You are here

Repressão em Angola

Polícia utilizando força contra manifestantes em Angola. Outubro de 2019.

Polícia carrega contra manifestantes em Angola

October 15, 2019

Um grupo de manifestantes foi dispersado violentamente na manhã desta terça-feira pela polícia angolana quando pretendia chegar às imediações da Assembleia Nacional no dia do discurso do Estado da Nação do presidente João Lourenço. Há vários feridos e detidos. O protesto era contra o desemprego.

A onda de repúdio que se instalou internacionalmente em solidariedade aos presos políticos do “Processo 15+Duas” não serviu para dissuadir o regime ditatorial de suas práticas repressivas

A violência institucional em Angola

August 23, 2017

O governo angolano tem coleccionado muitas mortes ao longo do seu reinado de podridão. Artigo de Sedrick de Carvalho, que participará no Debate “Repressão em Angola”, com Jorge Silva, no Fórum Socialismo 2017.

A onda de repúdio que se instalou internacionalmente em solidariedade aos presos políticos do “Processo 15+Duas” não serviu para dissuadir o regime ditatorial de suas práticas repressivas

A violência institucional em Angola

August 15, 2017

O governo angolano tem coleccionado muitas mortes ao longo do seu reinado de podridão. Artigo de Sedrick de Carvalho, que participará no Debate “Repressão em Angola”, com Jorge Silva, no Fórum Socialismo 2017.

Angola: Policia reprime manifestação pela libertação de ativistas detidos

May 22, 2017

Um grupo de jovens do Conselho Nacional dos Ativistas de Angola pedia a libertação dos sete condenados em abril por protestos contra irregularidades no processo eleitoral.

"Liberdade já aos 7 activistas" - Foto da página Central Angola 7311 no facebook

AR chumba voto de condenação pela repressão de ativistas angolanos

May 19, 2017

O Bloco de Esquerda propôs no parlamento um voto de condenação pela repressão de ativistas pela democracia em Angola, em 17 de abril passado. Foi rejeitado pelos votos contra de PS, PCP, PSD e CDS. Votaram a favor o Bloco, 12 deputados do PS, o deputado do PAN e abstiveram-se o PEV e dois deputados do CDS.

Manuel Chivonde Baptista Nito Alves, mais conhecido por "Nito Alves”

Nito Alves: "Ou libertam os jovens que estão presos ou prendem todos os ativistas"

May 3, 2017

Em entrevista à DW África, Nito Alves criticou o regime "ditatorial" de José Eduardo dos Santos e as "fraudes" eleitorais que se preparam para dar vitória ao MPLA.

Repressão em Angola: “A polícia veio para cima de nós com cães e bastões”

February 25, 2017

O Esquerda.net falou com Francisco Mapanda (Dago Nível Intelecto), que relatou a extrema violência de que foram alvo durante o protesto pacífico. O ativista deixou uma certeza: “Enquanto Angola não for verdadeiramente democrática, continuaremos a lutar”.

Luaty Beirão falando à comunicação social, no Parlamento Europeu em Bruxelas - 26 de janeiro de 2017

"A tensão vai aumentar até às eleições", alerta Luaty Beirão

January 27, 2017

O ativista angolano esteve no Parlamento Europeu, numa audição promovida pelas eurodeputadas Ana Gomes e Marisa Matias. Luaty realçou: “Continua a haver um problema gritante em relação aos direitos humanos.”

Angola: ativistas agredidos durante protesto contra o governo

August 20, 2016

Um grupo de ativistas angolanos convocou uma manifestação contra o governo que foi violentamente reprimida pelas forças policiais em Luanda.

“Se tiveres alguma atitude contrária ao regime angolano acabas por sofrer qualquer tipo de represália”

July 31, 2016

A amnistia que o regime angolano concedeu aos 17 ativistas presos há um ano “é perversa”, considera o músico luso-angolano Pedro Coquenão, que atuou esta sexta-feira no Festival Músicas do Mundo, em Sines.

"Sou inocente, quero que isto vá até ao fim", declara Luaty Beirão

Angola: Parlamento aprova amnistia que engloba ativistas 15+2

July 20, 2016

Assembleia Nacional de Angola aprova lei de Amnistia, que poderá abranger oito mil pessoas, incluindo os ativistas do 15+2. Luaty Beirão suspeita que lei foi desenhada à medida do processo dos ativistas e declara: "sou inocente, quero que isto vá até ao fim".

Libertar ativistas angolanos "é o mínimo de justiça que se podia fazer"

June 29, 2016

A eurodeputada bloquista Marisa Matias destacou que a libertação dos ativistas é "muito importante", mas "é só mais um passo" no processo, que "não está acabado". 

Supremo Tribunal ordena libertação de ativistas angolanos

June 29, 2016

 O Supremo Tribunal de Angola deu provimento ao ‘habeas corpus’ apresentado pela defesa. Os 17 ativistas angolanos poderão aguardar em liberdade a decisão dos recursos à condenação por "atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores".

