Direita pró-troika vence na Grécia

Vitória foi por pequena margem, e não é clara ainda a composição do governo presidido pela Nova Democracia. Syriza garante uma forte oposição contra um governo fraco.
Samaras: governo fraco terá forte oposição da Syriza. Foto do PSD

Segundo a estimativa oficial do Ministério do Interior grego, quando estavam contados 50% dos votos na Grécia, a Nova Democracia ganhou as eleições com 29,5% dos votos, seguida da Syriza com 27,1%, dos Gregos Independentes com 7,6%, da Aurora Dourada (fascistas) com 6,9%, da Esquerda Democrática com 6,2% e do Partido Comunista (KKE) com 4,5%.

Alexis Tsipras já reconheceu a derrota. No seu Facebook, a Syriza publicou uma curta declaração:

“Centenas de milhares de pessoas hoje quebraram o medo. A Syriza enviou ao mundo uma forte mensagem contra a política do memorando. A Syriza garante uma forte oposição contra um governo fraco. Não trairemos a confiança do povo grego.” (tradução aproximada).

Tsipras insistiu que a única maneira de sair da crise é reverter as medidas de austeridade. E garantiu que a Syriza se oporá a uma aliança dos poderes do passado, dentro e fora do país. “Começámos a luta para acabar com o plano de resgate. Abrimos o caminho da esperança”, disse o líder da Syriza.

Com este resultado, uma aliança dos partidos que apoiam a troika, a Nova Democracia e o Pasok, permite a formação de um governo maioritário – devido ao bónus de 50 deputados que a ND conquista por ficar em primeiro lugar. O Pasok, porém, já veio dizer que só aceita ir para o governo se a Syriza também for, o que já foi descartado por esta última.

Os Gregos Independentes, direita anti-memorando, descartaram totalmente participar de um governo que cumpra o memorando.

No seu discurso de vitória, Antonis Samaras disse que o povo grego “votou pela política que vai trazer empregos, desenvolvimento, justiça e segurança aos gregos”, ao mesmo tempo que afirmava que cumpriria todos os compromissos com a troika. Mas a tarefa de formar novo governo não parece tão fácil.

Resultados da previsão do Ministério do Interior da Grécia, em comparação com os resultados finais de 6 de maio de 2012:

17 de junho de 2012

6 de maio de 2012

Partido

Deputados

Deputados

Nova Democracia

Syriza

27,1

Pasok

12,3

Gregos Independentes (direita anti-resgate)