You are here

Crise política no Brasil

Mônica Benício é ativista pelos direitos humanos e viúva de Marielle Franco

“Os assassinatos acontecem rotineiramente na favela. Marielle foi o ápice da expressão da violência”

September 29, 2018

Joana Mortágua entrevista Mônica Benício, ativista e viúva de Marielle Franco, que está em Lisboa a participar em ações das campanhas internacionais “Justiça por Marielle” e "Ele Não!".

Em defesa da democracia brasileira

May 15, 2018

Na sessão "O Futuro das lutas democráticas: em defesa da democracia brasileira", participaram, entre outros, Guilherme Boulos, Boaventura de Sousa Santos, Pablo Iglesias e Catarina Martins.

Guilherme Boulos: "A condenação e prisão do Lula tem o objetivo de o retirar do processo eleitoral", foto do seu facebook.

Boulos: “Temos de construir uma frente ampla da esquerda pela democracia"

April 16, 2018

Entrevista a Guilherme Boulos sobre a situação política no Brasil e possíveis cenários para as eleições presidenciais de outubro. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Manifestação em Lisboa em defesa da democracia brasileira

April 9, 2018

Mais de duas centenas de pessoas protestaram contra a prisão de Lula da Silva e o ataque à democracia no Brasil. Joana Mortágua frisou que “meteram Lula na cadeia para criminalizar a esquerda e para prender não um homem mas uma ideia”.

Boulos e Manuela D’Ávila apelam a “unidade da esquerda pela defesa da democracia” no Brasil

April 9, 2018

Os pré-candidatos presidenciais do PSOL e do PCdoB sublinham que a prisão de Lula “faz parte de um ataque contra o campo progressista e os direitos sociais”. Guilherme Boulos e Manuela d’Ávila participam esta quinta-feira, dia 12, numa sessão pública em Lisboa, no Capitólio, às 18h.

Manifestação em São Paulo no dia da greve geral, 30 de junho de 2017 – Foto Mídia Ninja

Brasil: greve geral evidencia contradições da crise

July 1, 2017

Mobilização foi nacional mas inferior à primeira greve geral contra Temer. Paradoxos provocam o arrastar da crise. Divisões no judiciário podem apontar para a alternativa “pizza”. Por Luis Leiria, no Rio de Janeiro.

Apenas 7 por cento dos brasileiros aprovam governo de Temer. Foto de José Cruz, Agência Brasil

Brasil: Temer é acusado de corrupção pelo Procurador-Geral

June 27, 2017

É o primeiro presidente a ser denunciado ao Supremo Tribunal Federal durante o mandato. Procurador diz que Temer e ex-deputado “desvirtuaram as funções públicas que exercem” para atender “interesses escusos”. Denúncia tem como base a delação da multinacional JBS. Por Luis Leiria, no Rio de Janeiro.

Além da greve, haverá manifestações em todo o país. Foto de Rovena Rosa, Agência Brasil

Greve geral paralisa Brasil nesta sexta-feira

April 27, 2017

Movimento opõe-se às contrarreformas de Temer e poderá ser o mais amplo da história do país. Objetivo é defender o direito de aposentadoria e princípios básicos da lei laboral. Por Luis Leiria.

Edso Fachin Mandou abrir inquéritos a 98 pessoas. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Corrupção no Brasil: sobrou para (quase) todos

April 13, 2017

Juiz do Supremo Tribunal manda abrir inquérito a oito ministros, 24 senadores, 39 deputados federais. Desta vez, o PSDB não ficou de fora: Aécio Neves e José Serra estão na lista. Por Luis Leiria.

A multidão tomou a avenida Paulista, centro financeiro do país. Foto de Ricardo Stuckert

Brasil faz ensaio de greve geral pelo direito à reforma

March 16, 2017

Manifestações em 19 capitais de estado e no Distrito Federal. Cerca de 800 mil pessoas foram às ruas pelo direito a aposentar-se, posto em causa por nova proposta de emenda constitucional de Temer. Por Luis Leiria.

Parentes de presos aguardam notícias em Manaus.

Brasil: 4ª maior população carcerária do mundo é barril de pólvora

January 13, 2017

Número de presos triplicou desde 2000, em grande parte devido à política de “guerra às drogas”. População prisional excede em 42% o número de vagas. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.  

O Brasil no Fim do Mundo?

