Está aqui

Cultura

“Amnah. Um conjunto de roupa de um bebé que nasceu morto, o único vestígio que a mãe tem do seu trágico parto, que teve lugar num checkpoint.” Foto de  Samar Hazboun.
Dezembro 16, 2017

Na série de fotografias intitulada Beyond Checkpoints, de Samar Hazboun, os rostos e os objetos contam histórias trágicas sobre o que é ser mulher e querer ser mãe, num território ocupado e militarizado. Muitas vezes, tantas vezes, a vida é mesmo impossível. Por Sofia Roque.

Hayat (à esquerda) ensina yoga às residentes da sua aldeia, Zataara, nos arredores de Bethelehem, na Cisjordânia. Foto de Tanya Habjouqa/ Panos Pictures.
Dezembro 9, 2017

Num tempo em que a paz no Médio Oriente sofre um novo revés, o premiado trabalho de Tanya Habjouqa, Occupied Pleasures, vê renovado o seu sentido de homenagem ao povo palestiniano que, apesar dos 50 anos de ocupação israelita, não se deixou vencer na sua humanidade. Por Sofia Roque.

Dezembro 8, 2017

No centenário da Revolução de Outubro, recordamos a trajetória de um dos mais importantes compositores do século XX.  Artigo de Andrés Navarro

Dezembro 7, 2017

Os últimos anos de vida do artista Fernando Relvas foram de carência financeira agravada por problemas de saúde. O pedido de atribuição do subsídio de mérito cultural, criado em 1982 para estas situações, nunca teve resposta. Leia aqui a carta de Viriato Teles ao ministro da Cultura.

Dezembro 2, 2017

O filme de Pedro Pinho recebeu este sábado o prémio especial do júri presidido pelo realizador chileno Pablo Larrain.

Raparigas a jogar à bola, na cidade de Beit Lahiyah, no norte de Gaza. Foto de Monique Jacques.
Dezembro 2, 2017

Neste primeiro ciclo do tema arte&resistência, a fotografia e a Palestina são o pretexto para dar a conhecer cinco mulheres artistas, cuja obra é exemplo de uma conciliação emancipatória: a que reúne o poder da imagem e a experiência de um corpo que resiste num território ocupado. Por Sofia Roque.

Cálculo Básico, 1928 por El Lissitzky
Novembro 26, 2017

Lissitzky foi uma figura relevante da vanguarda russa e foi autor de inúmeras mostras de arte e trabalhos de propaganda da União Soviética. Por António José André.

Novembro 23, 2017

Faleceu na terça-feira um dos maiores criadores da banda desenhada portuguesa. O corpo estará em câmara ardente nos Paços do Concelho da Amadora e o funeral é na sexta às 11h no Crematório de Barcarena.

Novembro 21, 2017

A partir de um projeto coordenado pelo historiador Fernando Rosas, a exposição traz a público, pela primeira vez, o debate científico sobre as centenas de trabalhadores forçados portugueses apanhados nas malhas do regime alemão. No CCB, em Lisboa, até dia 22 de janeiro de 2018.

Novembro 21, 2017

Com mais de 40 anos de atraso, o clássico livro “Para ler o Pato Donald” será lançado nos EUA. Ironicamente, governado por outro Donald — que comunga dos ideais de governos que lançaram este livro às fogueiras. Artigo de Ariel Dorfman, TomDispatch

“É possível repudiar ou suspender unilateralmente o pagamento da dívida e relançar a economia”, conclui Eric Toussaint no final deste trabalho
Novembro 19, 2017

Publicamos aqui a conclusão e o epílogo do artigo de Éric Toussaint, que fomos divulgando em várias partes. No final o autor resume: “é possível repudiar ou suspender unilateralmente o pagamento da dívida e relançar a economia”.

Novembro 18, 2017

No dia em que Manuel António Pina celebraria 74 anos, a família do escritor, poeta e jornalista anuncia que todo o seu espólio será digitalizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com o apoio financeiro da Fundação Gulbenkian. 

