Hospital da Feira exige 15 euros de caução para visitar um doente

17 de abril 2011 - 18:27

O Hospital de S. Sebastião chegou a chamar a polícia para intimidar um visitante que se recusava a pagar. O deputado Pedro Filipe Soares, que denunciou esta situação, considera que a “exigência é uma clara discriminação de quem está economicamente mais frágil” e questionou o Governo.

PARTILHAR
Hospital de S. Sebastião chegou a chamar a polícia para intimidar um visitante que se recusava a pagar os 15 euros

O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares, eleito por Aveiro, denunciou num requerimento (aceda ao requerimento na íntegra) enviado ao Governo que o Hospital de S. Sebastião na Feira exige um depósito de 15 euros a quem queira visitar um doente internado. Segundo a comunicação social, também os hospitais de Braga e Guimarães exigem uma caução de cinco euros aos visitantes de doentes internados.

Para Pedro Filipe Soares a exigência “é incompreensível num contexto de crise económica e social, onde as famílias têm enormes dificuldades” e cria uma “discriminação inadmissível” entre os que podem pagar e os que não conseguem pagar “e, por isso, se vêem impedidos de visitar os seus familiares”.

O deputado perguntou ao Governo se conhece a situação e se concorda com a “discriminação”, que responsabilidades pedirá à administração do hospital “sobre a utilização das formas intimidatórias referidas para com os visitantes de utentes internados” e se tem conhecimento de queixas de utentes face a esta situação e que resposta deu.

File attachments
Termos relacionados: Política