Está aqui

Comunidade

Outubro 19, 2017

No dia 17 teve lugar a primeira reunião que poderá estar na génese da criação da secção autónoma LGBTQIA+ do Instituto Superior Técnico. Esta reunião foi divulgada no grupo de facebook do IST e em menos de 24h caíram mais de 200 comentários. Por António Coelho.

Outubro 18, 2017

Terá o Facebook a audácia de considerar o desastre deste domingo e que rompeu noite adentro, um acontecimento sem significado? Por Ricardo Santos.

Setembro 29, 2017

A quem serão acessíveis estas novas casas de uma Lisboa “reabilitada”?, questiona um grupo de arquitetos. Por Manuel Bivar, Márcia Saldanha, Ricardo Lopes e Sebastião Santos.

A AutoEuropa foi pensada para acolher a produção de modelos de nicho de mercado, e não para modelos de grande volume
Setembro 5, 2017

A AutoEuropa foi pensada para acolher a produção de modelos de nicho de mercado, e não para modelos de grande volume. Artigo de Hugo Arsénio Pereira

Setembro 3, 2017

Escrevo este artigo pela simples razão de estarmos relativamente retrógrados no desporto em relação aos restantes países do mundo e por sermos o quinto país da Europa com maior nível de obesidade em jovens. Por André Teixeira.

Agosto 20, 2017

Está nas mãos dos governantes do PS, com os apoios parlamentares do Bloco e do PCP, o compromisso para a sustentabilidade da interioridade e da floresta, do bem para as suas populações a incentivar e realizar por políticas de desenvolvimento humano integradas. Por José Sintra.

Agosto 18, 2017

Os interesses económicos nas florestas foram totalmente capturados pelas grandes empresas de celuloses. A legislação de Passos Coelho/Cristas, traduz a submissão a esses interesses, como nunca antes. Por José Sintra.

Agosto 17, 2017

Se o Estado frustrou o direito das populações à sua segurança e socorro de vidas e bens, o autor que suscitou, no essencial, a responsabilidade do Estado, na minimização dos efeitos do incêndio de Pedrógão, assim como no dever de indemnização das populações, foi a gestão do SIRESP. Por José Sintra.

Agosto 8, 2017

No caso concreto dos incêndios e do dano principal, a vida humana, foi violado objectivamente pelo Estado o princípio da confiança e exigibilidade de segurança mínima pelos cidadãos. Por José Sintra.

O contrato de concessão da EPHTM tem a duração de 15 anos. Após sete anos de gestão, é fácil fazer uma reflexão: a qualidade piorou
Agosto 7, 2017

Sendo o turismo e a hotelaria as principais atividades motoras da economia madeirense, não pode um alicerce desta importância, como é a qualificação e formação dos alunos, estar a ser concessionado a uma entidade privada. Contributo de Diogo Henriques

Agosto 6, 2017

Está em causa um contrato que o Tribunal de Contas, em Acórdão de 2006, caracterizou de portador de ilegalidades que feririam a sua existência embora aprovando-o com “condições” para que fossem sanados seus vícios. Por José Sintra.

Agosto 4, 2017

Fazerem-se as necessárias considerações aos recentes incêndios, obriga-nos a encontrar, muito graficamente, dois tipos de explicações, que passam pela larga tradição que as erradas políticas florestais têm em Portugal e a inaptidão e falhas do SIRESP. Por José Sintra.

O atual cenário paisagístico proporcionado pela rede de passadiços e todas as atividades que vão sendo promovidas na laguna, fazem a Barrinha ganhar nova vida - foto de José Lopes
Agosto 3, 2017

O atual cenário paisagístico fazem a Barrinha ganhar nova vida. Mas os focos de poluição que continuam a correr para este espaço natural ainda não deixaram de preocupar. Texto e fotos de José Lopes.

Agosto 2, 2017

A oposição de direita, seguindo os passos de Passos, tem exibido que, com o desnorte da Troika, sem registo discursivo, os temas que suscitam elevação do debate é a invenção suicidária ou a aritmética da contabilização de cadáveres. Por José Sintra.

Julho 28, 2017

O Estado, pelos valores humanos, sociais e económicos em causa, não pode, de algum modo, deixar de reflectir e agir, intervir, no que às relações e condições de trabalho concerne. Por João Fraga de Oliveira.

Julho 12, 2017

A escola está a tornar-se num espaço de preparação de exames e não num espaço de novas aprendizagens e de novas experiências. Artigo de Diogo Henriques.

"Ergui a minha voz indignada pela reversão que o governo do PSD/CDS queria fazer na lei que permite a IVG", refere Deolinda Martin
Julho 5, 2017

Deolinda Martin foi condenada a trabalho comunitário por ter protestado na AR contra “reversão” que o governo do PSD/CDS queria fazer na lei da IVG. No facebook questiona: “com tanto crime grave a prescrever porque esta mão pesada sobre a liberdade de expressão?”

Estação de caminho de ferro de Bragança – Foto de M.Peinado/flickr
Junho 15, 2017

Arrancaram com celeridade ímpar as obras de adaptação do canal da Linha do Tua, nos 76 km entre Carvalhais e Bragança, em mais uma ciclovia. Nada neste projecto faz qualquer sentido. Contributo de Daniel Conde

Barrinha de Esmoriz - Fotos de José Lopes
Junho 2, 2017

As obras de requalificação e valorização da Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos uniram as margens das freguesias banhadas pela laguna, mas os focos de poluição persistem e os dragados bombeados para o mar e estão a manchar esta intervenção. Bloco questiona Governo. Por José Lopes

Foto de Paulete Matos
Maio 29, 2017

As alunas e alunos da Escola Secundária de Vagos decidiram não ficar indiferentes ao que aconteceu com as colegas e nós também não iremos ficar. Por Mariana Olho Azul

Maio 9, 2017

É vital separar dois conjuntos de debates ocorridos nas últimas duas semanas relativamente às eleições francesas. Por Kevin Ovenden.

Maio 7, 2017

A repressão aos direitos não só acontece aos trabalhadores, mas, também, aos futuros trabalhadores, os jovens estudantes. Artigo de Diogo Henriques. 

Resultados na primeira volta, por departamento: Amarelo – Emmanuel Macron, Cinzento – Marine Le Pen, Azul – François Fillon, Vermelho – Jean-Luc Mélenchon - Imagem da wikipedia
Maio 3, 2017

Fazemos aqui uma análise dos resultados obtidos pelos vários candidatos na 1ª volta das eleições presidenciais francesas, não apenas ao nível político, mas também sociológico e geográfico. Artigo de Jorge Martins.

Boiko Borisov, líder do Gerb, partido de direita da Bulgária, depois de ter votado, 26 de março de 2017 – Foto de Georgi Licovski/Epa/Lusa
Março 29, 2017

Realizaram-se, no passado domingo, eleições legislativas antecipadas na Bulgária, que deram a vitória ao partido conservador GERB, embora longe da maioria absoluta. Por Jorge Martins

Joseph Stiglitz diz que as cooperativas são o melhor modelo para lidar com os riscos da próxima década
Março 28, 2017

Para Joseph Stiglitz as cooperativas são o melhor modelo para lidar com os riscos que a sociedade apresenta e com a volatilidade económica da próxima década. São a melhor alternativa ao modelo económico atual, baseado no egoísmo e que fomenta as desigualdades. Tradução resumida da notícia de thenews.coop por Paulino Ascenção.