Está aqui

Cultura

"Viagem à União Soviética", de Urbano Tavares Rodrigues, agora reeditado pela Cavalo de Ferro.
Outubro 12, 2017

Por ocasião do centenário da revolução de 1917, a Cavalo de Ferro vai lançar esta semana uma reedição de "Viagem à União Soviética", um relato de Urbano Tavares Rodrigues. O Esquerda.net antecipa o prefácio de José Neves

Óscar Lopes foi comunista e militante até à sua morte em 2013. “A disciplina que assumia como regra, não condicionava nem a sua independência de pensamento nem a afirmação das suas ideias, mesmo quando divergentes das da direção”.
Outubro 11, 2017

“Um depoimento sobre Óscar Lopes é um encargo difícil. A sua dimensão humana, intelectual e política não cabe nos limites de qualquer escrito.” Texto de João Semedo sobre Óscar Lopes, nos cem anos do seu nascimento.

Série “História a História – África” estreia este domingo na RTP2
Outubro 10, 2017

Com autoria do historiador Fernando Rosas e realização de Bruno Moraes Cabral, “História a História” regressa aos ecrãs, este domingo, às 21h. Desta vez, a série é exclusivamente dedicada à história colonial portuguesa em África.

Kazuo Ishiguro recebeu os media no jardim da sua casa em Londres, nesta quinta-feira, 5 de outubro de 2017 – Foto de Neil Hall/Epa/Lusa
Outubro 5, 2017

Obteve sucesso com um romance tradicional inglês, mas soube arriscar ao escrever ficção científica distópica e até um livro ao estilo Role Plaiyng Games, que já foi descrito como o “Game of Thrones com consciência”. É este o Nobel da Literatura deste ano, um escritor tudo menos “tradicional”. Por Luis Leiria.

Foto de "O que é o Património Cultural Subaquático", UNESCO Portugal.
Outubro 4, 2017

Vinte e cinco arqueólogos e investigadores ligados à arqueologia náutica e subaquática publicaram esta quarta-feira, no jornal Público, um documento no qual criticam o Ministro da Cultura pela "degradação da capacidade de gestão do património arqueológico subaquático". 

Outubro 4, 2017

István Mészáros, filósofo marxista húngaro, morreu este domingo dia 1 de outubro. Seguidor próximo de Lukácz, foi um dos primeiros marxistas a identificar a crise ambiental global como uma contradição central do capitalismo tardio. 

Violeta Parra no La Scala, em Paris, 1953. Foto de www.fundacionvioletaparra.org.
Outubro 4, 2017

A mais relevante e amada cantautora da cultura chilena nasceu no dia 4 de outubro de 1917. No Chile, multiplicam-se as iniciativas para comemorar o centenário do seu nascimento. Hoje, em Lisboa, A Voz do Operário recebe um concerto de homenagem. Artigo de Sofia Roque.

Outubro 3, 2017

Rainer Weiss do MIT, Kip Thorne e Barry Barish, ambos da Caltech, ganharam o prémio-nobel em Física pela descoberta de ondas gravitacionais. Este artigo explica o que são e a sua importância.

Imagens virais do concerto dos Mashrou' Leila no Cairo, com a bandeira LGBT.
Outubro 3, 2017

O grupo Mashrou' Leila denunciou a "tirania" das autoridades egípcias e a "caça às bruxas" que prendeu 22 pessoas que ergueram a bandeira arco-íris da comunidade LGBT num concerto no Cairo, noticia o Sapo Mag/AFP. 

Poeta, cronista e encenador premiado, Jorge Listopad nasceu em 1921, em Praga, mas vivia em Portugal, desde a década de 1950. Foto da página oficial do escritor, no Facebook.
Outubro 3, 2017

O escritor, professor e encenador checo, radicado há várias décadas em Portugal, morreu no domingo, aos 95 anos, em Lisboa. Listopad encenou cerca de 60 peças de teatro e deixa 50 obras de prosa, poesia e ensaio.

Outubro 2, 2017

Três médicos norte-americanos vão receber o Nobel da Medicina pelo seu trabalho acerca dos mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano.

Strop, de Věra Chytilová (1961), passará na secção 'Retrospetiva', dia 21 de outubro, às 14h, no Peq. Auditório da Culturgest.
Outubro 1, 2017

Manuel Mozos, Adirley Queirós, Sharon Lockhart, Věra Chytilová e o singular cinema do Quebec são cinco momentos chave do programa do 15.º Festival Internacional de Cinema DocLisboa, que decorrerá de 19 a 29 de outubro.