December 14, 2016

Como pode um governo tão debilitado como o de Temer desferir ataques tão devastadores? Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro

Temer, Presidente do Brasil

Brasil: 63% querem a renúncia de Temer e eleições

December 12, 2016

Depoimento de executivo da Odebrecht compromete o presidente e os membros do seu círculo político mais próximo. Documento disseca o tráfico de influências reinante no Parlamento. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Geddel Vieira Lima demitiu-se do governo de Temer. Foto Agềncia Brasil

Brasil: Temer de novo na berlinda

November 25, 2016

Demite-se o principal articulador político do governo Temer, Geddel Vieira de Lima, acusado de tráfico de influências por um ex-colega de gabinete. O próprio presidente da República pode estar envolvido no caso. O PSOL vai entrar com um pedido de impeachment de Temer. Por Luis Leiria, de Recife.

Rio Falido, manifestação no Rio de Janeiro - Foto Mídia Ninja

Quem faliu o Rio de Janeiro?

November 14, 2016

Política de renúncia fiscal por parte do governo é a responsável pelo colapso financeiro. Agora, o governador quer forçar os funcionários e reformados a pagar os custos da crise. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Michel Temer

Dilma acusa Temer de ter recebido suborno de um milhão de reais

November 11, 2016

Advogados de Dilma entregaram documentos ao tribunal que dizem provar que Temer foi subornado.

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha preso

October 19, 2016

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha foi detido em Brasília, anuncia Folha de S. Paulo. A sua casa no Rio de Janeiro foi revistada e apreendida.

Ruy Braga: "Estamos diante da possibilidade de reinventar a esquerda no país"

September 27, 2016

Nesta entrevista ao Correio da Cidadania, o sociólogo brasileiro Ruy Braga analisa o atual momento político após a destituição de Dilma Rousseff e as consequências do golpe para o país e para esquerda.

O jovem Procurador Deltan Dallagnol, que se diz "seguidor de Jesus e Marido e Pai Apaixonado" mostrou-se desastrado a fazer 'powerpoints'. Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil

Brasil: Denúncia de Lula não apresenta novas provas

September 15, 2016

Coordenador da Lava Jato acusa o ex-presidente de ser o “comandante máximo” do esquema de corrupção na Petrobrás, mas não apresenta qualquer prova que sustente essa acusação. Powerpoint usado na conferência de imprensa já é motivo de piadas na Internet. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Brasil: Cunha perde mandato de deputado

September 13, 2016

Ex-presidente da Câmara dos Deputados foi abandonado por quase todos os aliados e apenas dois deputados o defenderam. Processo durou 355 dias, durante os quais Cunha teve um papel determinante no impeachment de Dilma Rousseff. Por Luís Leiria, do Rio de Janeiro.

A coluna do Bloco da Esquerda Anticapitalista reuniu sete organizações e foi um dos destaques da mobilização. Foto do MAIS

Brasil: São Paulo tem protesto gigante contra Temer

September 6, 2016

Cem mil tomaram as ruas da capital paulista contra o governo que consideram usurpador e pediram eleições gerais e “nem um direito a menos”. Sete organizações da esquerda socialista desfilaram numa coluna conjunta. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Primeira reunião do governo Temer depois da sua posse. Foto de Campanato - Agência Brasil

Brasil teve três presidentes nesta quarta-feira

September 1, 2016

O dia amanheceu com Dilma Rousseff na Presidência, Temer tomou posse no meio da tarde, e à noite passou o cargo para o presidente do Congresso, Rodrigo Maia, partindo então para a reunião do G-8, na China. Mas o mais inesperado da jornada foi a decisão do Senado de não retirar os direitos políticos à presidente afastada. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

“O golpe é contra o povo e contra a Nação"

August 31, 2016

Após a votação no Senado que confirmou o seu afastamento do cargo de Presidente da República, Dilma Rousseff afirmou ter sido vítima de uma “farsa jurídica” e prometeu recorrer da decisão para o Supremo Tribunal Federal.

Dilma Rousseff foi destituída

August 31, 2016

Terminou hoje processo de destituição de Dilma Rousseff, nove meses depois do seu início. No Senado bastava que 54 senadores votassem favoravelmente para Dilma perder o mandato. No final, 61 senadores votaram favoravelmente e 20 contra. Numa segunda votação, senadores decidiram que Dilma mantém direitos políticos. 

Dilma Rousseff: “Estamos a um passo de um golpe de Estado”

August 29, 2016

Dilma Rousseff fez esta segunda-feira perante o Senado o discurso de defesa no julgamento do processo de destituição tendo afirmado que não cometeu os crimes de que é “injusta e arbitrariamente” acusada.