Está aqui

Crise do BES

Ricardo Salgado e Marcelo Rebelo de Sousa no Estoril Open em 2009

Em campanha, Marcelo negou. Mas fez mesmo um parecer para Ricardo Salgado

Novembro 16, 2023

Na campanha eleitoral para o seu primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou nunca ter trabalhado para o Grupo Espírito Santo. Investigação da SIC, Expresso e Setenta e Quatro encontrou um parecer jurídico do agora Presidente para a administração do BES.

Manuel Pinho à entrada para uma das sessões do julgamento.

Ex-marido da juíza que julga Pinho e Salgado também recebia do saco azul do BES

Outubro 23, 2023

Após o caso ser divulgado pelos advogados de Manuel Pinho, a juíza decidiu suscitar junto do Tribunal da Relação o incidente de escusa.

Zeinal Bava condenado no Brasil a pagar 31,5 milhões de euros

Junho 1, 2023

O regulador do mercado de capitais brasileiro condenou o ex-administrador da PT por ter concedido a si próprio um bónus milionário em 2014.

Bloco quer que Cavaco revele conteúdo das reuniões com Ricardo Salgado

Abril 7, 2021

O partido quer ainda saber em que se baseou o ex-Presidente da República quando, em 2014, defendeu perante o país a atuação do Banco de Portugal, e se Cavaco Silva confirma que a sua campanha presidencial contou com o financiamento do Grupo BES.

BES utilizou a Zona Franca da Madeira como placa giratória

Julho 16, 2020

De acordo com uma investigação do PÚBLICO, uma sucursal do BES situada na zona franca serviu para angariar clientes da Venezuela e Angola. O dinheiro era depois investido no GES.

BES, crimes e cumplicidades: recordações da comissão de inquérito

Julho 16, 2020

Ao longo de vários meses entre 2014 e 2015, a deputada Mariana Mortágua reuniu no blogue Disto Tudo as suas notas sobre os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES. Muita da informação então recolhida foi aproveitada pela investigação aos crimes que afundaram as contas do banco. O esquerda.net publica aqui uma seleção desses posts.

“O caso BES não é o problema de um administrador ou de uma empresa. São as maiores empresas do país", disse Mariana Mortágua na TVI..

O caso BES é um espelho da economia portuguesa, sintetiza Mariana Mortágua

Julho 15, 2020

No Jornal da Uma da TVI, Mariana Mortágua diz que “o caso BES não é o problema de um administrador ou de uma empresa. São as maiores empresas do país. Isto é o regime”.

BES: Há 11 anos, Salgado queixava-se da "obsessão patológica" do Bloco com os seus negócios

Julho 15, 2020

Este vídeo divulgado em 2009 pelo esquerda.net mostrava a reação do ex-banqueiro às denúncias dos negócios obscuros das offshores do Banco Espírito Santo.

Chumbo das propostas do Bloco mostra as “duas caras do PSD e CDS face ao sistema financeiro”

Junho 5, 2015

A maioria chumbou as propostas para reforçar os poderes da supervisão e impedir a venda de papel comercial do grupo a que os bancos pertencem. Para Mariana Mortágua, a maioria mostrou “a cara da defesa dos interesses da finança”, depois de os ter criticado na comissão de inquérito ao BES. 

Depois do caso BES, que propostas faz o Bloco?

Maio 28, 2015

Esta sexta-feira, o Bloco propõe no parlamento um pacote legislativo para aumentar a transparência das estruturas bancárias, acabar com as operações envolvendo empresas sedeadas offshore com donos desconhecidos e reforçar os poderes da fiscalização da atividade dos bancos.

Mariana Mortágua: relatório final deve ter posição mais dura. Foto de MIGUEL A. LOPES/LUSA

BES: Bloco quer endurecer conclusões do relatório final

Abril 23, 2015

Mariana Mortágua apresenta as propostas de alteração que o partido quer ver refletidas no relatório, que vão no sentido de aprofundar e endurecer as críticas a auditores, supervisores e também à atuação do governo e da troika.

Catarina Martins falou aos jornalistas durante a apresentação, no mercado de Benfica, do Manifesto +60, destinado aos reformados e idosos. Foto de Paulete Matos

“BES mostrou um sistema desenhado para premiar o assalto da banca ao país”

Abril 16, 2015

Para o Bloco de Esquerda, a comissão de inquérito comprovou que o esmagamento que o setor financeiro está a fazer ao país “não é um problema pontual, não é o problema de um banqueiro que agiu mal”.

