You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de May

Esta manhã, membros da PSP e da Polícia Municipal expulsaram os ocupantes do edifício nº 94 da Rua de São Lázaro, em Lisboa, contrariando a decisão do Tribunal Administrativo do Circulo de Lisboa. Estão marcadas duas ações de solidariedade com o movimento para esta tarde no Martim Moniz, em Lisboa, às 19h, e no Porto, no Largo da Fontinha, pelas 18h.

Artigo | 31 de May

Começar as aulas sem ter tomado o café da manhã já é parte da vida quotidiana de milhares de meninos e meninas portugueses, que incluíram a palavra crise no seu ainda modesto vocabulário. Artigo por Mário Queiroz, IPS.

Artigo | 31 de May

Esta quarta-feira, os trabalhadores das empresas que asseguram as ligações fluviais entre Lisboa e a margem sul decidiram marcar greves nas horas de ponta nos dias 14 e 18 de junho, como forma de protesto contra a recusa da administração das empresas de negociar o acordo de empresa.

Artigo | 30 de May

Forçados a apagar comentários do seu site por ordem do Tribunal, Precários são ameaçados de um novo processo, agora criminal, contra um dos seus membros, por desobediência. Mas não existem quaisquer diligências para averiguar da veracidade dos testemunhos envolvendo a empresa Axes Market.

Artigo | 29 de May

Três em cada dez crianças até aos 16 anos a viver em Portugal são carenciadas, indica um relatório da UNICEF sobre a pobreza infantil no mundo industrializado. Portugal aparece em 25% lugar, do conjunto de 29 países europeus. Os indicadores atuais deverão ser ainda piores, alerta o relatório, uma vez que os dados (de 2009) são anteriores ao pico da crise.

Artigo | 29 de May

Com o desemprego a atingir máximos históricos, e os transportes muito mais caros, o número de utentes dos transportes coletivos está em queda acelerada. São menos 55 mil pessoas, por dia, no Metro de Lisboa e menos 40 mil nos comboios. Queda acentuada de passageiros coincide com mês do aumento dos transportes.

Artigo | 28 de May

Um grupo de ativistas passou a noite passada a colar mensagens nas sedes da EDP e do BPN. Foram estes os alvos da ação que esta madrugada deixou marcas em várias sedes espalhadas por Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, denunciando escolhas políticas erradas e a falta de investimento no setor Cultural.

Artigo | 28 de May

A comissão de trabalhadores da RTP entregou, na sexta-feira passada, uma ação judicial contra o conselho de administração da televisão pública, que acusa de “ilegalidades no âmbito do processo de desmantelamento da empresa” e de ter desistido da "promoção do serviço público".

Artigo | 28 de May

Mais de 100 investigadores científicos laçaram, na sexta-feira, uma carta aberta ao Ministro Nuno Crato, apelando ao investimento na ciência e exigindo a regularização dos pagamentos das bolsas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Mais de 1700 pessoas já a assinaram. Sobre a abertura de vagas anunciada, consideram “positiva” mas ineficaz para “resolver precariedade” no setor.

Artigo | 27 de May

Cerca de 150 trabalhadoras da fábrica de confeções Vestus concentraram-se neste sábado, para exigir as indemnizações que esperam há 10 anos, desde que a empresa encerrou. Ao esquerda.net, Elísia Godinho, ex-trabalhadora da fábrica, declarou: “Não vamos desistir. Se em breve não pagarem as nossas indemnizações, vamos concentrar-nos no Tribunal do Comércio”.

Artigo | 27 de May

A partir desta semana a rotulagem e a publicidade dos produtos comercializados na UE (União Europeia) que anunciam benefícios para a saúde dos consumidores vão passar a estar mais sujeitas ao escrutínio científico.

Artigo | 26 de May

A política de austeridade e de precarização do emprego capitaneada por Angela Merkel levou a um desespero social que alimenta as tendências mais radicais. Ou a Europa reage agora ou será tarde. Ignacio Ramonet, em entrevista feita por Ana Tudela Flores, crê que reagirá.

Artigo | 26 de May

56 corporações de bombeiros do distrito de Lisboa vão suspender, a partir de 1 de junho, o transporte de doentes não urgentes. Decidiram ainda a realização de uma ação de protesto em Lisboa, abandonar o dispositivo de combate a incêndios florestais se o governo insistir em cobrar impostos às ajudas a voluntários e um voto de desconfiança ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros pelas desastrosas consequências das negociações com o ministério da Saúde.

Artigo | 25 de May

Em 2011, 478 664 crianças e jovens deixaram de ter acesso ao abono de família, face à alteração das regras no acesso a esta prestação impostas pelo governo. O corte foi de 511% face ao ano anterior, durante o qual foram canceladas 78 346 prestações.

Artigo | 25 de May

"Excesso de população prisional, instalações desadequadas, condições de saúde insalubres e violência entre reclusos" e “o uso excessivo de força e abuso de detidos e prisioneiros pela polícia e guardas prisionais" são assinalados no relatório do Departamento de Estado norte-americano como sendo alguns dos ”principais problemas humanitários em Portugal”.

Artigo | 25 de May

Neste artigo, o esquerda.net reproduz a apresentação, por Valter Hugo Mãe, do livro “A Dividadura” no Porto, durante a qual o escritor defendeu que a “história da dívida é saber como, em cada tempo, se foi percebendo que a valoração de algo depende sempre menos da preciosidade daquilo que se dá em troca, e mais do poder e aparatoso prestígio de quem emite um título”.

Artigo | 25 de May

O manifesto, lançado por mais de 250 personalidades, apela “à solidariedade internacional com a democracia na Grécia” e manifesta o seu apoio à coligação Syriza “na luta por um governo que enfrente a catástrofe social e a bancarrota”. Este manifesto pode ser subscrito aqui.

Artigo | 24 de May

Pela primeira vez na história, BMW e Audi vendem mais carros que Opel, Ford, Citroen ou Fiat. A crise não é para todos.

Artigo | 24 de May

Músicos fazem greve contra despedimento coletivo de sete funcionários, cinco dos quais dirigentes sindicais e membros da CT. Maestro António Vitorino d’Almeida associa-se ao protesto.

Artigo | 24 de May

Paralisação estas quinta e sexta-feiras em três períodos de duas horas cada por dia vai afetar mais de 500 voos. Trabalhadores exigem a alteração das políticas restritivas cegas e o respeito pela negociação coletiva.    

Pages