You are here

Catalunha

Liberdade para os Jordis

Amnistia Internacional exige libertação imediata dos dois líderes sociais catalães

November 19, 2019

A organização de defesa dos direitos humanos afirma que a condenação de Jordi Sànchez e Jordi Cuixart pelo crime de sedição viola o seu direito à liberdade de expressão e reunião pacífica e abre um precedente perigoso para outros protestos pacíficos.

“Tsunami” catalão prossegue bloqueio junto à fronteira francesa

November 12, 2019

Depois de cortarem a autoestrada durante 24 horas, os manifestantes não desistem do protesto. Conselheiro do Tribunal Europeu de Justiça diz que o eurodeputado e líder da ERC na prisão tinha razão ao pedir imunidade.

Corte de autoestrada junto à fronteira francesa.

Protesto catalão corta fronteira no dia seguinte às eleições

November 11, 2019

O movimento “Tsunami Democrático” cortou a auto-estrada junto à fronteira com a França, num apelo à comunidade internacional para que obrigue o governo espanhol a sentar-se à mesa das negociações.

Tribunal catalão limita pedidos de auto-incriminação para evitar colapso dos serviços

October 28, 2019

Centenas de pessoas fazem fila à porta dos tribunais catalães para se darem como culpados dos mesmos crimes dos presos políticos. Tribunal Superior impõe limite diário de 25 auto-incriminações. Fim de semana teve manifestações a favor e contra a independência.

Partidos independentistas voltam a desafiar o tribunal

October 22, 2019

Os três partidos pró-independência da Catalunha propuseram uma resolução a defender o direito à autodeterminação. Mesa do parlamento admitiu a proposta a debate, apesar dos avisos dos juristas do parlamento catalão.

Mireia Borrell

Governante catalã veio a Lisboa pedir mais ação à comunidade internacional

October 21, 2019

A condenação pelo crime de sedição põe em causa o direito à liberdade de expressão e manifestação, defendeu Mireia Borrell, a responsável pelos assuntos exteriores do governo catalão.

Contra a judicialização da política

Contra a judicialização da política

October 21, 2019

"Somos muitos, tanto à escala internacional como dentro das fronteiras espanholas e lusas, a vir denunciar as consequências da securitização e da judicialização do caso catalão." Carta de André Freire, Isabel Pires, Fernando Rosas e Manuel Loff recolhe mais de duzentas subscrições em Portugal.

Polícia carrega em Barcelona, no dia 18 de setembro de 2019 – Foto de Enric Fontcuberta/Epa/Lusa

Quinta noite consecutiva de confrontos na Catalunha

October 19, 2019

A noite desta sexta-feira foi a de maiores confrontos da polícia com grupos de jovens, sobretudo em Barcelona. 182 pessoas ficaram feridas e 54 foram presas. Dois jornalistas foram detidos pela Polícia Nacional, um dos quais um fotojornalista do El Pais, devidamente identificado.

Manifestação em Barcelona juntou mais de meio milhão de pessoas, Na frente do desfile, uma faixa "Pelos direitos e pelas liberdades" das centrais sindicais que convocaram a greve geral

Catalunha: Marchas massivas juntam mais de meio milhão de pessoas

October 18, 2019

Nesta sexta-feira, na Catalunha foi dia de greve. Mais de meio milhão de pessoas encheram as ruas de Barcelona exigindo a liberdade dos presos políticos catalães. À noite, registaram-se violentos confrontos entre a polícia e grupos de jovens, que se prolongaram ao longo de horas.

Puigdemont entrega-se à polícia belga

Puigdemont entrega-se à polícia belga

October 18, 2019

O ex presidente da Generalitat catalã apresentou-se às autoridades de Bruxelas, tendo saído em liberdade e sem fiança. O dia na Catalunha é também marcado por uma greve geral e pela “Marcha pela Liberdade”.

Protestos catalães continuam com manifestações e cortes de estradas

October 17, 2019

Esta quinta-feira, os estudantes encheram as ruas de Barcelona, muitas delas ainda intransitáveis devido aos destroços dos confrontos da madrugada. O presidente do governo catalão surpreendeu adversários e aliados ao propor um novo referendo até ao final da legislatura.

Barricada a arder em Barcelona

Governo catalão condena violência em mais uma noite de confrontos

October 17, 2019

Pela terceira noite consecutiva, o centro de Barcelona foi palco de confrontos com a polícia e barricadas nas ruas. “Não podemos permitir que grupos de infiltrados e provocadores destruam a imagem dos catalães”, afirmou o líder da Generalitat.

Marcha pela Liberdade

Catalunha marcha pela liberdade após noite de violência nas ruas

October 16, 2019

Ao terceiro dia de protestos contra a condenação dos líderes políticos independentistas, cinco marchas com milhares de pessoas rumam a Barcelona, com chegada prevista para sexta-feira. A noite de terça foi de confrontos e barricadas nas ruas da capital catalã.

