You are here

TAP

Avião da TAP.

Solução para preocupações de Marcelo é não privatizar a TAP

October 27, 2023

José Gusmão afirmou que o veto de Marcelo Rebelo de Sousa ao decreto do Governo que enquadra as condições para a reprivatização da TAP “mostra que o Presidente da República está preocupado com as consequências da privatização de uma empresa absolutamente estratégica para o país”.

Avião da TAP. Foto de Jonathan Palombo/Flickr.

TAP: despedimento coletivo de 2021 foi ilegal

October 21, 2023

O Tribunal do Trabalho deu razão aos trabalhadores. Estes deverão ser reintegrados ou indemnizados, mas espera-se que a empresa recorra da decisão.

Avião da TAP

Trabalhadores da TAP apontam "erro crasso" da privatização

September 29, 2023

Comissão de Trabalhadores da TAP e sindicatos contestam a decisão anunciada pelo Governo de privatizar pelo menos 51% da companhia aérea.

Avião da TAP.

Privatizar a TAP é repetir os erros da PT, CTT ou ANA

September 28, 2023

Mariana Mortágua frisou que os contribuintes portugueses já salvaram a TAP, e que, depois de a empresa estratégica para o país começar a dar lucros, é inaceitável que o Governo queira agora entregá-la a um qualquer acionista privado.

Periplo "Travar o assalto: salvar Troia e todo o litoral alentejano".

“É preciso travar a compulsão dos governos para pôr à venda tudo que é património comum”

September 23, 2023

Mariana Mortágua Mortágua participou no périplo “Travar o assalto, salvar o Litoral Alentejano” no qual se exigiu a inclusão no passe da travessia Setúbal-Troia e se denunciou a construção de grandes complexos turísticos na costa em zonas de biodiversidade sensível ao abrigo do sistema PIN o que o Bloco quer travar.

Equipamento da Groundforce.

Insolvência da Groundforce prevê despedimento de 300 trabalhadores

September 5, 2023

Versão preliminar do plano estipula que a cessação dos contratos deverá ocorrer num período de dois anos após a homologação da insolvência e que a TAP se manterá acionista da empresa, com 49,9% do capital, numa fase inicial.

Pedro Filipe Soares na audição do ex-ministro Pedro Nuno Santos em junho.

Declaração de voto do Bloco na Comissão de Inquérito à TAP

July 19, 2023

Perante o "documento frustrante" apresentado pela relatora da CPI, o Bloco compilou nesta declaração de voto as ideias chave do que aconteceu na comissão, com o objetivo de contribuir para a informação pública e o trabalho das entidades judiciais.

“Relatório de Comissão de Inquérito à TAP é um embuste”

July 13, 2023

Pedro Filipe Soares defendeu esta quinta-feira que o documento “enferma de diversas debilidades, começando por omitir uma boa parte dos trabalhos desta comissão”. Para o líder parlamentar bloquista, é “absolutamente inaceitável” que o PS tente limpar imagem do Governo.

Avião a aterrar em aeroporto.

Borla fiscal à aviação custou 1.200 milhões aos contribuintes em Portugal

July 12, 2023

Um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente conclui que os governos europeus oferecem quatro milhões de euros por hora em benefícios e isenções fiscais às companhias aéreas.

Pedro Filipe Soares

TAP: "O Governo tem medo das conclusões da CPI"

July 10, 2023

Pedro Filipe Soares apresentou as propostas de alteração do Bloco ao relatório final da comissão de inquérito. E diz que os comentários de Pedro Adão e Silva fazem parte da "tática política do Governo" para desviar as atenções do que foi apurado.

Pedro Filipe Soares

Relatório da CPI à TAP "parece feito à medida dos interesses de Galamba e Costa"

July 5, 2023

Pedro Filipe Soares diz que o relatório preliminar da comissão de inquérito à TAP omite as responsabilidades políticas e permitirá ao primeiro-ministro não retirar as consequências políticas que tinha prometido.

Avião da TAP. Foto de Aero Icarus/Flickr.

TAP: governo não apresenta “uma única condição” para a privatização

June 17, 2023

Para Mariana Mortágua, em causa está o interesse público. Depois de se confirmar que anterior privatização anterior da TAP “foi um desastre”, tendo-se demonstrado que “é possível ter uma empresa pública bem gerida se houver transparência”, o executivo continua sem dar garantias de como vai defender o interesse público.

Mariana Mortágua

"Importância estratégica da TAP não é só o aeroporto e o hub"

June 1, 2023

Mariana Mortágua reuniu com o movimento "Não TAP os olhos", que denunciou o crime da anterior privatização. E acusou António Costa de estar a adiar o desfecho da atuação ilegal do SIS.

