Está aqui

Autárquicas 2017

Na foto: Pedro Jordão - PDR-JPP, Rui Mendes – PS, Clemente Alves – PCP, Filipe Rua – PCP e Rui Costa – Bloco de Esquerda.
Outubro 11, 2017

O Bloco de Esquerda, PS, CDU e o movimento "Também és Cascais" contestam o resultado das eleições autárquicas, que ditou a vitória de Carlos Carreiras, do PSD.

Foto de Paulete Matos.
Outubro 4, 2017

Catarina Martins afirma que o reforço autárquico do Bloco permitiu “derrotar a direita e combater as maiorias absolutas”, o que garante "novas possibilidades de intervenção” e abre caminho à construção de "maiorias de transformação à esquerda", nos municípios e freguesias.

Outubro 2, 2017
Fotos de Paulete Matos.
Bloco de Esquerda elegeu 12 vereadores, 120 deputados municipais e 201 de freguesia – Foto de Paulete Matos
Outubro 2, 2017

Nas eleições autárquicas de 2017, o Bloco de Esquerda elegeu 12 vereadores, 125 deputados municipais e 213 de freguesia e, na votação nacional para as Câmaras Municipais, passou de 120.958 para 170.027 votos.

Outubro 2, 2017

Catarina Martins reagiu aos resultados eleitorais já conhecidos, que confirmam o crescimento do Bloco em número de votos e mandatos eleitos nos órgãos autárquicos.

Outubro 1, 2017

Ricardo Robles reagiu à eleição como vereador em Lisboa e sublinhou que irá assumir o mandato por inteiro durante os quatro anos.

Outubro 1, 2017

Numa primeira reação às projeções sobre a abstenção, Pedro Soares saudou os números que indicam uma quebra na abstenção. A confirmarem-se, poderão abrir “um tempo novo na democracia local”, diz o coordenador autárquico do Bloco.

“É preciso combater as maiorias absolutas, e ter a certeza de que nestas autárquicas se colocam em cada concelho vereadores que sabem ouvir. Vereadores que vão ser uma voz ativa na defesa das populações. Que sabem que há tanto por fazer”, disse Catarina Martins. 
Setembro 29, 2017

No comício de encerramento da campanha autárquica do Bloco de Esquerda, esta sexta-feira na Alfândega do Porto, Catarina Martins falou sobre o país “que tem sido esquecido” pelas maiorias absolutas. Por isso, pede o voto no Bloco “contra a alternância” e o “clientelismo” autárquico. 

Catarina Martins com João Teixeira Lopes na última arruada de campanha, no Porto. Foto de Paulete Matos.
Setembro 29, 2017
Fotogaleria da última arruada de campanha na Rua de Santa Catarina, no Porto.
Catarina Martins com João Teixeira Lopes na última arruada de campanha, no Porto. Foto de Paulete Matos.
Setembro 29, 2017

Para Catarina Martins, o Porto precisa de uma “mudança, e o Bloco pode fazer toda a diferença”. A cidade “precisa mais” do que a relação “novelesca de entendimentos e desentendimentos” entre o Partido Socialista e Rui Moreira. 

As diferentes forças políticas comprometeram-se com o combate aos "empreendimentos de natureza privada" na Saúde e Educação.
Setembro 29, 2017

As diferentes forças políticas “com projetos alternativos ao absolutismo até hoje reinante” em Cascais, definiram “20 propostas para uma alternativa democrática em Cascais". 

Maria Helena Figueiredo declara à Lusa que, em Évora, a "habitação social tem que ser uma prioridade"
Setembro 29, 2017

A candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Évora, Maria Helena Figueiredo, diz que é “inaceitável” haver “tanta gente a precisar de casa” no concelho e defende que é preciso pôr a Habévora no "eixo certo".

“Não poderia ter melhor forma de entrar no último dia desta campanha do que receber esta mensagem de apoio do João Semedo”, escreveu Ricardo Robles no facebook.
Setembro 29, 2017

O candidato bloquista à Câmara de Lisboa escreveu na sua página no facebook, dá conta da mensagem que recebeu “não poderia ter melhor forma de entrar no último dia desta campanha do que receber esta mensagem de apoio do João Semedo”.

“As autarquias são tudo menos transparentes, a democracia tem de ter contas certas”, criticou Catarina Martins
Setembro 29, 2017

A coordenadora bloquista salientou que foi a força do Bloco de Esquerda em 2015 que “mudou o quadro político e desbloqueou o país” e realçou que Ricardo Robles “estará no seu mandato por inteiro e mais ninguém [em Lisboa] dá essa garantia”.

Setembro 29, 2017
Fotos de Paulete Matos
Setembro 28, 2017

Catarina Martins participou na arruada com o candidato do Bloco à Câmara de Lisboa. Ricardo Robles apela ao voto dos lisboetas para impedir a maioria absoluta do PS e dar prioridade à habitação, transportes, creches, escolas e transparência.

Setembro 28, 2017

O candidato do Bloco à Câmara do Porto diz que o atual presidente da Câmara não quer ser escrutinado nos seus poderes e negócios, pelo que “o seu verniz mais uma vez está a quebrar” na reta final de campanha.

Setembro 28, 2017

O candidato bloquista participou com Francisco Louçã numa arruada na Bobadela e ouviu queixas sobre a falta de transportes e o aumento do preço das rendas.

Carlos Carreiras
Setembro 27, 2017

A Comissão Nacional de Eleições deu razão ao Bloco de Esquerda e decidiu enviar ao Ministério Público as declarações do autarca de Cascais, ao acusar a candidatura bloquista de ser responsável pela interdição da praia de Carcavelos.

Setembro 27, 2017

Vídeo da campanha da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Lisboa.

Setembro 27, 2017

O Bloco de Esquerda realizou uma volta ao interior do concelho Sintra em transportes públicos para mostrar algumas das dificuldades sentidas pela população no seu dia a dia e para propor alternativas mais ecológicas para melhorar o direito à mobilidade.

Setembro 27, 2017

Afirmando que as autarquias têm uma grande responsabilidade no que respeita à poluição das águas, Catarina Martins frisou que, para o Bloco, "a questão ambiental é prioritária, porque é uma questão de saúde pública, de qualidade de vida e do próprio desenvolvimento económico". 

Setembro 27, 2017

O candidato bloquista João Teixeira Lopes acusou o candidato pelo PS, e antigo vereador da Habitação, Manuel Pizarro, de “não ser sério nem credível”, porque “todos os dias arranja um novo partido com quem se quer coligar”.

Setembro 27, 2017

O programa foi construído com o contributo de muitos cidadãos e cidadãs que participaram em sessões públicas e reuniões abertas no concelho, ao longo de vários meses de contacto com a população.

Setembro 27, 2017
Catarina Martins e a candidata Helena Pinto foram ao mercado de Torres Novas. A dirigente do Bloco visitou ainda a EMEF com o candidato do Entroncamento, Henrique Leal. O dia terminou com um jantar em Torres Novas, com perto de 700 pessoas. Fotos de Paulete Matos.