Está aqui

Crise do BES

Junho 5, 2015

A maioria chumbou as propostas para reforçar os poderes da supervisão e impedir a venda de papel comercial do grupo a que os bancos pertencem. Para Mariana Mortágua, a maioria mostrou “a cara da defesa dos interesses da finança”, depois de os ter criticado na comissão de inquérito ao BES. 

Maio 28, 2015

Esta sexta-feira, o Bloco propõe no parlamento um pacote legislativo para aumentar a transparência das estruturas bancárias, acabar com as operações envolvendo empresas sedeadas offshore com donos desconhecidos e reforçar os poderes da fiscalização da atividade dos bancos.

Mariana Mortágua: relatório final deve ter posição mais dura. Foto de MIGUEL A. LOPES/LUSA
Abril 23, 2015

Mariana Mortágua apresenta as propostas de alteração que o partido quer ver refletidas no relatório, que vão no sentido de aprofundar e endurecer as críticas a auditores, supervisores e também à atuação do governo e da troika.

Catarina Martins falou aos jornalistas durante a apresentação, no mercado de Benfica, do Manifesto +60, destinado aos reformados e idosos. Foto de Paulete Matos
Abril 16, 2015

Para o Bloco de Esquerda, a comissão de inquérito comprovou que o esmagamento que o setor financeiro está a fazer ao país “não é um problema pontual, não é o problema de um banqueiro que agiu mal”.

Mariana Mortágua: "O problema do sistema financeiro é bem mais grave e não pode ser resolvido apenas considerando que é um problema de Ricardo Salgado". Foto de Paulete Matos
Março 26, 2015

Concluídas as audições da Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES, a deputada apresentou as primeiras conclusões retiradas pelo Bloco de Esquerda e advertiu que o problema do sistema financeiro é muito mais grave do que o comportamento de alguns administradores.

Mariana Mortágua: “andou seis anos a pedir dinheiro emprestado para um grupo falido".
Março 20, 2015

Deputada do Bloco de Esquerda confronta o ex-presidente do BES com os números do BESI e mostra que o banco “andou seis anos a pedir dinheiro emprestado para um grupo falido. E nós ainda não conseguimos entender porquê”.

Março 6, 2015

Segundo a auditoria interna da PT, desde pelo menos 2007 que metade do excedente de tesouraria da PT era colocado no BES e no GES, quota que foi subindo até aos 80%, em valor acumulado (ou seja, contando com as renovações dos investimentos). Por Mariana Mortágua.

Fevereiro 27, 2015

A deputada do Bloco questiona Zeinal Bava se sabia dos 900 milhões que a PT aplicou no Grupo Espírito Santo. Veja a resposta do "melhor CEO da Europa e arredores"...

Fevereiro 6, 2015

No balanço de abertura do Novo Banco apenas aparece registada uma provisão de 450 milhões para os clientes de retalho que investiram nos veículos especiais. Este recuo acontece em simultâneo com a mudança de estratégia, para uma venda apressada do Novo Banco. É legítimo perguntar: será que o Novo Banco tem responsabilidades para com estes clientes? Por Mariana Mortágua

Fevereiro 3, 2015

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua conduz-nos por uma visita guiada ao colapso do BES.

Janeiro 22, 2015

Alguns clientes do BES que subscreveram papel comercial do grupo e perderam todo o dinheiro exigem responsabilidades à gestão do Novo Banco.

Janeiro 13, 2015

Foi este o esquema que precipitou a queda do BES ao gerar a necessidade de registar uma provisão de perdas potenciais de 1.250 milhões de Euros, não contemplados na almofada de capital que, um mês antes da intervenção no banco, todos declaravam suficiente. Artigo de Mariana Mortágua.

Janeiro 9, 2015

O ex-ministro socialista pôs o Novo Banco em tribunal para receber a reforma milionária que combinara com Ricardo Salgado, isenta de impostos e cortes aplicados às pensões nos últimos anos.

Janeiro 8, 2015

O contabilista do Grupo Espírito Santo confirmou aos deputados que o banqueiro sabia do verdadeiro estado das contas do grupo, uma vez que recebia a versão real e a manipulada.

Dezembro 27, 2014

Esta semana o Banco de Portugal comunicou à CMVM que a dívida de 548,3 milhões de euros do BES a um fundo criado pela Goldman Sachs não entra nas contas do Novo Banco. Os norte-americanos dizem-se enganados e prometem ir a tribunal.

Dezembro 26, 2014

Álvaro Sobrinho veio à comissão de inquérito dizer que o dinheiro emprestado pelo BES ao BES Angola nunca saiu, afinal, de Portugal. Por Mariana Mortágua

Dezembro 9, 2014

Na Comissão de Inquérito ao BES, Ricardo Salgado apontou culpa à crise, ao Banco de Portugal e à troika, por não ter ajudado mais os bancos portugueses.

Dezembro 3, 2014

Quando o Banco de Portugal ponderava retirar a idoneidade de Salgado, acabou por recuar ante o parecer assinado pelo atual presidente do Conselho de Jurisdição do PSD. Calvão da Silva elogiou o “espírito de entreajuda e solidariedade" que levou um construtor civil a transferir 14 milhões de euros para uma offshore do banqueiro.

Novembro 27, 2014

Quatro meses após o colapso do Grupo Espírito Santo, o Ministério Público anunciou ter feito 41 buscas esta quinta-feira a várias pessoas e entidades. Passos Coelho já admite recapitalizar a Caixa se o buraco do BES for muito grande.

Outubro 29, 2014

O Banco Espírito Santo usou uma sociedade financeira na Suíça para vender títulos aos seus clientes que serviam para financiar o GES. As perdas registadas para o banco ascendem a 1.249 milhões de euros. Mariana Mortágua diz que este é um assunto na agenda da Comissão de Inquérito.

Outubro 29, 2014

O Banco de Portugal e o Governo viram esta terça-feira desmentidas as suas versões sobre factos ocorridos nos últimos dias do BES: a data do aviso a Bruxelas e a responsabilidade pelo modelo da resolução bancária.

Outubro 17, 2014

No dia em que as autoridades do Luxemburgo começaram a investigar as empresas do GES, os administradores do grupo ligaram ao governante entretanto indigitado para a pasta da Ciência na Comissão Europeia. Carlos Moedas ofereceu-se logo para abrir portas junto do ministro da Justiça luxemburguês.

Outubro 11, 2014

Seis meses antes de tranquilizar os potenciais investidores no aumento de capital do BES, Carlos Costa já tinha conhecimento que as contas dos Espírito Santo ocultavam dívida e sobrevalorizavam ativos.

Outubro 1, 2014

Dos 30 milhões que a ESCOM terá recebido em comissões pelo negócio entre o governo e o consórcio alemão, 5 milhões foram distribuídos em 2004 pelos diferentes ramos da família Espírito Santo.

Setembro 19, 2014

António Horta Osório acredita que não faltem compradores para o Novo Banco e que o objetivo da venda será "minimizar a perda, porque vai haver uma perda".