RTP Madeira, 21h50. 

Dois meses depois do despedimento, a empresa volta a contratar trabalhadores para o mesmo local. Sindicato denuncia pressões para os trabalhadores assinarem alterações a contratos, “alterações instantâneas” dos horários e trabalho extra não pago.

Aprovação da lei que proíbe exportação de animais de criação vivos  vem acabar com uma prática que ainda vigora na União Europeia. Ao fim de meio século de campanhas, os ativistas celebram o fim deste “comércio horrível, desnecessário e arcaico”.

Os militantes do grupo de extrema-direita viajaram de Lisboa com o objetivo de impedir a realização de uma sessão de esclarecimento. A GNR foi chamada ao local e conseguiu retirá-los do espaço.

Para além da polarização, o Sonho Georgiano e a maioria dos partidos da oposição são notavelmente unânimes na sua ideologia: todos acreditam numa governação tecnocrática, neoliberal, em que quanto mais os serviços públicos puderem ser entregues ao mercado, melhor.

Sob as alterações climáticas, prevê-se mais calor e menos chuva na região, entre 9% e 23%. Os impactos já estão à vista, mas a estratégia de mitigação dos efeitos não segue as recomendações científicas. O futuro da região depende da mobilização da comunidade por uma alternativa sustentável.

No dia 14 de Maio o estado de Israel comemora a sua criação; no dia 15 de Maio comemoramos solenemente o Dia da Naqba, a catástrofe que seguiu diretamente do estabelecimento do Estado de Israel e que viabilizou esse estado através de uma expulsão massiva da população palestiniana árabe.

Milton Alves conta-nos a história do marinheiro que liderou uma revolta contra os maus tratos e como a proposta de o incluir no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria brasileira revela que a sua memória ainda assombra as hierarquias militares. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Tapada das Mercês, Casa da Juventude, 21h00

Porto, Salão Nobre da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona, 10h30