You are here

Incêndios florestais

Incêndio em Alexandrópolis, norte da Grécia. Foto de ACHILEAS CHIRAS/EPA/Lusa.

Grécia: extrema-direita usa incêndios para mobilizar ódio anti-migrantes

August 26, 2023

O partido “Solução Grega” alimenta notícias falsas sobre os migrantes serem a causa dos incêndios e encoraja a criação de milícias para os “caçar”.

Fogo em Fyli. Foto de KOSTAS TSIRONIS/EPA/Lusa.

Vaga de calor na Europa: incêndios na Grécia matam 20 pessoas

August 22, 2023

Na Grécia há incêndios descontrolados e várias localidades tiveram de ser evacuadas. Em três dias arderam 40.000 hectares. Em Itália também 700 pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas na segunda-feira na ilha de Elba. E o incêndio de Tenerife ainda lavra, tendo sido deslocadas 12.000 pessoas.

Avião de combate a incêndios. Imagem do El Salto.

Mega-fogos nas Canárias e no Canadá

August 18, 2023

Em Tenerife vive-se  um dos incêndios mais complicados “dos últimos 40 anos”. No Canadá, a capital dos Territórios do Nordeste, Yellowknife, está ameaçada e tem ordem de evacuação. Dezenas de milhares de pessoas estão a ser obrigadas a abandonar as suas casas.

Vista aérea do incêndio que atingiu Maui.

Hawai: pior desastre natural que o país já enfrentou mata pelo menos 93 pessoas

August 13, 2023

O incêndio que consumiu a cidade histórica de Lahaina, na ilha havaiana de Maui, é o mais mortal dos EUA no último século. Autoridades alertam que este desastre natural deixou uma sequela "altamente tóxica", bem como um abastecimento de água potencialmente contaminado.

Imigrantes indianos retiram comida de um carro para distribuir.

Imigrantes mobilizam-se para dar apoio a quem combate incêndio em Odemira

August 10, 2023

No meio da desolação, com mais de 8 mil hectares afetados pelo incêndio, chegam também notícias de solidariedade. Imigrantes indianos distribuíram centenas de refeições e, inclusive, trouxeram gelo da capital para quem se dedica a combater as chamas.

Incêndios em Pedrógão Grande. Foto de Foto de ANDRE KOSTERS/EPA/Lusa.

O país “não se preparou minimamente” para grandes incêndios, diz Bloco/Leiria

June 12, 2023

Os grandes incêndios de Pedrógão Grande foram há seis anos. A distrital do Bloco lembra esse “ano catastrófico” e lamenta as perdas. E acrescenta que os governos do Partido Socialista “nada mudaram neste panorama”, acusando-os de se dedicarem a “criar ilusões e a enganar as populações rurais”.

Nova Iorque coberta de fumo. Foto de JUSTIN LANE/EPA/Lusa.

Incêndios florestais continuam no Canadá, fumo chega a cidades dos EUA

June 9, 2023

A época de incêndios no Canadá começou mais forte do que nunca e há mais de 400 fogos ativos. Ardeu 15 vezes mais do que a média da última década e o fumo chega a várias cidades dos EUA. Por isso, Nova Iorque está com níveis de qualidade do ar piores do que Deli.

Vítimas de Pedrógão querem ver fundos aplicados na prevenção de incêndios

June 17, 2020

A Associação de Vítimas de Pedrógão Grande defende que os 800 mil euros do Fundo Revita - que ainda não chegaram - sejam utilizados na proteção das aldeias e habitações da região contra futuros incêndios. 

Vista aérea do fogo em Gran Canaria a 19 de agosto de 2019. Foto: BRIF AT Brif/EPA/Lusa.

Fogo "incontrolável" em Gran Canaria obriga a evacuar nove mil pessoas

August 19, 2019

Incêndio deflagrou no sábado na zona montanhosa no interior da ilha, e apesar de grande aparato para combater as chamas foi considerado "incontrolável". Nove mil pessoas já foram evacuadas. Alterações climáticas e transformações sociais e económicas agravam a violência do fogo.

Floresta ardida. Foto de Paulete Matos.

Pinhal de Leiria com muito por recuperar dois anos depois

July 3, 2019

A recuperação do Pinhal de Leiria, consumido quase totalmente por um incêndio há dois anos, marca passo e gera divergências. Em comissão parlamentar, o agrónomo Ricardo Vicente e a autarca da Marinha Grande Cidália Ferreira concordaram numa coisa: muito está por fazer.

Floresta ardida. Foto de Paulete Matos.

Pinhal de Leiria de novo ao abandono motiva demissão em Observatório

June 20, 2019

Dois anos após o incêndio que devastou 90% do Pinhal de Leiria, o Observatório que acompanharia a sua recuperação não reúne há meio ano. O engenheiro agrónomo Ricardo Vicente demitiu-se, denunciando a falta de apoio do governo e o abandono da mata.

