Greve geral já está em marcha

Primeiros setores a aderir são os bombeiros, recolha de lixo e transportes, com grande adesão. Arménio Carlos espera uma grande greve geral e saúda os sindicatos da UGT que decidiram participar. No vídeo, João Semedo apela à Greve Geral.
Piquete de greve dos trabalhadores do Metro de Lisboa. Foto de Paulete Matos.

Apenas dois dos 121 motoristas dos carros da recolha do lixo em Lisboa estão a trabalhar esta madrugada, disse uma fonte sindical à agência Lusa. Os bombeiros sapadores de Chelas paralisaram também quase totalmente, e os transportes já estão a ser afetados pela greve.

Cerca de 200 voos já foram cancelados. O maior volume de cancelamentos é da responsabilidade da TAP, que às vésperas da greve já fora obrigada a suspender 45% da operação prevista para o dia da greve, tendo cancelado 163 dos 360 voos programados. A açoriana SATA decidiu, para já, deixar em terra 27 ligações.

O gabinete de comunicação da CP informou que até às 20h foram suprimidas 63 ligações, a maioria no serviço regional. No Porto, a CP registou 17 supressões e na capital não se realizaram duas ligações. O metro de Lisboa já anunciara a interrupção do serviço às 23h20 de terça-feira e a greve é total desde as 00 hs de quarta-feira.

Na Transtejo, apenas uma tripulação está a trabalhar, estando previstas travessias às 00:30, 01:30 e 05:15, a cumprir os serviços mínimos.

Adesões próximas aos cem por cento também nos trunos da noite dos hospitais, como o D. Estefânia , S. José ou a Maternidade Alfredo da Costa.

Um forte piquete de greve mantinha paralisado o centro de triagem dos CTT em Cabo Ruivo.

Arménio Carlos prevê uma grande greve

O líder da CGTP, Arménio Carlos, afirmou que conta com uma grande greve geral e saudou os sindicatos da UGT que vão aderir ao movimento.

“Creio que vamos ter uma grande greve geral”, afirmou o líder da CGTP, Arménio Carlos, frisando que “apesar de ter sido convocada pela CGTP, imediatamente se transformou numa greve de todos aqueles que se sentem indignados e descontentes, independentemente de estarem ou não filiados nos sindicatos da CGTP”.

Arménio Carlos saudou também os sindicatos da UGT que decidiram juntar-se à paralisação.

“Para além de uma saudação muito especial aos nossos camaradas dirigentes e delegados sindicais, bem como a muitos membros das comissões de trabalhadores, (...) que há semanas andam a criar condições para termos uma grande mobilização, não seria justo que não aproveitasse esta oportunidade para saudar também os sindicatos e os trabalhadores de outros sindicatos que aderiram à greve geral sem qualquer preconceito”, sublinhou.

Recorde-se que os principais sindicatos da UGT, como os dos bancários e os da Função Pública, como a Fesap ou o STE, aderiram à greve, e o próprio João Proença disse que faria greve, devido à decisão do seu sindicato. A UGT, porém, manteve a decisão de não aderir como central.

João Semedo, um dos coordenadores do Bloco de Esquerda, acompanhado de Ana Drago e Helena Pinto,  foi dar apoio aos trabalhadores do Metro (foto de Paulete Matos)

João Semedo apela à Greve Geral