You are here

Brasil – Eleições 2018

Bolsonaro vai extinguir o Ministério do Trabalho

Bolsonaro vai extinguir Ministério do Trabalho

November 8, 2018

O novo Presidente da República do Brasil anunciou nesta quarta-feira a extinção do Ministério do Trabalho, que foi criado em 1930, há 88 anos.

Um clip de propaganda termina com a evidente entronização do anjo salvador – dois anjos, na verdade, Moro e o capitão

Nas eleições brasileiras, as massas se revoltam. E elegem seus algozes

November 2, 2018

O candidato a ditador teve votação estrondosa em bairros populares das grandes metrópoles. Estranho? Sim. Mas vivemos tempos estranhos e é preciso que a esquerda os entenda se quiser ter um futuro. Artigo de Reginaldo Moraes para esquerda.net.

Presidenciais no Brasil (2º turno): a democracia no "bolso" da extrema direita

Presidenciais no Brasil (2º turno): a democracia no "bolso" da extrema direita

November 1, 2018

O 2º turno das eleições presidenciais do Brasil confirmou o que todas as pesquisas de opinião vaticinavam e se temia: o candidato da extrema-direita foi eleito na mais dramática eleição presidencial desde o regresso à democracia. Análise de Jorge Martins.

Guião para a direita seguir o exemplo de Bolsonaro

October 31, 2018

Creio que se devia por os olhos na Maria Vieira para dirigir a direita. É preciso uma figura emergente, devota, impiedosa com os infiéis, amiga de armas, de créditos firmados na luta contra o socialismo pagão.

O melhor amigo de Trump

October 30, 2018

O novo Presidente do Brasil quer ser o melhor amigo de Trump. Este é todo um programa político nos tempos que correm, é o programa político da extrema-direita que quer criminalizar a pessoa pobre e a pessoa diferente.

Jair Bolsonaro

Perguntas e respostas sobre Jair Bolsonaro

October 22, 2018

Afinal, de onde veio este homem que está à beira de ser eleito presidente da República do Brasil? Em que circunstâncias abandonou o Exército este militar de carreira? Qual a coerência do político que hoje acusa a Venezuela depois de ter dito que Hugo Chávez era uma pessoa ímpar? Que propõe para o país o candidato que admite não entender nada de economia? O Esquerda.net esclarece. Por Luis Leiria.

“No novo Brasil do Bolsonaro, o império mediático do bilionário Edir Macedo é usado para investigar e tentar intimidar jornalistas – inclusive The Intercept”

Brasil: jornalistas e The Intercept são atacados pela TV Record

October 22, 2018

“No novo Brasil do Bolsonaro, o império midiático do bilionário Edir Macedo é usado para investigar e tentar intimidar jornalistas – inclusive The Intercept”, denuncia o jornalista Glenn Greenwald.

O Brasil é aqui

October 22, 2018

O que se passa no Brasil é um retrocesso gigante e não apenas para quem vive no Brasil.

Imagem de Harry Sternberg, Fascismo (1943)

Brasil: A esquerda triste e a esperança em combate

October 18, 2018

Diante de Bolsonaro, que avança prometendo nada mudar de essencial, a pior estratégia é a defesa. Precisamos de uma esquerda capaz de afirmar que a vida pode mais. Por Alex Moraes.

Personalidades portuguesas solidárias com democracia e democratas do Brasil

Personalidades portuguesas solidárias com democracia e democratas do Brasil

October 17, 2018

Mais de setenta personalidades portuguesas, de áreas da cultura, política, academia e movimentos sociais, subscreveram um manifesto em solidariedade com a democracia e democratas no Brasil.

Por que é possível e até provável a vitória de Haddad sobre Bolsonaro neste segundo turno?

October 16, 2018

Quem definir a agenda neste segundo turno, inserindo-a numa narrativa coerente, provavelmente será vitorioso. O grande desafio da campanha de Haddad/Manuela é construir esta agenda, potencialmente maioritária, e apresentar-se como quem, representando a herança e o sonho de Lula, é capaz de vencer o grande inimigo dos direitos do povo brasileiro, que é Bolsonaro. Por Juarez Guimarães, Carta Maior. 

A Democracia precisa de um enorme #elenão

October 14, 2018

O candidato fascista à presidência do Brasil passou à segunda volta com 46,3%. Bolsonaro defende a tortura e os assassinatos cometidos pela ditadura brasileira, justifica a violação de mulheres e propõe a esterilização dos pobres. É racista e xenófobo.

