Torre em Picoas: Denúncia do Bloco encaminhada ao Ministério Público

Helena Roseta, Presidente da Assembleia Municipal, anunciou que irá enviar a denúncia do Bloco sobre ilegalidades cometidas na construção do edifício em Picoas ao Ministério Público.
Edifícios que ocupavam o terreno onde agora está a ser construída a torre.

Na sequência das denúncias feitas pelo Grupo Municipal do Bloco em Lisboa das ilegalidades cometidas na construção de um edifício sito em Picoas, a Presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, comunicou hoje à Conferência de Representantes da AML que irá denunciar a situação ao Ministério Público. O prédio em questão está localizado na Avenida Fontes Pereira de Melo, em frente à Maternidade Alfredo da Costa.

Esta notícia surge depois de uma carta enviada pelo Grupo Municipal do Bloco a Helena Roseta, que descreve várias irregularidades no processo de construção que configuraram um previsível crime urbanístico por parte do construtor. Depois de discutida a carta na Conferência de Representantes, Helena Roseta entendeu proceder à denúncia obrigatória, de imediato, ao Ministério Público.

O edifício já esteve envolto em inúmeras polémicas, a última das quais foi a construção do edifício ter ido além dos limites legais do lote, a posterior tentativa de camuflagem da ilegalidade por parte da Câmara Municipal de Lisboa e o facto de a ordem de paragem de obra que lhe seguiu não ter constado do livro de obra.

A obra está há meses a ser discutida pela Assembleia Municipal de Lisboa, onde o deputado do Bloco, Ricardo Robles, tem sistematicamente denunciado ilegalidades no processo. "Este é um caso paradigmático da política de urbanismo da CML. Aos grandes promotores imobiliários tudo é permitido, e neste caso, até construir fora do próprio lote privado avançando para o domínio público. Tudo em nome da máxima rentabilidade dos investidores", afirmou em março Ricardo Robles ao esquerda.net.