Folha 8 agradece a Bloco de Esquerda

June 27, 2016

O site da Folha 8, de Angola, noticia que “uma intervenção pedindo liberdade para os presos políticos em Angola levantou hoje a quase totalidade delegados presentes no arranque do segundo dia da X Convenção do Bloco de Esquerda (BE), em Lisboa”.

Em Lisboa, a ação decorrerá no Rossio, a partir das 19 horas de segunda-feira, 20 de junho de 2016

Manifestações pela libertação dos 15+2 presos políticos angolanos, um ano depois

June 17, 2016

Na próxima segunda-feira, 20 de junho, faz um ano que foram presos os jovens angolanos do processo 15+2. Assinalando a data estão a ser convocadas várias manifestações em Angola (em Luanda e Lobito) e também em Lisboa, Bruxelas, Pretória e Paris.

Os presos políticos Mbanza Hamza, Luaty Beirão e Hitler Chiconde (dir.)

Angola: Revús acusados de terem causado danos ao Estado

June 5, 2016

Um dia depois de José Eduardo dos Santos ter nomeado a filha para presidente da Sonangol, o sistema judicial angolano foi à cadeia interrogar cinco dos 17 ativistas por ultraje e danos ao património do Estado. Por Maka Angola.

Lídia Jorge, Marisa Matias e Pacheco Pereira juntos pela libertação dos presos políticos angolanos

May 3, 2016

Sessão pública pela libertação dos presos políticos angolanos, esta quinta-feira, pelas 21h30, no Fórum Lisboa. Iniciativa contará com intervenções de Lídia Jorge, Marisa Matias, Pacheco Pereira, Ricardo Sá Fernandes, Pedro Conquenão, Riça JL , entre outros.

Angola: O impressionante caso do preso de 13 anos por uma pen drive

May 1, 2016

Bastos Mateus Elias está detido desde a primeira semana de Março na Comarca de Viana, por suspeita de furto de uma pen-drive. Nasceu a 11 de janeiro de 2003: tem 13 anos. Por Rafael Marques de Morais

Foto de João Relvas/Lusa

Personalidades convocam Sessão Pública pela Libertação dos 17 ativistas Angolanos

April 30, 2016

Mais de 250 personalidades das áreas da política, das artes e da cultura lançam apelo e convocam sessão pública “Em defesa dos direitos políticos e pela libertação dos 17 ativistas angolanos” para o próximo dia 5 de maio, às 21.30h no Fórum Lisboa.

Manifestação realizou-se depois de o Administrador municipal do MPLA ter criado uma propina especial e ter demite a direção da escola

Angola: Polícia alveja três jovens em manifestação no Caluquembe

April 20, 2016

Três jovens foram atingidos a tiro pela polícia em Caluquembe, província da Huíla, na passada segunda-feira, durante uma manifestação pacífica organizada na sequência de decisões sobre o pagamento de propinas e contra a exoneração da direção dos estabelecimentos de ensino do II Ciclo e Técnico Profissionais. Por Maka Angola.

Grupo de personalidades lança movimento de apoio aos ativistas angolanos

April 17, 2016

A constituição de um movimento de apoio aos ativistas angolanos que engloba personalidades das áreas da política, das artes e da cultura vai ser lançado numa sessão, no próximo dia 5, às 21h30, no Forum Lisboa, na Avenida de Roma. A ideia da iniciativa partiu do dirigente do Bloco, João Semedo e da editora, Bárbara Bulhosa.

Parlamento dos Açores condena “atentado a princípios elementares da democracia” em Angola

April 13, 2016

O voto foi proposto pelo Bloco de Esquerda e condena a situação em Angola, na sequência das duras penas de prisão impostas a 17 ativistas. Na tarde desta terça-feira, realiza-se em Lisboa concentração “Juntos pelas vítimas do regime Angolano”, às 18 h, no Largo Jean Monet.

Saúde de Nuno Dala deteriora-se

April 11, 2016

Ativista angolano está há 33 dias em greve de fome e o seu estado de saúde está muito fragilizado. Concentrações convocadas para esta noite em Angola e na quarta feira às 18h em Lisboa, no Largo Jean Monet.

Laurinda Gouveia, presa política em Angola: “não tinha provado de tanta maldade”

April 3, 2016

Conheça Laurinda, 26 anos, acusada de tramar uma rebelião contra o governo angolano por participar de um grupo de estudos de um livro. Esta foi a sua última entrevista como uma mulher livre, Laurinda entrou, com seus amigos rappers, em julgamento no Tribunal Provincial de Luanda, no dia da publicação (16 de novembro de 2015). Por Eliza Capai, Natalia Viana, apublica.org

Jornal de Angola acusa Governo e AR portugueses de “violações grosseiras e inaceitáveis”

April 2, 2016

Apesar de a AR ter rejeitado, devido aos votos de PSD, CDS e PCP, condenar Angola pela punição dos jovens ativistas, o jornal oficioso do regime angolano acusa o Governo e a AR de “violações grosseiras e inaceitáveis”. Entretanto, dois antigos presidentes do CDS-PP afirmam-se “chocados” com o voto do CDS-PP na AR.