“Atuação do SIS colocou em causa o Estado de Direito”

May 24, 2023

Catarina Martins confrontou o primeiro-ministro com a ilegalidade da atuação do SIS no caso Galamba. E porque “a TAP perde valor a cada dia que passa com toda esta confusão” o Bloco espera que o governo não faça “o negócio mais ruinoso que este país pode fazer” só para se “libertar do embaraço político”.

Avião da TAP

Carta aberta defende TAP controlada por capitais públicos

May 23, 2023

25 personalidades de vários setores políticos defendem que à semelhança da Caixa Geral de Depósitos, uma TAP pública e bem gerida "não é um ativo tóxico", mas "um trunfo económico ao serviço do país".

Catarina Martins na feira de Amarante

"O que as pessoas querem é soluções para a sua vida"

May 20, 2023

Catarina Martins esteve na feira de Amarante e ouviu muitas queixas sobre o aumento do custo de vida e a incapacidade do Governo para resolver problemas. "Mas nenhuma pessoa me pediu eleições", sublinhou a coordenadora bloquista.

O primeiro-ministro, António Costa, cumprimenta os novos ministros das Infraestruturas, João Galamba, e da Habitação, Marina Gonçalves, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos ministros das Infrastruturas e da Habitação, que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, 4 de janeiro de 2023.

Bloco quer primeiro-ministro a prestar esclarecimentos na comissão de inquérito à TAP

May 19, 2023

Pedro Filipe Soares referiu que, depois destas audições, se manifesta a completa impossibilidade de manter Galamba no Governo. Bloco apresentou um requerimento para que o primeiro-ministro esclareça os deputados no que respeita ao envolvimento do SIS.

Catarina reforça que Galamba tem dever de colaborar com Parlamento

May 12, 2023

António Costa defendeu que a Comissão de Inquérito à TAP não teria que analisar as ações do atual ministro das Infraestruturas. Catarina Martins respondeu-lhe que não lhe passa pela cabeça que Galamba “não queira responder a esse dever de transparência”. Sobre a lei da eutanásia diz que lei João Semedo é “uma lei de tolerância”.

Catarina Martins em conferência de imprensa. Foto de Filipe Amorim/Lusa.

“Há uma situação de absoluta fragilidade no governo”

April 30, 2023

No Porto para assistir ao Desobedoc, Catarina Martins reiterou que o silêncio do primeiro-ministro é “verdadeiramente insustentável” e que “é preciso agir” por causa da crise aberta na sequência dos factos conhecidos depois da demissão do adjunto do ministro das Infraestruturas.

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, durante a sua audição perante a Comissão Parlamentar de Inquérito. 04 de abril de 2023. Foto de ANTÓNIO COTRIM/LUSA.

TAP: "o país não pode viver mais sem saber se foram ocultados documentos"

April 29, 2023

Catarina Martins anunciou este sábado que o Bloco enviou um requerimento para que sejam solicitados os documentos que estariam no computador de serviço do ex-adjunto do ministro da Infraestruturas. Considerou também “absolutamente urgente” que o primeiro-ministro fale ao país e disse que "fragilização do governo é óbvia".

Mariana Mortágua

"Privatização da TAP é um processo contra os interesses do país"

April 27, 2023

Agora que os contribuintes "sanearam financeiramente a TAP para que ela pudesse começar a dar lucros", a transportadora "merece uma gestão pública que esteja à altura da sua importância para o nosso país", defende Mariana Mortágua.

Avião da TAP

Tripulantes dizem-se "enganados" pela restruturação da TAP

April 27, 2023

No seu depoimento na comissão de inquérito à TAP, o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil criticou a manutenção dos cortes salariais numa altura em que os níveis de operação já são os que estavam previstos para 2025, ano em que deixaria de haver cortes.

"É importante garantir que o Brasil mantém nas Nações Unidas a posição que tem tido"

April 22, 2023

Catarina Martins acusou a "direita radicalizada" de provocar "polémicas sucessivas" em torno da visita de Lula da Silva para tentar esconder os convites que fez a Bolsonaro e Salvini, "um dos maiores apoiantes de Putin", para virem a Portugal.

Mariana Mortágua na Assembleia da República.

Bloco quer explicações de António Costa sobre o "triste caso da TAP”

April 21, 2023

Mariana Mortágua afirmou esta sexta-feira que, “tendo em conta a elevada quantidade de ministros envolvidos neste caso, e as várias versões sobre este parecer, que afinal não existe, seria importante que o primeiro-ministro pudesse esclarecer esta situação e dizer o que pensa sobre ela”.

Ministro das Finanças, Fernando Medina.

Medina desmente existência de parecer sobre demissão da CEO da TAP

April 21, 2023

Um dia após o gabinete da ministra Ana Catarina Mendes emitir uma nota de imprensa na qual defendia que o parecer jurídico não seria entregue por extravasar o objeto da comissão parlamentar de inquérito à TAP, o ministro das Finanças garantiu que o documento não existe.