Incêndios: Relatório volta a apontar falhas na prevenção e negligência da EDP

March 21, 2018

A desvalorização dos alertas meteorológicos e a desmobilização dos meios do dispositivo de combate contribuíram para que as populações ficassem "entregues a si próprias". Tal como em Pedrógão, a negligência da EDP pode ter estado na origem do maior incêndio de outubro.

Incêndios: Agricultores lesados exigem reabertura das candidaturas

January 6, 2018

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões afirma que mais de metade dos pedidos de apoio ficaram sem resposta.

Fotografia disponibilizada pela NASA, publicada no site da ZERO, mostra incêndios ativos em Portugal, no dia 11 de agosto de 2017.

Incêndios: 2018 será decisivo para começar a evitar tragédias

December 30, 2017

A associação ambientalista Zero deixa o alerta: o próximo ano será decisivo para conseguir evitar o pior que este ano afetou o país: os incêndios. Os danos foram ambientais, com a destruição de florestas e solos, mas a tragédia provocou ainda mais de cem mortes.

Incêndios: Agricultura familiar com dificuldades no acesso a mecanismos de apoio

November 1, 2017

Os deputados José Manuel Pureza e Carlos Matias visitaram os três concelhos do distrito de Coimbra mais severamente afetados pelos incêndios: Oliveira do Hospital, Lousã e Penacova.

Incêndios: “O país não quer e não aguenta mais décadas de abandono e de devastação”

October 27, 2017

Segundo Pedro Soares, “só uma floresta ordenada, saudável, diversa e multifuncional é que pode ter racionalidade e sustentabilidade económica”. “Ao fim de centenas de milhares de hectares ardidos esta é cada vez mais uma evidência”, frisou. Bloco apresenta novas propostas para a reforma florestal.

Incêndios: Ambientalistas reagem às medidas do governo

October 22, 2017

As associações Zero, Quercus, LPN e Geota destacaram algumas medidas positivas, mas não escondem críticas a outros aspetos do pacote aprovado no Conselho de Ministros.

"Há apoios sociais que têm de ser dados e que têm de estar no terreno”, declarou Catarina Martins em Castelo de Paiva - Foto de Paulete Matos

Incêndios: “Apoios têm que chegar o mais depressa possível às populações”

October 20, 2017

Catarina Martins alertou em Castelo de Paiva que as ajudas não podem ficar à espera do orçamento para 2018 e que “é preciso ter a coragem de afrontar interesses instalados e de ter um modelo de defesa da floresta e de combate aos fogos que funcione”.

Incêndios florestais, uma fraude de carbono e uma Ofélia ameaça

October 16, 2017

As alterações climáticas estão a materializar-se e a exceder em muitos casos a prudência dos modelos científicos.

Incêndio em Vieira de Leiria este domingo. Foto de Hélio Medeiros.

Aumenta o número de vítimas mortais nos incêndios

October 16, 2017

Pelo menos 37 pessoas morreram e sete pessoas estão desaparecidas devido às centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos. Linha telefónica de emergência: 800 246 246.

Bombeiros durante o combate às chamas do incêndio da Lousã, em Vila Chã, Vila Nova de Poiares, 15 de outubro de 2017. PAULO NOVAIS/LUSA

Este domingo foi o pior dia do ano em incêndios

October 15, 2017

Com mais de 440 fogos desde a meia-noite de sábado, este 15 de outubro é oficialmente o pior dia do ano em matéria de incêndios, diz a Proteção Civil. 

Incêndio de Pedrógão Grande em junho. Foto Paulo Cunha/Lusa

Relatório aponta falhas na prevenção e combate aos incêndios florestais

October 12, 2017

Leia aqui o relatório da comissão independente sobre os incêndios de junho que levaram à tragédia de Pedrógão Grande. O deputado bloquista Pedro Soares considera “óbvio” que há responsabilidades que o Estado deve assumir.

Bloco quer apoios efetivos contra incêndios

October 10, 2017

Denunciando a inoperância do Programa de Desenvolvimento Rural, o Bloco apresentou no Parlamento um conjunto de medidas para a prevenção e defesa da floresta contra incêndios, que irão a discussão na próxima sexta-feira.

Segundo a Quercus, “na lista dos 72 municípios que não estão a cumprir a legislação estão alguns que este Verão ficaram bem conhecidos pelas piores razões como Alijó, Fundão, Vila de Rei, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande”. Foto retirada de bombeiros.pt.

Mais de um quarto dos municípios não tem um plano municipal contra incêndios

August 21, 2017

Quercus sublinha que é “muito preocupante” que 26% dos municípios, entre os quais Alijó, Fundão, Vila de Rei, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande, não cumpram as suas obrigações no âmbito da Legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O que tem a ver o neo-liberalismo com os incêndios? Apenas, tem tudo a ver

August 18, 2017

Os interesses económicos nas florestas foram totalmente capturados pelas grandes empresas de celuloses. A legislação de Passos Coelho/Cristas, traduz a submissão a esses interesses, como nunca antes. Por José Sintra.