Em primeiro lugar, divulgamos a entrevista ao professor Carlos Farinha Rodrigues sob o tema e com o título: Portugal apresenta níveis de desigualdade muito superiores à média da União Europeia.
Publicamos também as apresentações feitas no colóquio pelos diferentes especialistas:
Jovens qualificados e precariedade: dificuldades de concetualização e mensuração de um fenómeno relevante por Nuno de Almeida Alves, Desigualdades sociais e efeito cidade por Renato Miguel do Carmo, O topo da distribuição dos rendimentos em Portugal por Frederico Cantante, Pobreza e vulnerabilidades sociais na cidade de Lisboa por Catarina Cruz e Paulo Costa Santos do Observatório de Luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa (OLCPL) e Porque falham os planos de combate à pobreza? por Alfredo Bruto da Costa.
Publicamos também, de novo, o texto Quão desiguais e pobres somos nós? A desigualdade e a pobreza na sociedade portuguesa contemporânea de Nuno Alves, as notícias do esquerda.net sobre o colóquio: “O essencial é a dignidade, e é isso que deve ser protegido”, “Se as políticas atuais se mantiverem, todos os ganhos sociais conquistados nos últimos anos serão perdidos” e Portugal, o país da UE com maior concentração do rendimento nos grupos do topo.
Por fim, dois vídeos: Colóquio desigualdade e pobreza e "Querem destruir a democracia no garrote da dívida", a intervenção de encerramento da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.