Comunidade

Professores em protesto – Foto esquerda.net

Haverá falta de professores?

December 30, 2021

Adivinha-se uma Escola Pública com menos professores. Haverá quem lhes note a falta. Tenho para mim que uma Escola Pública de qualidade precisa de mais professores. Competentes, porém indisponíveis para colmatar falhas. Artigo de Luís Miguel Pereira

Paulatinamente, a Escola pública converteu-se num espaço maquinal, falho de espírito crítico, avesso à reflexão – Foto de Paulete Matos

Interrupção lectiva, sem desligar da rede. Significado e serventia

December 12, 2021

Paulatinamente, a Escola pública converteu-se num espaço maquinal, falho de espírito crítico, avesso à reflexão. Incapaz de ensinar a pensar. Importa manter o armazém a funcionar. Resta saber se esta Escola Pública nos serve. Ou, melhor, a quem serve. Texto de Luís Miguel Pereira.

Cantina escolar

Cantinas escolares com “ementas” de gestão para darem lucro

November 16, 2021

Com a única preocupação de contratualizar serviços a baixo custo, mesmo tratando-se da gestão de cantinas escolares, o Estado acaba por abrir portas nos serviços públicos a relações laborais assentes na lógica da exploração de mão de obra barata. Por José Lopes.

António Costa no debate do orçamento 2022, 27 de outubro de 2021 – Foto Tiago Petinga/Lusa

O Crime de Descaminho de António Costa

November 5, 2021

Ano após ano, António Costa geriu o seu poder fazendo cair na gaveta dos dossiês abandonados todas as propostas dos “parceiros” à esquerda, pois que um “Príncipe tem sempre motivos para não cumprir as suas promessas”. Artigo de João Matos

Urna de voto Portugal - foto de António Cotrim/Lusa

Melhor Representatividade, Melhor Democracia

October 31, 2021

Cabe à democracia, cabe-nos a nós, melhorar sempre que possível o sistema eleitoral para garantir que todas as pessoas se sintam representadas da forma mais equilibrada e simples possível. E já existem diversas formas de melhorar o sistema. Artigo de Pedro Celestino

A propósito da crise política: está tudo hipnotizado?

October 29, 2021

Um dos mantras que mais contribui para esse hipnotismo é a ideia de que, havendo eleições antecipadas, a direita ganha. Será mesmo? Há algum dado objetivo que confirme isso? Que tal pararmos todos para pensar um pouco? Por Jorge Martins.

Masculinidade tóxica – imagem de https://lavrapalavra.com/

Discotecas voltam a abrir portas à desigualdade de género

October 22, 2021

No passado dia 1 de outubro, as discotecas voltaram a abrir portas. De norte a sul do país, existem ainda muitos espaços de diversão noturna que continuam a perpetuar a desigualdade de género nas condições de acesso aos mesmos. Artigo de Helena Ribeiro.

Cada vez mais, as AEC são encaradas como simples ocupação de tempos mortos - Foto de Paulete Matos

AEC: Respostas sociais à custa de mais precariedade e mão-de-obra barata

October 20, 2021

Cada vez mais, as AEC são encaradas como simples ocupação de tempos mortos, em que já nem se consideram os seus profissionais como professores, mas apenas como técnicos que tomam conta de crianças. Artigo de José Lopes.

“Vaclav Havel sorrindo”, primeiro presidente da República Checa – Foto de jamretsam324, 2008, licenciado sob CC BY-NC 2.0

República Checa: pequena descrição do país e da sua história

October 18, 2021

A República Checa, que teve em Havel o seu primeiro presidente, defrontou-se com as dificuldades e os problemas sociais decorrentes da transição para o capitalismo. A sua base industrial e localização permitem-lhe superá-las mais facilmente. Artigo de Jorge Martins.

Movimento ANO do milionário populista Andrej Babiš foi derrotado nas eleições legislativas de 2021 na República Checa – Foto de Martin Divisek/Epa/Lusa

Eleições na República Checa: Babiš perdeu, mas a esquerda “desapareceu”

October 16, 2021

Nas recentes eleições legislativas da República Checa, o primeiro-ministro centrista populista, Andrej Babiš, foi derrotado, a coligação de centro-direita triunfou e social-democratas e comunistas ficam, pela primeira vez em democracia, fora do Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

Eleições na Alemanha: Depois de Merkel, o "Semáforo"?

October 7, 2021

As eleições legislativas na Alemanha saldaram-se por um triunfo curto dos social-democratas sobre os democrata-cristãos da chanceler Angela Merkel, que não se recandidatou, uma subida (grande) dos verdes e (pequena) dos liberais, o recuo da extrema-direita, a hecatombe da esquerda e a entrada no Parlamento de um partido regional. Por Jorge Martins.

«Circle Tangle-Creative Destruction Day Six», in Life Imitates Doodles is licensed with CC BY-NC-ND 2.0.

A destruição e o açambarcamento dos bens comuns

October 3, 2021

Desde o limiar do capitalismo, os bens comuns têm sido sistematicamente ameaçados pela classe capitalista na sua lógica de mercantilização e de apropriação privada. Artigo de Eric Toussaint.

Mulher voto nas eleições legislativas russas. Foto de MAXIM SHIPENKOV/EPA/Lusa.

Partido de Putin recua mas continua esmagador, eleições contestadas pela oposição

September 21, 2021

Com a maioria da comunicação social controlada ou “domesticada” pelo Kremlin e uma cada vez maior censura sobre a Internet, o partido do presidente russo perdeu votos mas teve uma vitória fácil. Em segundo lugar, ficou o Partido Comunista da Federação Russa que obteve importantes avanços. Por Jorge Martins.

