You are here

Comunidade

Estação ferroviária de Ovar – foto de Mário José Martins, 2012 flickr, https://commons.wikimedia.org

Requalificação do troço ferroviário Ovar–Gaia continua com sucessivos atrasos

September 19, 2022

Os programas governamentais para a requalificação mantêm sucessivos atrasos em Ovar e Esmoriz. Ovar acabou por ficar para trás. A duplicação da via para o eixo Ovar – Espinho, também foi abandonada. Por José Carlos Lopes.

Lula 2022 – Foto de Ricardo Stuckert, revista Fórum

Brasil 2022: o que é e o que poderia ser

September 8, 2022

Chegamos à eleição de 2022 e somos confrontados com o inesperado, Lula candidata-se à presidência com Geraldo Alckmin a vice-presidente. A estratégia é alargar a aliança e chamá-la de “frente ampla”, mas quais são os riscos que isto traz? Artigo de André Xavier

Democracia (Governo do povo para o povo)

September 6, 2022

Neste texto escrito em versos, Vítor Ruivo fala sobre a verdadeira Democracia do povo para o povo”.

Direito de resposta: "Marco Galinha, um Homem que luta por Jornalismo de qualidade"

August 26, 2022

Direito de resposta enviado por Marco Galinha, respeitante ao artigo de opinião "As estrelas também se apagam", assinado por Rui Moreira.

Direito de resposta: "Marco Galinha, um Homem que questiona os poderes instalados"

August 26, 2022

Direito de resposta enviado por Marco Galinha, respeitante ao artigo de opinião "Quando alguns barões puxam da moca", assinado por Francisco Louçã.

Uma guerra onde a máquina decide quem matar! (Guerras de LAWs)

August 1, 2022

Depois de uma longa semana de negociações, com a recusa de alguns Estados, todos os
detalhes sobre elementos e possíveis medidas para um acordo sobre armas autónomas
foram removidos do último relatório do Grupo de Peritos Governamentais. Por Filipe da Silva Costa.

País precário - Foto de Paulete Matos

A precariedade de quem trabalha nos centros de estudos

July 1, 2022

O final do mês de junho representa a altura do ano em que somos dispensados, em que somos obrigados a tirar umas “férias” prolongadas de quase três meses. Somos despedidos e readmitidos em setembro. Por Joana Fonte.

“Todas as lutas pelos direitos humanos (LGBT e Antirracista), evidenciam apenas, como escreveu David Harvey, ‘uma certa capacidade de adaptação do capitalismo a essas dimensões da mudança social’” - Foto Terry Reinke, dezanove.pt

O triunfo da ilusão

June 5, 2022

Nos dias que correm, a urgência das lutas que temos de enfrentar necessitam, acima de tudo, de ser agregadoras de novas maiorias sociais. Para isso, impera efetuar uma análise muito mais abrangente das conquistas até aqui conseguidas. Artigo de António Soares.

Direito de resposta: "Marco Galinha não tem qualquer ligação à oligarquia russa"

May 25, 2022

Por efeito de deliberação do Conselho Regulador da ERC, publicamos o direito de resposta enviado por Marco Galinha.

Direito de resposta: "História de um oligarca russo e do seu sócio português"

May 20, 2022

Por efeito de deliberação do Conselho Regulador da ERC, republicamos o direito de resposta enviado por Markos Leivikov.

"Trabalho não pago sustenta o capital", manifestação do 1º de Maio de 2022, Lisboa - Foto de Ana Mendes

Pessimismo da razão, otimismo da vontade

May 19, 2022

A “dialética espetacular do trabalho” – que é, ao mesmo tempo, fator de alienação e de sociabilidade – é, no século XXI, tal como nos séculos anteriores, a chave com a qual iremos abrir as portas de um novo mundo. Por Tomás Nery.

Reformados e pensionistas em protesto pelo aumento das pensões

May 12, 2022

O dia de ação de luta nacional realizou-se na terça-feira em várias cidades para reivindicar o aumento geral de pensões e de salários face ao crescimento galopante da inflação que se está a verificar. Por Vítor Ruivo, em Faro.

Foto de Teresa Aguiar

Nem mais um cravo na Casa da Música

May 4, 2022

Abril já não existe na Casa da Música. No 1.º de Maio, tal como no comércio de retalho, o Dia do Trabalhador não conta. A “Casa de Todas as Músicas” é também uma miragem e o serviço público esvaiu-se. Artigo de Fernando Pires de Lima, dirigente do CENA-STE e delegado sindical na Casa da Música.

Pergaminho Negro: fragmentos da solução final portuguesa

May 2, 2022

O genocídio dos Mucubais é um episódio muito pouco conhecido, apesar de profundamente revelador, da história das invasões portuguesas. Por Rafael Coca de Campos.

