França: Greves por tempo ilimitado

Os trabalhadores franceses vão radicalizar a luta contra o aumento da idade de reforma pretendido pelo Governo de Sarkozy. Os sindicatos dos trabalhadores dos caminhos de ferro já decidiram convocar greve para 12 de Outubro, por tempo ilimitado.
Os trabalhadores da empresa dos caminhos de ferro franceses convocaram greve por tempo ilimitado - Foto de linhas com comboios parados num dia de greve geral

Nesta quarta feira, os quatro principais sindicatos da SNCF (empresa dos caminhos de ferro) anunciaram a entrega de pré-aviso de greve para 12 de Outubro, por tempo ilimitado. Além dos sindicatos filiados na CGT, CFDT, UNSA e SUD, também os sindicatos filiados na FO, CFTC e CFE-CGC já tinham entregue pré-aviso semelhante.

Na empresa do metro de Paris (RATP), os sindicatos filiados nas centrais CGT, CFDT, FO e SUD entregaram também pré-aviso de greve para 12 de Outubro, por tempo ilimitado.

Segundo o jornal francês “Le Monde”, a CGT está a apelar à greve a 12 de Outubro, prolongável pelo menos até 30 de Outubro, noutras empresas de transportes urbanos.

A CGT está igualmente a apelar a greves a 12 de Outubro, por tempo ilimitado, na Total, empresa francesa de petróleo, nos portos e no transporte de mercadorias de longo curso. Para 140 empresas dos sectores do gás e electricidade, nomeadamente para a EDF e GDF-Suez, a CGT entregou nesta quarta feira um pré-aviso de greve para 12 de Outubro, por tempo ilimitado.