"Avenida do Príncipe Perfeito", novo romance de Filomena Marona Beja.
Junho 22, 2017

O nono romance da autora, que chega esta quinta-feira às livrarias, explora o Portugal dos anos 80 e o envolvimento de alguns portugueses no tráfico de armas dos Estados Unidos da América para a guerra entre o Irão e o Iraque.

George Steiner na New Yorker, edição Relógio d'Água.
Junho 19, 2017

“1984” esteve para se chamar “O Último Homem da Europa”, mas Orwell preferiu por no título uma data sem significado. O livro tornou-se assim um sucesso, narrando precisamente a banalização do poder sob a novilíngua, a sua voz do senso comum. Artigo de Francisco Louçã publicado no blogue Tudo Menos Economia.

Junho 17, 2017

As mulheres não foram apenas a “centelha” da Revolução Russa, mas a força motriz que a impulsionou. Por Megan Trudell.

Albert Cossery (1913-2008)
Junho 15, 2017

O escritor egípcio deixou-nos uma obra suscetível de despertar paixões desabridas que abrem caminho para a criação de uma série de mitos em torno da sua vida e da interpretação do seu pensamento político e social. Por Pedro Ferreira.

Lenine, 18 de março de 1919 – Foto wikipedia
Junho 14, 2017

Há 100 anos, a insurreição bolchevique dirigida por Lénine derrubou séculos de feudalismo na Rússia. Mas o que é que isto significa para o mundo de hoje? Por China Miéville

Produção de "Julius Caesar", de Shakespeare. Fonte: Public Theater, Nova Iorque.
Junho 13, 2017

A Delta Air Lines e o Bank of America abandonaram o festival depois de ataques dos media conservadores e do fllho de Donald Trump. A companhia recusa as acusações e diz que "aqueles que procuram defender a democracia por meios não democráticos pagam um preço terrível".

Junho 10, 2017

Leonardo Padura escreveu esta história publicada recentemente na Revista ‘ñ’, da Argentina. O texto original foi publicado pelo site Sin Permiso, que já publicou vários artigos deste autor cubano, alguns sobre o seu livro mais famoso: O homem que gostava de cães.

Junho 8, 2017

O escritor e poeta recebeu com "serenidade e alegria" a decisão do júri do Prémio Camões, reunido esta quinta-feira no Rio de Janeiro.

Edifício da Agência Lusa - Foto de Inácio Rosa/Lusa (arquivo)
Junho 6, 2017

Questionado pelo deputado Jorge Campos na Assembleia da República, o Ministro da Cultura recusou-se a justificar este novo corte que contraria o orçamento de estado.

Mosteiro dos Jerónimos. Foto de Filipe Barreto/Flicr
Junho 6, 2017

Auditoria à Direcção Geral do Património Cultural (DGCP) descobre irregularidades na gestão de Isabel Almeida, ex-diretora dos Jerónimos. Uma associação sem fins lucrativos foi usada para realizar festas de aniversário e empresas pagaram eventos acima da tabela. O caso foi entregue ao Ministério Público.

Convento de Cristo, em Tomar. Fonte: DGPC.
Junho 4, 2017

A Direção Geral do Património Cultura reagiu ainda esta sexta-feira, anunciando a abertura de um inquérito. Contudo, os documentos terão de ser entregues à Assembleia da República, por força do requerimento do deputado Jorge Campos.

Logo do redeangola.info
Junho 2, 2017

Para os leitores e leitoras acostumados a abrir o site www.redeangola.info e saber ali notícias de Angola feitas com toda a independência agora clicam numa carta que não podia ser mais triste para o jornalismo em língua portuguesa. O Rede Angola fechou.

Maio 28, 2017

O realizador foi galardoado com o Prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema pelo filme "A Fábrica de Nada", que aborda uma experiência de autogestão coletiva de uma fábrica. Pedro Pinho deixou críticas aos apoios ao cinema em Portugal.

Salvador e Luísa Sobral na homenagem da Assembleia da República. Foto de Mário Cruz/Lusa.
Maio 19, 2017

Convidado para um almoço pelo Ministro da Cultura após a homenagem da Assembleia da República, Salvador Sobral aproveitou para considerar que o governo devia “dar uma fatia um bocadito maior do Orçamento à Cultura, que tem sido esquecida”.

"Fátima", filme de João Canijo
Maio 19, 2017

O filme não pretende tecer qualquer conclusão sobre a fé, a tradição das peregrinações a Fátima ou a necessidade do transcendente. Procura, sim, observar e retratar a realidade de quem as faz. Por Bárbara Veiga

"O mais importante é entender que a presidência do instituto do cinema é um cargo político e não um cargo técnico ou burocrático”, afirma João Salaviza - Foto m4tik/Flickr
Maio 18, 2017

Em declarações ao esquerda.net, João Salaviza comenta a celeridade da nomeação da nova direção: "fico impressionado com o contraste entre a capacidade de em dois dias mudar a direção do instituto, comparando com atrasos de cinco meses na abertura dos concursos.”

Imagem do filme "Kiro Russo", de Kiko Russo, o grande vencedor desta edição do IndieLisboa.
Maio 14, 2017

O boliviano Kiro Russo foi o grande vencedor da edição deste ano do festival internacional de cinema independente. No palco nacional, a estreia de Miguel Clara Vasconcelos nas longas metragens saiu premiada.

Foto m4tik/Flickr
Maio 6, 2017

"O sucessivo adiamento da abertura dos concursos arrisca tornar-se num novo ano zero para o cinema português (como foi o terrível ano de 2012), com consequências catastróficas para todo o setor", dizem as Associações numa carta ao primeiro-ministro.

Crianças numa sala de aula com uma barra preta sobre os olhos, exceto uma, fotografia a preto e branco.
Maio 3, 2017

O esquerda.net faz uma antevisão do IndieLisboa com uma entrevista a Mafalda Melo. O festival irá decorrer de 3 a 14 de maio. Por Joana Campos.

Abril 28, 2017

A conversa entre o ator e o candidato do Bloco à Câmara do Porto é no domingo às 16h. Entre sexta e domingo, a página de Facebook do esquerda.net vai transmitir em direto alguns eventos do festival de cinema Desobedoc.

Abril 26, 2017

Numa investigação do Público, confirma-se que o projeto para o funicular da Graça de Manuel Salgado destrói o alambor da muralha fernandina em Lisboa, algo para que o Bloco alertou na Assembleia Municipal em Outubro de 2016.

Cartaz do IndieLisboa 2017
Abril 25, 2017

O IndieLisboa regressa às salas lisboetas e este ano traz uma secção chamada “Alt-cinema” dedicada à reflexão a atualidade política no mundo, com o fortalecimento de vários movimentos nacionalistas e populistas.

Abril 25, 2017

Em abril de 1974, enquanto a revolução ocorria em Portugal, o Brasil vivia o décimo ano da sua ditadura militar, que duraria até 1985.

Abril 23, 2017

Em que pensava Vladimir Lenine na longa viagem para a Estação Finlândia em Petrogrado, em 1917? Artigo de Tariq Ali.

José Soeiro, João Semedo, Catarina Martins e Alexandre Alves Costa na apresentação do Desobedoc 2017
Abril 19, 2017

Pelo segundo ano no Cinema Batalha, o Desobedoc 2017 apresentará quarenta filmes, dos quais treze portugueses, que abordarão quatro temas: Direito à Cidade; tributo a Ken Loach; 100 anos da Revolução Russa; Trabalho e precariedade.