Olhares do Mediterrâneo: festival de cinema no feminino começa esta quinta-feira
Setembro 26, 2017

De 28 de setembro a 1 de outubro, o Cinema S. Jorge, em Lisboa, acolhe a 4.ª edição do festival que parte do olhar das mulheres sobre este mundo que rodeia todo o Mediterrâneo. Serão 4 dias com 52 filmes de 17 países, debates, música, exposições e workshops.

Embankment por Rachel Whiteread, Tate Modern Londres Abril 2006 - Foto wikimedia
Setembro 26, 2017

Todas as candidaturas têm obrigação de dizerem ao que vão nestas eleições autárquicas, que projeto têm para os seus equipamentos culturais e se os consideram bênçãos ou maldições. Artigo de Amarílis Felizes.

Para o escritor nova-iorquino, Trump é um indivíduo "furioso, irracional, instável e narcisista: um perigo que se alimenta da atenção" que o mundo lhe dá. Foto de Miguel Tona, EPA/ LUSA.
Setembro 21, 2017

O escritor norte-americano esteve em Portugal, na semana passada, para apresentar o seu mais recente livro, 4 3 2 1. Porém, o tema sobre o qual mais falou foi sobre a sua “irritação” com o 45.º Presidente dos EUA: “Espero que a América sobreviva [a Trump]”.

Setembro 18, 2017

O filme, que já tinha sido distinguido nos festivais de cinema de Cannes e de Munique, integra agora o Festival de Toronto, no Canadá, e em outubro vai marcar presença no Festival de Londres. "A Fábrica de Nada", de Pedro Pinho, estreia em Portugal a 21 de setembro.

Setembro 17, 2017

A 21.ª edição do Queer Lisboa começou esta sexta-feira, no Cinema São Jorge, e estende-se até 23 de setembro, dia do lançamento da tradução portuguesa do clássico da teoria queer, Gender Trouble, de Judith Butler.

Já começou o Desobedoc 2017-Extensão Viseu
Agosto 31, 2017

Na Carmo'81, sede da Cooperativa Acrítica, em Viseu, a mostra de cinema insubmisso começou esta quarta-feira e estende-se até dia 2 de setembro, com uma programação que assinala os 100 anos da revolução Russa e promove uma homenagem a Ken Loach.

Aurélio Lopes apresentará o painel “Videntes, confidentes e penitentes - A construção do sagrado no universo cultural de Fátima”, no Fórum Socialismo 2017
Agosto 20, 2017

Porquê, a história do cristianismo se plasma de episódios taumatúrgicos em que as diversas divindades cristãs se revelam aos Homens? Artigo de Aurélio Lopes, que apresentará o painel “Videntes, confidentes e penitentes - A construção do sagrado no universo cultural de Fátima”, no Fórum Socialismo 2017.

Avião larga água sobre um eucliptal a arder – Vendas Novas, 2 de julho de 2017 – Foto de Miguel A. Lopes/Lusa
Agosto 18, 2017

Serão as vantagens financeiras associadas ao negócio compensadoras dos riscos económicos, ambientais e sociais para a sociedade? Artigo de Paulo Pimenta de Castro, que apresentará o painelEucaliptal”, no Fórum Socialismo 2017.

Agosto 17, 2017

Embora em Fevereiro de 1918 os títulos russos tenham sido repudiados pelo governo soviético, continuaram a ser transaccionados até à década de 1990. Por Eric Toussaint. Parte 6 da série: Centenário da Revolução russa e do repúdio das dívidas.

Robótica feita em casa - Foto de Fumi Yamazaki/flickr
Agosto 16, 2017

No domínio do emprego é pertinente a pergunta: será que teremos um futuro sem empregos? Artigo de Paulo Marques Alves, que participará no Debate “A revolução tecnológica atual e as suas implicações sociais”, com António Chora, no Fórum Socialismo 2017.

Com o derrube do czarismo e a chegada ao poder dos bolcheviques, numerosos documentos até aí confidenciais foram divulgados ao público
Agosto 15, 2017

Com o derrube do czarismo e a chegada ao poder dos bolcheviques, numerosos documentos até aí confidenciais foram divulgados ao público. Por Eric Toussaint e Nathan Legrand. Parte 5 da série: Centenário da Revolução russa e do repúdio das dívidas.

Manifestação de soldados na Rússia em fevereiro de 1917
Agosto 12, 2017

A Revolução Russa abriu um horizonte emancipatório que não foi eclipsado, apesar das traições, das decepções e, por fim, da brutal restauração capitalista que a sucedeu. Por Michael Löwy.

Filomena Marona Beja - Foto de André Beja
Agosto 7, 2017

A escritora Filomena Marona Beja afirma, em entrevista ao esquerda.net, que a atual solução governativa “dá esperança aos portugueses” e que é preciso combater a ideia que os partidos são todos iguais. Por Pedro Ferreira