You are here

Dragagens no Sado

Concentração contra as dragagens no Sado.

Protesto contra dragagens no Sado chegou a São Bento

December 19, 2019

A petição contra as dragagens o Sado foi discutida no parlamento. À porta, os manifestantes entoavam em coro: “Reserva Natural não é para o capital!”

"Diz Não às Dragagens" faixa da manifestação realizada em Setúbal a 13 de outubro de 2018 - Foto de Fernando Pinho

Petição pela suspensão das dragagens no Sado

February 19, 2019

Uma petição “pela supensão do projeto de melhoria das acessibilidades do porto de Setúbal” foi lançada por associações cívicas, ambientalistas e empresários da pesca e do turismo, que alertam para impactes ambientais, sociais, económicos, arqueológicos e de segurança da navegação.

Baía de Setúbal, Foto tirada do Forte de S. Filipe por Diego Delso/wikimedia

Road to Nowhere – As Dragagens do Sado e o Aeroporto do Montijo

February 18, 2019

Estes 2 projectos megalómanos e mal-pensados têm muito mais coisas a uni-los do que a separá-los e são sintomas de uma preocupante tendência global. Ambos põem em risco, sem real necessidade, 2 dos estuários mais importantes da Europa, em termos de biodiversidade! Por Luís Fazendeiro

Manifestação contra as dragagens no Sado, realizada a 13 de outubro de 2018 - Foto de Fernando Pinho

Sado: autoridade decide que deposição de dragados contaminados será em Tróia

January 31, 2019

Associações ambientais e de pescadores criticam a decisão da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que aprovou que os dragados contaminados serão depositados na 'restinga' de Tróia, em zona de pesca.

Ambientalistas querem parar dragagens no Sado

January 20, 2019

As associações ambientalistas Zero e Clube da Arrábida defendem a suspensão das dragagens em Setúbal. Consideram que há “incoerências e impactes” que “não permitem a sua viabilização”.

Manifestação contra dragagens no estuário do Sado, outubro de 2018. Fotografia de Fernando Pinho.

APA: dragagens no porto de Setúbal podem parar caso prejudiquem golfinhos

December 19, 2018

Zero e Quercus alertam para os perigos das dragagens. A Agência Portuguesa do Ambiente afirma que o impacto das dragagens de Setúbal será monitorizado e que a obra poderá parar caso os golfinhos-roazes abandonem o estuário do Sado.

Fotogaleria: Manifestação contra dragagens no estuário do Sado

October 14, 2018
Mais de 500 pessoas protestaram contra a autorização do governo às dragagens que põem em causa a classificação ecológica do Estuário do Sado. Fotogaleria de Fernando Pinho.
Manifestação contra as dragagens no rio Sado, 13 de outubro de 2018 – Foto de Carlos Santos/Lusa

Centenas de pessoas manifestam-se contra dragagens no estuário do Sado

October 13, 2018

Mais de 500 pessoas protestaram contra a autorização do governo às dragagens que põem em causa a classificação ecológica do Estuário do Sado. "Custe o que custar, doa a quem doer, o Sado é para defender" entoaram os manifestantes.

Dragagens no Sado põem em causa golfinhos e riqueza ambiental

October 12, 2018

Governo deu autorização a dragagens que põem em causa a classificação ecológica do Estuário do Sado. Bloco chama Ministra do Mar e Presidente da APA ao Parlamento para esclarecerem se o executivo vai permitir que interesses económicos privados se sobreponham à preservação ambiental e à defesa dos golfinhos.