Canábis em debate no Parlamento Europeu

04 de May 2017 - 10:36
PARTILHAR

O podcast sobre drogas e proibicionismo no esquerda.net destaca a realização da Marcha Global da Marijuana em Lisboa, Porto e Braga na tarde do próximo sábado, dia 6 de maio.

O deputado bloquista José Soeiro e a eurodeputada Marisa Matias participaram na conferência "O futuro da canábis: por uma regulação integral", organizada pelo Podemos esta terça-feira no Parlamento Europeu e que juntou ativistas, investigadores e dirigentes políticos de vários países (ver vídeo das sessões). José Soeiro falou ao Quatro e Vinte sobre as sessões e a necessidade de articulação em rede para fazer avançar esta agenda de mudança pela regulação e contra o proibicionismo na Europa.

Na atualidade internacional, o Quatro e Vinte fala do Uruguai, que deu mais um passo na concretização do seu modelo de legalização com a abertura do registo para os utilizadores que irão adquirir canábis nas farmácias, e do México, que acaba de reconhecer que a canábis tem fins terapêuticos, aprovando a abertura à investigação e produção. Na Austrália, o ritmo da legalização do uso terapêutico tem sido lento e esta semana chegaram as duas primeiras encomendas de óleo de canábis, importado do Canadá. No Reino Unido, a Universidade de Nottingham estuda os possíveis benefícios do canabidiol (CBD) para a redução dos tumores cerebrais na infância.

Nos EUA, os piores receios dos defensores da canábis legal parecem afastados pelo Congresso, que deverá renovar uma emenda no orçamento que impede o Departamento de Justiça de usar fundos federais para perseguir os estados que autorizaram o uso terapêutico de canábis. Enquanto isso, no estado de Bernie Sanders, o Vermont, os deputados alargaram o âmbito do uso terapêutico e preparam-se para aprovar a legalização da posse e do autocultivo até duas plantas em estado maduro.


Para não perder nenhum programa, subscreva o podcast via iTunes (link is external) ou RSS(link is external). Pode também partilhar e acompanhar a página do Facebook (link is external) ou Twitter (link is external).

Termos relacionados: Quatro e Vinte

Ouve também

Sessão pública realizada a 16 de setembro de 2019 com a participação de Diana Andringa, Joana Lopes e Luísa d'Espiney. Moderação de Beatriz Gomes Dias.