Mariana Mortágua: "O problema do sistema financeiro é bem mais grave e não pode ser resolvido apenas considerando que é um problema de Ricardo Salgado". Foto de Paulete Matos

Mariana Mortágua e o BES: Salgado não é o único responsável

Março 26, 2015

Concluídas as audições da Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES, a deputada apresentou as primeiras conclusões retiradas pelo Bloco de Esquerda e advertiu que o problema do sistema financeiro é muito mais grave do que o comportamento de alguns administradores.

Mariana Mortágua: “andou seis anos a pedir dinheiro emprestado para um grupo falido".

Mariana Mortágua deixa Ricardo Salgado sem resposta

Março 20, 2015

Deputada do Bloco de Esquerda confronta o ex-presidente do BES com os números do BESI e mostra que o banco “andou seis anos a pedir dinheiro emprestado para um grupo falido. E nós ainda não conseguimos entender porquê”.

O que os administradores da PT ainda não conseguiram explicar

Março 6, 2015

Segundo a auditoria interna da PT, desde pelo menos 2007 que metade do excedente de tesouraria da PT era colocado no BES e no GES, quota que foi subindo até aos 80%, em valor acumulado (ou seja, contando com as renovações dos investimentos). Por Mariana Mortágua.

Mariana Mortágua e o "amadorismo" de Zeinal Bava

Fevereiro 27, 2015

A deputada do Bloco questiona Zeinal Bava se sabia dos 900 milhões que a PT aplicou no Grupo Espírito Santo. Veja a resposta do "melhor CEO da Europa e arredores"...

Caso BES: E quem comprou obrigações do GES?

Fevereiro 6, 2015

No balanço de abertura do Novo Banco apenas aparece registada uma provisão de 450 milhões para os clientes de retalho que investiram nos veículos especiais. Este recuo acontece em simultâneo com a mudança de estratégia, para uma venda apressada do Novo Banco. É legítimo perguntar: será que o Novo Banco tem responsabilidades para com estes clientes? Por Mariana Mortágua

Visita guiada ao colapso do BES

Fevereiro 3, 2015

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua conduz-nos por uma visita guiada ao colapso do BES.

Clientes "enganados pelo BES" protestam no Novo Banco

Janeiro 22, 2015

Alguns clientes do BES que subscreveram papel comercial do grupo e perderam todo o dinheiro exigem responsabilidades à gestão do Novo Banco.

Por que se fala tanto nas obrigações?

Janeiro 13, 2015

Foi este o esquema que precipitou a queda do BES ao gerar a necessidade de registar uma provisão de perdas potenciais de 1.250 milhões de Euros, não contemplados na almofada de capital que, um mês antes da intervenção no banco, todos declaravam suficiente. Artigo de Mariana Mortágua.

Manuel Pinho exige reforma de 7.8 milhões ao Novo Banco

Janeiro 9, 2015

O ex-ministro socialista pôs o Novo Banco em tribunal para receber a reforma milionária que combinara com Ricardo Salgado, isenta de impostos e cortes aplicados às pensões nos últimos anos.

BES: Contabilista implica Salgado na ocultação de prejuízos

Janeiro 8, 2015

O contabilista do Grupo Espírito Santo confirmou aos deputados que o banqueiro sabia do verdadeiro estado das contas do grupo, uma vez que recebia a versão real e a manipulada.

Goldman Sachs diz-se enganada pelo Banco de Portugal

Dezembro 27, 2014

Esta semana o Banco de Portugal comunicou à CMVM que a dívida de 548,3 milhões de euros do BES a um fundo criado pela Goldman Sachs não entra nas contas do Novo Banco. Os norte-americanos dizem-se enganados e prometem ir a tribunal.

Álvaro Sobrinho: o dinheiro emprestado pelo BES ao BESA nunca saiu de Portugal?

Dezembro 26, 2014

Álvaro Sobrinho veio à comissão de inquérito dizer que o dinheiro emprestado pelo BES ao BES Angola nunca saiu, afinal, de Portugal. Por Mariana Mortágua

“O dono disto tudo passou a vítima disto tudo”

Dezembro 9, 2014

Na Comissão de Inquérito ao BES, Ricardo Salgado apontou culpa à crise, ao Banco de Portugal e à troika, por não ter ajudado mais os bancos portugueses.