Manifestação contra a condenação dos independentistas catalães. Lisboa, Outubro de 2019.

Em Lisboa gritou-se pela liberdade dos presos políticos catalães

October 15, 2019

Esta terça-feira houve concentrações em várias cidades do mundo protestando contra a repressão do direito à auto-determinação na Catalunha e as pesadas penas a que foram condenados os organizadores do referendo à independência. Presente na concentração de Lisboa, Isabel Pires expressou-se contra a criminalização da opinião política.

Bloco condena repressão e prisões políticas na Catalunha

October 15, 2019

Em comunicado da Comissão Política, o Bloco de Esquerda defende que “só a via do diálogo político e democrático, no estrito cumprimento do direito dos povos à sua autodeterminação, pode resolver a questão catalã” e condena o Estado Espanhol por “procurar resolver um conflito eminemente político através da repressão e da prisão”.

cartaz

Concentrações em Lisboa e Porto contra as sentenças do processo catalão

October 14, 2019

Esta terça-feira, Lisboa junta-se a 30 cidades no protesto contra as condenações dos líderes políticos do referendo catalão. O ponto de encontro é às 19h na Avenida da Liberdade, em frente ao consulado espanhol. No Porto, a concentração é na quinta-feira às 18h30 na Praça Carlos Alberto.

Catalunha em dia de protestos contra a sentença do “procés”

October 14, 2019

Dezenas de milhares de pessoas nas ruas, estradas e ruas cortadas, serviço ferroviário suspenso e uma invasão do aeroporto que cancelou mais de cem voos. O dia da condenação dos líderes políticos do referendo de 2017 acabou com um apelo à comunidade internacional, lido em inglês por Pep Guardiola.

Manifestação contra a sentença dos independentistas catalães. Outubro de 2019.

Condenações pesadas para líderes catalães que defenderam direito à auto-determinação

October 14, 2019

O processo dos independentistas catalães chegou ao fim com pesadas penas de prisão. Para além disto, o Supremo Tribunal voltou a emitir um mandato europeu de detenção para Puidgdemont. Nas ruas da Catalunha há várias mobilizações contra a repressão ao direito à auto-determinação no que é chamado "um tsunami de dignidade".

Foto Marc Bodi/Twitter

FIDH e EuroMed Rights denunciam irregularidades no julgamento de presos políticos catalães

October 12, 2019

O relatório conjunto da Federação Internacional de Direitos Humanos e da Rede Euro mediterrânea de Direitos Humanos consideram que não se cumpriram as condições necessárias para um julgamento justo dos doze políticos e dirigentes associativos catalães.

Manifestação em Barcelona

Milhares assinalaram segundo aniversário do referendo catalão

October 2, 2019

Dezenas de milhares de pessoas participaram na terça-feira nas manifestações organizadas em várias cidades da Catalunha, exigindo a libertação dos presos políticos.

Operação policial detém nove independentistas catalães

September 23, 2019

O alvo da ação da Guardia Civil foram nove membros dos Comités de Defesa da República. Polícia fala em tentativa de fabrico de explosivos, independentistas condenam repressão nas vésperas de ser conhecida a sentença do julgamento do referendo.

Catalunha: manifestação da Diada em tempo de impasse político

September 11, 2019

Centenas de milhares de pessoas voltaram a encher o centro de Barcelona com apelos à independência, unidade e libertação dos presos. Mas também algumas críticas aos partidos do governo catalão.

Catalães manifestam-se em Estrasburgo

Catalães manifestam-se em Estrasburgo contra impedimento à posse dos eurodeputados

July 2, 2019

Milhares de pessoas reclamam em frente ao Parlamento Europeu contra o impedimento da tomada de posse de Carles Puigdemont, Toni Comin e Oriol Junqueras. “Aqui estamos, pela democracia. Não vos vamos deixar sozinhos”, disse Marisa Matias aos manifestantes.

Ada Colau na tomada de posse, 15 de junho de 2019 - Foto retirada do seu twitter

Ada Colau reeleita em Barcelona

June 17, 2019

A alcaidessa de Barcelona vai cumprir um segundo mandato à frente da cidade, beneficiando das divisões em torno da questão independentista. O apoio de setores liberais e anti-independência gerou desconforto, que não escondeu na tomada de posse.

Justiça espanhola não deixa eurodeputado catalão tomar posse

June 14, 2019

O líder da Esquerda Republicana Catalã está no banco dos réus do julgamento do “procés” e foi eleito para o Parlamento Europeu. Supremo Tribunal diz que a sua tomada de posse poria “em perigo irreversível os fins do processo”.