Foto do site da Universidade de Coimbra

Um reitor da Universidade de Coimbra entra num bar, mas era uma entrevista

April 21, 2022

Enquanto estudante da Universidade de Coimbra, preocupa-me que exista um reitor com um discurso tão despreocupado e sarcástico em relação às preocupações dos estudantes. Um reitor com projetos contrários aos de uma instituição pública solidária e feminista. Artigo de Ernesto Oliveira.

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Foto de João Carvalho, licença CC BY-SA 3.0, wikipedia.pt

Antiguidade e lei da selva

April 7, 2022

A universidade está a ser descoberta, finalmente. Ela ora é um convento, em que o espírito ortodoxo é o único que subsiste - vestígio da antiga “universidade dos sábios” - ora é a universidade-empresa, fomentada pelo neoliberalismo de pacotilha. Artigo de João Freitas Mendes.

Protesto de precários na Casa da Música, julho de 2020. Foto do Facebook de José Soeiro

A legalização da praça de jorna

February 15, 2022

O incumprimento generalizado das leis do trabalho por parte das instituições culturais portuguesas está agora oficializado na jurisprudência. O que torna a luta mais difícil, mas nunca menos aliciante! Artigo de Fernando Pires de Lima, dirigente do CENA-STE e delegado sindical na Casa da Música.

Hospital de Cascais – Foto de Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS)

A saúde de Cascais: um exemplo? Ou talvez não!

February 9, 2022

Cascais é o único concelho no país a ser servido por uma unidade hospitalar com a gestão de PPP, cujas virtudes ainda estão por descobrir, mas cujos problemas e ineficiências são já sobejamente conhecidos. Artigo de Luís Mós e Luís de Castro e Salgado.

Professores em protesto – Foto esquerda.net

Haverá falta de professores?

December 30, 2021

Adivinha-se uma Escola Pública com menos professores. Haverá quem lhes note a falta. Tenho para mim que uma Escola Pública de qualidade precisa de mais professores. Competentes, porém indisponíveis para colmatar falhas. Artigo de Luís Miguel Pereira

Paulatinamente, a Escola pública converteu-se num espaço maquinal, falho de espírito crítico, avesso à reflexão – Foto de Paulete Matos

Interrupção lectiva, sem desligar da rede. Significado e serventia

December 12, 2021

Paulatinamente, a Escola pública converteu-se num espaço maquinal, falho de espírito crítico, avesso à reflexão. Incapaz de ensinar a pensar. Importa manter o armazém a funcionar. Resta saber se esta Escola Pública nos serve. Ou, melhor, a quem serve. Texto de Luís Miguel Pereira.

Cantina escolar

Cantinas escolares com “ementas” de gestão para darem lucro

November 16, 2021

Com a única preocupação de contratualizar serviços a baixo custo, mesmo tratando-se da gestão de cantinas escolares, o Estado acaba por abrir portas nos serviços públicos a relações laborais assentes na lógica da exploração de mão de obra barata. Por José Lopes.

António Costa no debate do orçamento 2022, 27 de outubro de 2021 – Foto Tiago Petinga/Lusa

O Crime de Descaminho de António Costa

November 5, 2021

Ano após ano, António Costa geriu o seu poder fazendo cair na gaveta dos dossiês abandonados todas as propostas dos “parceiros” à esquerda, pois que um “Príncipe tem sempre motivos para não cumprir as suas promessas”. Artigo de João Matos

Urna de voto Portugal - foto de António Cotrim/Lusa

Melhor Representatividade, Melhor Democracia

October 31, 2021

Cabe à democracia, cabe-nos a nós, melhorar sempre que possível o sistema eleitoral para garantir que todas as pessoas se sintam representadas da forma mais equilibrada e simples possível. E já existem diversas formas de melhorar o sistema. Artigo de Pedro Celestino

A propósito da crise política: está tudo hipnotizado?

October 29, 2021

Um dos mantras que mais contribui para esse hipnotismo é a ideia de que, havendo eleições antecipadas, a direita ganha. Será mesmo? Há algum dado objetivo que confirme isso? Que tal pararmos todos para pensar um pouco? Por Jorge Martins.

Masculinidade tóxica – imagem de https://lavrapalavra.com/

Discotecas voltam a abrir portas à desigualdade de género

October 22, 2021

No passado dia 1 de outubro, as discotecas voltaram a abrir portas. De norte a sul do país, existem ainda muitos espaços de diversão noturna que continuam a perpetuar a desigualdade de género nas condições de acesso aos mesmos. Artigo de Helena Ribeiro.