15, 2017

Veja aqui a declaração de IRS de Donald Trump. Em 2005, Trump pagou apenas 25% de imposto, menos 10% do que o que seria aplicável. Mas ainda assim mais do que pretendia pagar devido à Alternative Mininum Tax, uma taxa que agora pretende eliminar.

Donald Trump

Promessa de Trump vai deixar 24 milhões sem cobertura de saúde

March 14, 2017

O plano de Trump e dos Republicanos para acabar com o Obamacare vai tirar o seguro de saúde a 24 milhões de pessoas na próxima década. E os mais afetados serão os idosos em zonas rurais que deram a vitória ao magnata nas presidenciais.

Donald Trump, EPA/STR/Lusa

Trump despede 46 procuradores

March 12, 2017

Esta decisão surge de forma abrupta numa altura em que Trump acusa o sistema de Justiça de deslealdade. 

Donal Trump, Paul Ryan e Mike Pence, por Jim Lo Scalzo, POOL/EPA/Lusa

EUA: Republicanos apresentam substituto do Obamacare

March 7, 2017

As empresas deixaram de ser obrigadas a dar seguro de saúde aos seus empregados e as deduções fiscais para os mais riscos serão aumentadas.

Donald Trump por Aude Guerrucci Pool, EPA/Lusa

FBI desmente o "Watergate estúpido" de Trump

March 6, 2017

Apesar de infundada, a acusação de Trump aparenta ser uma manobra para dinamitar as investigações sobre as relações de Trump com o regime de Vladimir Putin, incluindo Obama no processo.

Trump quer mais despesa militar e cortes na proteção social e ambiental

February 27, 2017

O presidente norte-americano deu instruções para preparar um orçamento que faça disparar os gastos militares em 10%.

Documentos comprovam papel da nº 2 da CIA em sessões de tortura

February 23, 2017

Gina Haspel, nomeada por Trump para vice-diretora da CIA, participou em sessões de tortura na prisão secreta que dirigia na Tailândia após o 11 de setembro. Mais tarde deu ordens para destruir provas dos interrogatórios.

“Resiste”, apelo escrito numa bandeira colocada por ativistas da Greenpeace num guindaste de construção perto da Casa Branca, Washington em 25 de janeiro de 2017 – Foto da Greenpeace

O gabinete dos comparsas de Trump parece forte, mas tem medo

February 18, 2017

Este é o pano de fundo da ascensão de Trump: os nossos movimentos começaram a ganhar. Não digo que foram suficientemente fortes. Porém, algo estava a mudar. Por Naomi Klein

A trumpificação das direitas

February 15, 2017

Será mesmo certo que ninguém podia prever que viríamos a ter em 2017 um Trump na Casa Branca?