El Lissitsky, “Beat the Whites with the Red Wedge”, 1919
Novembro 18, 2017

A partir de 1926, apesar do repúdio das dívidas, os bancos privados europeus e os governos começaram a conceder empréstimos à URSS. Por Eric Toussaint

Lloyd George
Novembro 17, 2017

Nas negociações de Génova, em 1922, Lloyd George, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, e Tschitscherin, chefe da delegação soviética, trocaram argumentos que vale a pena serem conhecidos. As negociações foram inconclusivas. Por Eric Toussaint

Novembro 16, 2017

No dia 10 de novembro de 1995, morreu Ken Saro-Wiwa. Foi um escritor, produtor de televisão e ecologista nigeriano. Lutou contra a degradação da vida das pessoas, terras e águas do delta do Níger. Acabou executado. Por António José André.

A edição de "Ser solidário", de 1982, inclui a gravação de "FMI", uma das composições mais célebres de José Mário Branco.
Novembro 15, 2017

Para assinalar os 50 anos de uma inspiradora carreira que transpôs os tempos e as gerações, serão reeditados os álbuns de José Mário Branco, publicados originalmente entre 1971 e 2004, e ainda publicado um álbum ao vivo, que remete para concertos de 1997.

Apesar do seu desacordo com as exigências exorbitantes das potências ocidentais, a delegação russa afirmou-se disposta a fazer concessões respeitantes à dívida contraída pelo czar antes da entrada em guerra
Novembro 14, 2017

Apesar do seu desacordo com as exigências exorbitantes das potências ocidentais, a delegação russa afirmou-se disposta a fazer concessões respeitantes à dívida contraída pelo czar antes da entrada em guerra. Por Éric Toussaint

Novembro 14, 2017

O espetáculo terá lugar no dia 18 de novembro, e conta com a participação do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, Coro da Universidade de Lisboa, Grupo Coral Viva Voz e do cantor Francisco Fanhais. Existirão ainda recriações de José Afonso pelo Grupo Barahúnda, da Galiza.

O Petit Journal de 20 de abril de 1922
Novembro 13, 2017

O programa de exigências dos governos ocidentais era uma verdadeira provocação da parte das potências ocidentais, levou a delegação soviética a contactar poucas horas depois a delegação alemã. Artigo de Éric Toussaint

Novembro 11, 2017

Durante o ano de 1917, o Soviete de Petrogrado passou de um organismo disposto a negociar com o capital para um pronto para a revolução. Por Kevin Murphy.

Em 15 de abril de 1922, numa conferência económica internacional, os governos ocidentais apresentaram um programa de exigências visando resolver a seu contento o contencioso à volta do repúdio das dívidas
Novembro 10, 2017

Em 15 de abril de 1922, numa conferência económica internacional, os governos ocidentais apresentaram um programa de exigências visando resolver a seu contento o contencioso à volta do repúdio das dívidas e das expropriações decretadas pelo governo soviético. Por Éric Toussaint

Foto sugu/Flickr
Novembro 10, 2017

“O Ministério da Cultura anunciou o aumento global, 10,9%. Esmiuçando para já o número, destes [10,9%], 10% dizem respeito à RTP (Comunicação), deixando apenas um aumento de 0,9% para a Cultura”, critica o Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo, do Audiovisual e dos Músicos. 

Mia Couto considera que a literatura tem o poder de mostrar que as diferenças "são simplesmente superficiais ou circunstanciais". Foto de Wikimedia Commons.
Novembro 9, 2017

Um livro que invoca o passado para falar do presente, revelando as "falsas diferenças" que dividem hoje os moçambicanos. O novo romance de Mia Couto é apresentado esta quinta-feira, na sala do arquivo da Câmara Municipal de Lisboa.

Assinatura do Tratado de Rapallo: o chanceler Joseph Wirth com os representantes da delegação soviética Leonid Krassin, Grigorij Tchitchérine e Adolf Joffe
Novembro 8, 2017

Em abril-maio de 1922, durante cinco semanas, teve lugar uma importante conferência de alto nível. O primeiro-ministro britânico, Lloyd George, desempenhou aí um papel central; o mesmo se pode dizer de Louis Barthou, ministro do presidente francês, Raymond Poincaré. Por Éric Toussaint

Novembro 8, 2017

Além de dar 1% para a cultura, isto é, um euro por cada cem euros — o mínimo para um cidadão se poder olhar ao espelho da república — talvez as formigas pudessem fazer trabalhos de cigarras. Artigo de Jorge Louraço, dramaturgo.