Está aqui

Autárquicas 2017

Na foto: Pedro Jordão - PDR-JPP, Rui Mendes – PS, Clemente Alves – PCP, Filipe Rua – PCP e Rui Costa – Bloco de Esquerda.

Cascais: Irregularidades nas eleições motivam queixa ao Tribunal Constitucional

Outubro 11, 2017

O Bloco de Esquerda, PS, CDU e o movimento "Também és Cascais" contestam o resultado das eleições autárquicas, que ditou a vitória de Carlos Carreiras, do PSD.

Quem são os novos vereadores do Bloco?

Outubro 7, 2017

O Bloco de Esquerda conquistou vereadores em cinco concelhos pela primeira vez. As novas caras do Bloco nessas vereações falam sobre o resultado e as perspetivas para o novo mandato. Fotos de Paulete Matos.

Foto de Paulete Matos.

“O Bloco foi um dos que mais cresceu em votos e mandatos”

Outubro 4, 2017

Catarina Martins afirma que o reforço autárquico do Bloco permitiu “derrotar a direita e combater as maiorias absolutas”, o que garante "novas possibilidades de intervenção” e abre caminho à construção de "maiorias de transformação à esquerda", nos municípios e freguesias.

Fotogaleria: noite eleitoral do Bloco em Lisboa

Outubro 2, 2017
Fotos de Paulete Matos.
Bloco de Esquerda elegeu 12 vereadores, 120 deputados municipais e 201 de freguesia – Foto de Paulete Matos

Bloco aumenta em votos e mandatos

Outubro 2, 2017

Nas eleições autárquicas de 2017, o Bloco de Esquerda elegeu 12 vereadores, 125 deputados municipais e 213 de freguesia e, na votação nacional para as Câmaras Municipais, passou de 120.958 para 170.027 votos.

Autárquicas deram ao Bloco “responsabilidades acrescidas”

Outubro 2, 2017

Catarina Martins reagiu aos resultados eleitorais já conhecidos, que confirmam o crescimento do Bloco em número de votos e mandatos eleitos nos órgãos autárquicos.

“Estamos preparados para este mandato em Lisboa”

Outubro 1, 2017

Ricardo Robles reagiu à eleição como vereador em Lisboa e sublinhou que irá assumir o mandato por inteiro durante os quatro anos.

Diminuição da abstenção seria um sinal de “viragem” na participação eleitoral

Outubro 1, 2017

Numa primeira reação às projeções sobre a abstenção, Pedro Soares saudou os números que indicam uma quebra na abstenção. A confirmarem-se, poderão abrir “um tempo novo na democracia local”, diz o coordenador autárquico do Bloco.

“É preciso combater as maiorias absolutas, e ter a certeza de que nestas autárquicas se colocam em cada concelho vereadores que sabem ouvir. Vereadores que vão ser uma voz ativa na defesa das populações. Que sabem que há tanto por fazer”, disse Catarina Martins. 

Votar no Bloco "vai fazer toda a diferença"

Setembro 29, 2017

No comício de encerramento da campanha autárquica do Bloco de Esquerda, esta sexta-feira na Alfândega do Porto, Catarina Martins falou sobre o país “que tem sido esquecido” pelas maiorias absolutas. Por isso, pede o voto no Bloco “contra a alternância” e o “clientelismo” autárquico. 

Catarina Martins com João Teixeira Lopes na última arruada de campanha, no Porto. Foto de Paulete Matos.

Fotogaleria: Arruada na Rua de Santa Catarina, Porto

Setembro 29, 2017
Fotogaleria da última arruada de campanha na Rua de Santa Catarina, no Porto.
Catarina Martins com João Teixeira Lopes na última arruada de campanha, no Porto. Foto de Paulete Matos.

O Porto precisa de uma "mudança"

Setembro 29, 2017

Para Catarina Martins, o Porto precisa de uma “mudança, e o Bloco pode fazer toda a diferença”. A cidade “precisa mais” do que a relação “novelesca de entendimentos e desentendimentos” entre o Partido Socialista e Rui Moreira. 

As diferentes forças políticas comprometeram-se com o combate aos "empreendimentos de natureza privada" na Saúde e Educação.

Convergência das forças democráticas em Cascais

Setembro 29, 2017

As diferentes forças políticas “com projetos alternativos ao absolutismo até hoje reinante” em Cascais, definiram “20 propostas para uma alternativa democrática em Cascais". 

