O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares, eleito por Aveiro, denunciou num requerimento (aceda ao requerimento na íntegra) enviado ao Governo que o Hospital de S. Sebastião na Feira exige um depósito de 15 euros a quem queira visitar um doente internado. Segundo a comunicação social, também os hospitais de Braga e Guimarães exigem uma caução de cinco euros aos visitantes de doentes internados.
Para Pedro Filipe Soares a exigência “é incompreensível num contexto de crise económica e social, onde as famílias têm enormes dificuldades” e cria uma “discriminação inadmissível” entre os que podem pagar e os que não conseguem pagar “e, por isso, se vêem impedidos de visitar os seus familiares”.
O deputado perguntou ao Governo se conhece a situação e se concorda com a “discriminação”, que responsabilidades pedirá à administração do hospital “sobre a utilização das formas intimidatórias referidas para com os visitantes de utentes internados” e se tem conhecimento de queixas de utentes face a esta situação e que resposta deu.