Identificar fascistas

October 13, 2018

Tinha os inimigos identificados ao escrever a frase-panfleto na guitarra. "Esta máquina mata fascistas", o seu instrumento passava a balear a seis cordas em 1941.

No alto, à esquerda: Felipe Francischini, do PSL, eleito deputado federal pelo Paraná. Abaixo dele, também deputado federal pelo Paraná, Sargento Fahur, do PSD. No centro, o candidato à presidência, Jair Bolsonaro. No alto, à direita, o deputado federal pelo Mato Grosso do Sul, Tio Trutis e, logo abaixo, o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Márcio Labre, ambos do PSL

Brasil: Conheça a bancada de Bolsonaro na Câmara

October 12, 2018

Prisão perpétua, caça aos comunistas e aos movimentos sociais: conheça a bancada de Bolsonaro na Câmara. Artigo de Breno Costa, publicado em The Intercept.

Nunca cutucar a onça, ou a virtude do medo

October 12, 2018

A chave desta eleição, e ainda mais no Brasil, é trazer a alegria para a rua. Como é preciso abrir uma página nova, mais vale então enfrentar a onça, romper com o passado e buscar essa confiança.

Bolsonaro teve 49.276.990 votos (46,03% dos válidos); o segundo lugar, Fernando Haddad, obteve 31.342.005 (29,28% dos válidos). É muito difícil reverter este resultado, mas não é impossível

Perguntas e respostas sobre os resultados das eleições do Brasil

October 11, 2018

Um levantamento detalhado dos resultados das eleições que responde a questões como: quais foram os partidos mais derrotados? A votação tão alta em Bolsonaro tem a ver com um problema na educação do Brasil? Que aconteceu ao PSOL? Por Luis Leiria.

Os Ultras

October 10, 2018

Bolsonaro, o “Trump Tropical”, protagoniza apenas o mais recente episódio desta série de terror.

Brasil polarizado perante um dilema político

October 10, 2018

Como explicar este resultado dramático para o povo brasileiro? Eis a questão mais intrigante, nomeadamente no campo da esquerda. Artigo de Manuel Carlos Silva.

Bolsonaro e Haddad vão disputar segunda volta no Brasil

October 8, 2018

O candidato da extrema-direita à presidência parte para a eleição de 28 de outubro com quase 20 pontos de vantagem em relação ao candidato do PT, apontam os resultados com 98% das urnas contadas. Candidatos pró-Bolsonaro obtêm vitórias importantes na corrida aos governos estaduais e Senado.

De acordo com todas as sondagens, a sociedade brasileira encontra-se extremamente polarizada e esta reflete-se nas intenções de voto

Eleições no Brasil (3): uma polarização extrema

October 7, 2018

Neste artigo, faço uma antevisão das eleições gerais de amanhã, com destaque para o 1º turno da eleição presidencial, a mais dramática da 6ª República. Por Jorge Martins.

Brasil à beira do abismo

Brasil à beira do abismo

October 7, 2018

Com o impulso registado pelas últimas sondagens, existe o risco de o candidato da direita mais extremista, que defende o ideário fascista, vencer já na primeira volta. Mas como foi possível chegar a isto? Por Luís Leiria.

Tatiana Salem Levy é uma escritora brasileira residente em Portugal.

A vez das mulheres brasileiras

October 6, 2018

As hashtags #elenão #elenunca e #mulherescontra bolsonaro são o que tem unido as divergências em torno de um projeto comum. Um projeto que diz: não queremos voltar atrás, não queremos um país retrógrado, não queremos uma ditadura, não queremos um presidente carregado de ódio, que menospreza as mulheres. Por Tatiana Salem Levy. Originalmente publicado no Diário de Notícias.

Eleições no Brasil (2): Uma história política conturbada

October 6, 2018

Do período colonial à 6ª República, a segunda parte deste artigo descreve a evolução política do Brasil, marcada por uma estrutura social que se manteve quase intacta ao longo dos últimos 200 anos.

Eleições no Brasil (1): O sistema político brasileiro

October 4, 2018

Para muitos portugueses, o Brasil é ainda um ilustre desconhecido. Neste primeiro artigo, apresento o sistema político-institucional do país, vertido na Constituição de 1988.

Mônica Benício é ativista pelos direitos humanos e viúva de Marielle Franco

“Os assassinatos acontecem rotineiramente na favela. Marielle foi o ápice da expressão da violência”

September 29, 2018

Joana Mortágua entrevista Mônica Benício, ativista e viúva de Marielle Franco, que está em Lisboa a participar em ações das campanhas internacionais “Justiça por Marielle” e "Ele Não!".