Está aqui

Uma viagem pela História de Portugal com o Professor Fernando Rosas

A RTP Internacional estreou este domingo o primeiro episódio de “História a História”, que já está disponível online no site da RTP. Realizada por Bruno Moraes Cabral e produzida pela Garden Films, a série documental, constituída por 13 episódios, “combina imagens originais e planos aéreos surpreendentes com inestimáveis imagens de arquivo”.

“O Professor Fernando Rosas viaja pelas histórias que atravessaram espaços marcantes do território português, desvendando o dia-a-dia da vida de diferentes épocas e revelando as marcas que chegaram até à atualidade. Por ruas e avenidas, salas, prisões, cemitérios, fábricas abandonadas e monumentos, o eloquente discurso do Professor Fernando Rosas não só guiará o telespectador através de alguns dos maiores momentos da História do nosso país como o surpreenderá com acontecimentos inusitados e curiosos da aventura lusa, totalmente desconhecidos do grande público”, refere a apresentação desta série documental.

No primeiro episódio, transmitido no passado domingo, e que já se encontra disponível online no site da RTP, “são revelados importantes acontecimentos ocorridos numa familiar rua em Lisboa, a Rua do Arsenal, traçada pela reconstrução pombalina de Lisboa após o terramoto de 1755”, que “presenciou e guardou no seu silêncio austero” momentos ímpares na História política do século XX português - do regicídio à implantação da República, da consolidação do Estado Novo aos momentos decisivos do 25 de Abril de 1974.

Nos restantes 12 episódios que compõem esta série documental, serão abordados temáticas como a História Trágico-marítima, os Naufrágios do Império, Rostos da Condição Feminina, Porto Insurgente, a CUF, a máquina a vapor, a pesca do Bacalhau.

Este novo formato procura “aproximar a História do grande público e levar o espectador a vivê-la na primeira pessoa, lado a lado com o Professor Fernando Rosas. Partindo de temas mais ou menos conhecidos do grande público, a série percorre Portugal de Norte a Sul em busca de cidades e vilas que guardam as marcas da nossa História”.

A série é realizada por Bruno Moraes Cabral, vencedor do Prémio Melhor Curta Metragem Nacional (PT) no Festival doclisboa 2011 pelo documentário Praxis. A direção de produção fica por conta de Hemi Fortes, e a fotografia de Carlos Isaac.

Os episódios de 28 minutos serão transmitidos todos os domingos na RTP Internacional e, a partir de dia 30 de novembro, na RTP África. No início do próximo ano está prevista também a sua emissão na RTP2.

Termos relacionados Sociedade
(...)