Miguel Pinto é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Oeiras

18 de maio 2017 - 11:17

Miguel Pinto, professor aposentado, de 67 anos, e dirigente da Coordenadora Concelhia de Oeiras é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Oeiras. Cláudio Assunção encabeça a lista à Assembleia Municipal.

O agora candidato autárquico iniciou a sua atividade cívica na Faculdade de Ciência de Lisboa, onde participou em vários movimentos, greves e boicotes aos exames em oposição à ditadura do Estado Novo. Concluiu os seus estudos em Engenharia Geográfica em 1974.

Foi professor de Matemática durante 38 anos na escola pública. Ao longo de 26 anos lecionou na Escola Secundária D. João de Castro, onde foi presidente do Conselho Executivo de 2001 a 2004. Terminou a sua carreira profissional na Escola Secundária de Camões.

No concelho de Oeiras, onde reside, desenvolveu a maior parte da sua atividade política. Foi membro da Comissão de Moradores do Bairro Clemente Vicente, situado no Dafundo - que conseguiu, entre outras coisas, estabelecer contratos de arrendamento a dezenas de famílias, participou ativamente nos movimentos cidadãos pela defesa do Vale do Jamor, contra a construção de torres na foz do rio, na manutenção do mercado de Linda-a-Velha e na exigência dos terrenos do antigo quartel de Linda-a-Velha se manterem ao serviço da população e não serem entregues à especulação imobiliária.

No concelho de Oeiras foi eleito para vários órgãos autárquicos, tendo sido durante vários anos deputado à Assembleia Municipal. Atualmente, é vogal eleito pelo Bloco de Esquerda na Assembleia das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo.

Cláudio Assunção é o cabeça de lista do Bloco à Assembleia Municipal de Oeiras

Cláudio Assunção encabeça a lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Oeiras

Cláudio Assunção, de 38 anos, foi o escolhido pela Coordenadora Concelhia de Oeiras para encabeçar, pela primeira vez, a lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Oeiras.

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal é mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, com especialização em telecomunicações, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

Entre 2006 e 2009, enquanto frequentava o mestrado, lecionou várias componentes práticas das cadeiras do curso de Engenharia Eletrotécnica e Computadores. Desde 2009 trabalha numa empresa de telecomunicações, onde lidera uma equipa de 15 engenheiros.

Filiou-se no Bloco de Esquerda em 2015. Em 2016 foi eleito membro da Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda Oeiras.