Maria Helena Figueiredo declara à Lusa que, em Évora, a "habitação social tem que ser uma prioridade"

Évora: "Habitação social tem que ser uma prioridade"

Setembro 29, 2017

A candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Évora, Maria Helena Figueiredo, diz que é “inaceitável” haver “tanta gente a precisar de casa” no concelho e defende que é preciso pôr a Habévora no "eixo certo".

“Não poderia ter melhor forma de entrar no último dia desta campanha do que receber esta mensagem de apoio do João Semedo”, escreveu Ricardo Robles no facebook.

Semedo apela ao voto em Ricardo Robles

Setembro 29, 2017

O candidato bloquista à Câmara de Lisboa escreveu na sua página no facebook, dá conta da mensagem que recebeu “não poderia ter melhor forma de entrar no último dia desta campanha do que receber esta mensagem de apoio do João Semedo”.

“As autarquias são tudo menos transparentes, a democracia tem de ter contas certas”, criticou Catarina Martins

Catarina apela a “lesados de PSD e CDS" a que votem Bloco

Setembro 29, 2017

A coordenadora bloquista salientou que foi a força do Bloco de Esquerda em 2015 que “mudou o quadro político e desbloqueou o país” e realçou que Ricardo Robles “estará no seu mandato por inteiro e mais ninguém [em Lisboa] dá essa garantia”.

Fotogaleria de campanha do Bloco no distrito de Lisboa

Setembro 29, 2017
Fotos de Paulete Matos

Arruada na Morais Soares, em Lisboa

Setembro 28, 2017

Catarina Martins participou na arruada com o candidato do Bloco à Câmara de Lisboa. Ricardo Robles apela ao voto dos lisboetas para impedir a maioria absoluta do PS e dar prioridade à habitação, transportes, creches, escolas e transparência.

Teixeira Lopes vê “arrogância e vaidade” no pedido de maioria absoluta de Rui Moreira

Setembro 28, 2017

O candidato do Bloco à Câmara do Porto diz que o atual presidente da Câmara não quer ser escrutinado nos seus poderes e negócios, pelo que “o seu verniz mais uma vez está a quebrar” na reta final de campanha.

Loures: Fabian Figueiredo defende bolsa municipal de habitação

Setembro 28, 2017

O candidato bloquista participou com Francisco Louçã numa arruada na Bobadela e ouviu queixas sobre a falta de transportes e o aumento do preço das rendas.

Carlos Carreiras

Ministério Público vai investigar acusações de Carlos Carreiras ao Bloco

Setembro 27, 2017

A Comissão Nacional de Eleições deu razão ao Bloco de Esquerda e decidiu enviar ao Ministério Público as declarações do autarca de Cascais, ao acusar a candidatura bloquista de ser responsável pela interdição da praia de Carcavelos.

Uma campanha partilhada para fazer a diferença

Setembro 27, 2017

Vídeo da campanha da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Lisboa.

A volta ao interior do concelho de Sintra em transporte público

Setembro 27, 2017

O Bloco de Esquerda realizou uma volta ao interior do concelho Sintra em transportes públicos para mostrar algumas das dificuldades sentidas pela população no seu dia a dia e para propor alternativas mais ecológicas para melhorar o direito à mobilidade.

“Não podemos continuar a tratar as questões ambientais como questões menores”

Setembro 27, 2017

Afirmando que as autarquias têm uma grande responsabilidade no que respeita à poluição das águas, Catarina Martins frisou que, para o Bloco, "a questão ambiental é prioritária, porque é uma questão de saúde pública, de qualidade de vida e do próprio desenvolvimento económico". 

João Teixeira Lopes não quer “alimentar o catavento político que é Manuel Pizarro”

Setembro 27, 2017

O candidato bloquista João Teixeira Lopes acusou o candidato pelo PS, e antigo vereador da Habitação, Manuel Pizarro, de “não ser sério nem credível”, porque “todos os dias arranja um novo partido com quem se quer coligar”.

Bloco de Leiria lança programa eleitoral em formato revista ilustrada

Setembro 27, 2017

O programa foi construído com o contributo de muitos cidadãos e cidadãs que participaram em sessões públicas e reuniões abertas no concelho, ao longo de vários meses de contacto com a população.