Imagem da Fortaleza de Peniche. Foto: Museus e Monumentos de Portugal.
25 de Abril

“Inauguração do Museu de Peniche é um gesto antifascista atual contra a extrema-direita”

Fernando Rosas explica o papel desta prisão no Estado Novo, mostra como os presos resistiam e organizaram uma escola lá dentro, conta a sua experiência no pavilhão B e como a força popular abriu as portas da prisão há 50 anos. O historiador apela ainda a que todos estejam presentes no próximo sábado na abertura do museu nacional.

Manuela Antunes
Manuela Antunes
Ensaio
porSoraia Simões de Andrade

Todas as ânsias de superiorizar uma ideia de dominação estão presentes em algum momento nos artistas, em alguns a vida toda, não se emanciparam desse lugar, até por isso as temos de compreender melhor em nós. Por Soraia Simões de Andrade.

25 de Abril
por

Portugal acaba por se tornar o destino dos exilados brasileiros que tinham encontrado refúgio na Argentina após o golpe no Chile. Guerras da independência dos povos africanos também influenciaram as lutas da esquerda no Brasil.

Globalização
porEric Toussaint | CADTM

Em nenhum passo das declarações dos BRICS encontramos uma crítica ao sistema capitalista, às suas relações de propriedade, à exploração dos povos e da Natureza porque estes países adotaram o sistema capitalista. Estamos muito longe da construção da nova arquitetura internacional de que os povos necessitam.

Mais Esquerda

Sessão pública realizada a 16 de setembro de 2019 com a participação de Diana Andringa, Joana Lopes e Luísa d'Espiney. Moderação de Beatriz Gomes Dias.

Os Cantos da Casa
Quatro e Vinte
Os Cantos da Casa
Alta Voz
Sino

Subscreve a newsletter!

Subscreve aqui a newsletter e recebe diariamente as notícias principais do Esquerda.net.

Ou segue-nos nas redes sociais