Milton Alves conta-nos a história do marinheiro que liderou uma revolta contra os maus tratos e como a proposta de o incluir no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria brasileira revela que a sua memória ainda assombra as hierarquias militares. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Tapada das Mercês, Casa da Juventude, 21h00

Porto, Salão Nobre da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona, 10h30

Uma criança nepalesa de nove anos foi espancada por colegas numa escola em Lisboa, com motivação racista e xenófoba. Bloco questionou Governo e Mariana Mortágua diz que “não é com a polícia em cada recreio que vamos combater o racismo”.

Inquérito da agência da UE para os direitos fundamentais conclui que a discriminação continua em níveis altos e que o bullying, assédio e violência aumentaram desde 2019.

Human Rights Watch diz que os ataques desde outubro mataram ou feriram pelo menos 31 membros de organizações de ajuda. Esta segunda-feira mais um funcionário da ONU foi morto quando ia a caminho do hospital em Rafah. No final de abril a ONU contabilizava 251 mortes entre trabalhadores humanitários.

Desde o Acordo de Paris, os 60 maiores bancos do mundo financiaram com 6,9 biliões de dólares mais de 4200 empresas de combustíveis fósseis. Quase metade do dinheiro serviu para as empresas expandirem as suas operações.

A direita defende que "não devemos politizar” a tragédia no Rio Grande do Sul porque sabe que vai perder o debate e só lhe resta tentar apresentar o crítico como oportunista. Mas a atual crise é fruto do negacionismo climático e de um programa de austeridade neoliberal que foi aprofundado – e denunciado pela esquerda – nos últimos anos.

Com Dima Mohammed, Sandra Monteiro, Alexandra Lucas Coelho e moderação de José Neves. 
Lisboa, Sala C112 da FCSH na Avenida de Berna, 14h00