Parlamento norueguês. Oslo. Foto de Dmitry Valberg/Flickr.

Eleições na Noruega: a esquerda ganhou. E agora?

September 18, 2021

Depois de oito anos de governos da direita, a esquerda venceu as eleições. Mas fica por saber se a viragem se vai traduzir tanto na formação de um novo executivo como na sua prática. Por Jorge Martins.

A União Nacional dos Independentes (RNI) ganhou as eleições em Marrocos, Aziz Akhannouch é o líder do partido e um dos homens mais ricos do país - Jalal Morchidi/Epa/Lusa

Eleições em Marrocos: grande derrota dos islamitas moderados

September 10, 2021

As eleições legislativas realizadas em Marrocos, esta quarta-feira, saldaram-se por uma fragorosa derrota do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD), islamita moderado, do primeiro-ministro Saadeddine Othmani. Por Jorge Martins.

Jovens entre os 12 e os 15 anos começaram a ser vacinados, Centro de Vacinação de Alcabideche, Cascais, 21 de agosto de 2021 – Foto de Tiago Petinga/Lusa

Alunos deram lições de vacinação cívica ao negacionismo

August 26, 2021

A adesão das crianças, jovens adolescentes e seus encarregados de educação aos planos de vacinação dirigidos às diferentes fases etárias da população escolar foi uma resposta cívica, esclarecida e responsável. Artigo de José Carlos Lopes.

Pedro Pichardo ganhou a medalha de ouro do Triplo Salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Portugal teve a melhor participação de sempre, com quatro medalhas – Foto de Diego Azubel/Epa/Lusa

Uma leitura política dos resultados olímpicos: a evolução da participação portuguesa (3)

August 25, 2021

Neste terceiro e último artigo, faremos a interpretação da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos à luz da evolução política nacional e internacional das primeiras duas décadas deste século. Por Jorge Martins.

Rosa Mota, campeã olímpica. Foto: Wikimedia Commons.

Uma leitura política dos resultados olímpicos: a evolução da participação portuguesa (2)

August 19, 2021

Após a Revolução, as profundas transformações sociais verificadas traduziram-se numa maior democratização da prática desportiva. Contudo, o atraso era muito e, por isso, a evolução foi gradual, até porque alguns atavismos herdados do antigamente não eram fáceis de ultrapassar.

Refletir sobre o RSI

August 16, 2021

Se não queremos repetir os erros do passado, devemos construir um caminho que defenda a dignidade e que combata a acumulação de riqueza, mitigando as desigualdades sociais. Por Miguel Correia.

Francisco Lázaro era uma esperança para a medalha na maratona em 1912. Morreu por insolação aos 30km. Autor desconhecido. Imagem em Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4403907

Uma leitura política dos resultados olímpicos: evolução da participação portuguesa (1)

August 14, 2021

No país do salazarismo, isolado e sem investimento no desporto os resultados olímpicos são pobres. As mulheres eram sub-representadas, espelho da situação de inferioridade e discriminação com que se defrontavam as mulheres portuguesas. Por Jorge Martins.

“São muitas as histórias de vida que marcaram a infância destas crianças e jovens sírias” - Foto Obvius (arquivo)

Fraternidade e solidariedade com refugiados e imigrantes em meio escolar

July 24, 2021

Este apontamento resulta de vivências concretas em meio escolar, em que alunas sírias vêm dando extraordinária alegria a uma comunidade escolar (Ovar). Artigo de José Lopes

Educação Inclusiva - imagem do Agrupamento de Escolas de Mafra

Regime de Educação Inclusiva, três anos depois

July 17, 2021

As mesmas ideias com novas roupagens, para que tudo fique na mesma. A efetiva melhoria das práticas e da organização escolar deixa muito a desejar. Artigo de Jorge Humberto Nogueira.

Faixa da CGTP na fábrica Hutchinson, Campo Maior, Portalegre, 14 maio 2021 – Foto CGTP

Portalegre: pelo fim da discriminação dos trabalhadores

July 5, 2021

O distrito de Portalegre e a sua “capital” não vão só perdendo serviços e pessoas, vão envelhecendo e as ruínas de antigas fábricas e de edifícios públicos estão bem visíveis. A situação de pandemia veio agravar os problemas existentes. Artigo de Higino Maroto.

Eleições regionais em França, primeira volta, 20 de junho de 2021 – Foto de Christophe Petit Tesson/Epa/Lusa

Eleições regionais francesas: 2ª volta confirmará recuo da extrema-direita?

June 26, 2021

A 1ª volta destas eleições traduziu-se num recuo do partido da extrema-direita União Nacional (RN), de Marine Le Pen. As listas macronistas também tiveram resultados fracos, tendo sido, mesmo, eliminadas em três regiões. A segunda volta tem lugar este domingo. Artigo de Jorge Martins

Manifestação contra a legislação homofóbica do Governo de extrema direita de Viktor Orban, Budapeste, 14 de junho de 2021 – Foto de Szilard Koszticsak/Epa/Lusa

Um voto de congratulação ao opressor?

June 25, 2021

Em matéria de direitos humanos, nenhuma neutralidade é aceitável ou razoável. Mas há quem se queira congratular com a perseguição e discriminação aprovadas pelo governo húngaro. Por Luís Lisboa