O escritor e dramaturgo francês morreu a 15 de abril de 1986. Criou uma mitologia pessoal marcada por escândalos. A sua prosa caracteriza-se pelo uso da linguagem do "bas fond". Empenhou-se na defesa dos trabalhadores imigrantes em França e na causa dos palestinianos. Por António José André.
No dia 8 de abril de 1929 nasceu Jacques Brel, em Bruxelas (Bélgica). Foi um cantor, compositor, ator e diretor de cinema belga francófono. As suas músicas atravessaram o tempo e as fronteiras. Por António José André.
No dia 1 de Abril de 1996, morreu Mário Viegas. Ator, encenador e declamador, foi um exemplo de insubmissão, uma figura, uma voz, um trabalho que deixou saudades. Por António José André.
No dia 17 de março de 1945, nasceu Elis Regina. Foi uma das grandes vozes da MPB, com incursões pelo jazz, rock, bossa nova e samba. Por António José André.
A 11 de fevereiro de 1948 faleceu Serguéi Eisenstein. Foi um dos mais importantes cineastas soviéticos. Relacionado com o movimento de arte de vanguarda russa, participou ativamente na Revolução de 1917. Notabilizou-se pelos seus filmes mudos "A Greve", "O Couraçado Potemkin" e "Outubro". Por António José André.
No dia 2 de janeiro de 1920 nasceu Isaac Asimov. Foi um escritor norte-americano de origem russa. Considerado um dos mais importantes escritores de ficção científica do século XX, cuja linguagem simples abriu as portas das descobertas científicas para um público leigo. Por António José André.
Dez razões pelas quais Lennon continua a ser importante. O beatle "mártir" mantém uma longa sombra sobre o mundo, não só no campo musical, mas também como referência político-social. Por Jordi Bianciotto.
No dia 11 de dezembro de 2012, morreu o compositor e músico indiano Ravi Shankar. Nos anos sessenta, fundou a escola de música Kinnara, em Bombaim, e iniciou digressões internacionais como intérprete de citara. Por António José André.
Condenado a dez anos de prisão por causa de um discurso contra a 1ª Guerra Mundial, Eugene V. Debs fez campanha a partir da prisão nas presidenciais de 1920.
No dia 11 de agosto de 1973, um jamaicano de 16 anos organizou uma festa, no Bronx (Nova Iorque), que mudou para sempre a história da música pop. Naquela noite, nasceu o Hip Hop. Por António José André.
No dia 23 de junho de 1959, morreu Boris Vian. Foi um escritor, ator, jornalista e músico libertário francês. Os seus romances são caraterizados pela criatividade da linguagem. Por António José André.
No dia 9 de junho de 2007, faleceu Ousmane Sembène. Foi um escritor, realizador de cinema e ativista político senegalês. Considerado "pai" do Cinema Africano e uma das figuras proeminentes da literatura do sub-sahariana. Por António José André.
No dia 7 de junho de 1848, nasceu Paul Gauguin. Foi um pintor francês cuja obra não se enquadra em nenhum movimento artístico. Fundou o grupo "Les Nabis". Por António José André.
No dia 28 de abril de 1960, morreu Anton Pannekoek. Foi astrónomo, filósofo e teórico marxista holandês. Defendia que o marxismo não era um dogma, mas um método de pensamento aplicável aos problemas sociais no processo real de transformação social. Por António José André.
Trabalho escravo, fuzilamentos em massa e câmaras de gás. Na altura em que passaram 75 anos sobre o encerramento do campo de concentração de Auschwitz, Barbara Warnock e Toby Simpson escrevem sobre o genocídio dos ciganos a propósito da exposição que organizam na Biblioteca Wiener sobre o Holocausto.
No dia 27 de janeiro de 2010, faleceu Howard Zinn: historiador, dramaturgo e cientista político norte-americano. Zinn foi uma figura proeminente nos movimentos pacifista e anti-guerra, bem como na defesa dos direitos e liberdades civis. A sua vida pessoal ficou inevitavelmente ligada à sua obra. Por António José André.
No dia 15 de janeiro de 1941, nasceu Don Van Vliet ou Captain Beefheart. Foi um músico e pintor norte-americano. Durante a sua vida, manteve uma sequência prolífica de esboços e pinturas. Por António José André.
No dia 13 de julho de 1954, morreu Frida Kahlo, grande pintora mexicana e uma das maiores pintoras do século XX. Comunista e revolucionária, ela foi criadora da sua própria personagem e tema da sua obra. Por António José André.
No dia 1 de julho de 1925, morreu Éric Satie. Foi um compositor, escritor e pianista francês. Ireeverente e excêntrico, foi precursor da música ambiente, do teatro do absurdo e do minimalismo. Por António José André.
No dia 28 de maio de 1919, decorreu a estreia do filme alemão "Diferente dos Outros" ("Anders als die Andern"). Escrito por Richard Oswald e Magnus Hirschfeld, foi uma bandeira que serviu para alavancar a luta pelos direitos sexuais. Por António José André.
No dia 19 de junho de 2010, morreu Carlos Monsiváis. Foi um escritor, jornalista e ativista político mexicano, conhecido pela sua visão sarcástica e linguagem cáustica. Por António José André.
No dia 11 de junho de 2009, morreu Ricardo Rangel. Foi um fotojornalista e fotógrafo moçambicano. Enquanto fotografava a cidade dos colonos, Rangel revelava a desumanidade e a crueldade do colonialismo. Por António José André.
No dia 31 de maio de 1819, nasceu Walt Whitman. Foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano. Na sua obra, Whitman defendeu a abolição da escravatura, os direitos da mulher, o amor livre e o desenvolvimento tecnológico. Por António José André.
No início da década de sessenta, um dos grandes feitos da NASA foi levar um norte-americano ao espaço. John Glenn ficou famoso pelo facto, mas os cérebros por trás dessa operação foram 3 mulheres cientistas afro-americanas. Por António José André.
No dia 9 de maio de 1997, faleceu Marco Ferreri. Foi um realizador de cinema e ator italiano. O seu trabalho foi pautado pelo humor negro e pela crítica aos mitos sociais contemporâneos. Por António José André.