NATO: A maior e mais letal máquina de guerra

A Cimeira da NATO está marcada para os próximos dias 29 e 30 de junho, em Madrid. A par da resposta à guerra na Ucrânia, discutir-se-á o alargamento da Aliança, a extensão do seu papel e da sua área de influência e intervenção, nomeadamente no que respeita ao Indo-Pacífico. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

25 de junho 2022 - 19:00
PARTILHAR

O secretário-geral da NATO já veio afirmar que a cimeira da organização em Madrid marcará o rumo da Aliança para a próxima década e será “histórica”, ao “repor a dissuasão e a defesa”. Jens Stoltenberg frisou igualmente que será uma “oportunidade importante para reafirmar os valores da NATO”. No que respeita ao Conceito Estratégico, o documento que estabelece as estratégias da Aliança Atlântica nos próximos anos, este definirá “a posição conjunta sobre a Rússia, os desafios emergentes e a China”, e ainda “a associação com a União Europeia, que atingiu níveis sem precedentes”.

A NATO vive um momento de marcada revitalização, como consequência da invasão da Ucrânia por parte da Rússia. A maior e mais letal máquina de guerra do mundo tem vindo a reforçar a sua presença e segue um caminho de notória expansão, cavalgando a aparente amnésia sobre as consequências da sua política imperialista e das incursões belicistas por si protagonizadas. Perante a escalada de tensão, o aprofundamento da militarização e a corrida ao armamento, e a tendência marcadamente expansionista da NATO, são várias as vozes que alertam para a perigosidade desta organização e exortam à luta pela Paz, pelo desarmamento e pelo desmantelamento de alianças militares agressivas como a Aliança Atlântica.

Neste dossier, José Gusmão, Gilbert Achcar, Luís Fazenda, Étienne Balibar, Silvia Federici, Michael Löwy e Marcello Musto, Anuradha Chenoy, José Manuel Pureza, Michael Klare, Vijay Prashad e Daniele Ganser traçam-nos um retrato do que é a NATO, explicam-nos o que estará em cima da mesa na Cimeira dos próximos dias 29 e 30 de junho e alertam-nos para os perigos que o mundo enfrenta mediante o reforço do poder e da presença da Aliança Atlântica.

Termos relacionados: