Está aqui

Desemprego de longa duração sobe 38,4%

Em apenas um ano, o número de desempregados de longa duração inscritos nos centros de emprego subiu para cerca de 220 mil pessoas.
Apesar da habitual descida no mês de Junho, os inscritos de longa duração não páram de aumentar. Foto Paulete Matos

O aumento do desemprego de longa duração é um dos dados revelados no relatório de Junho de Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O número de inscritos nos Centros de Emprego diminuiu face ao mês anterior em 1,8%, como é hábito nesta altura do ano, encontrando-se agora registados 551.868 desempregados, ou seja, mais 62.048 indivíduos do que um ano antes, o que corresponde a um aumento de 12,7%  ao longo de um ano.

A principal descida verifica-se no Algarve (menos 7,9%), e é o próprio IEFP que confirma a importância da sazonalidade na quebra no número dos inscritos "de forma mais intensa que em 2008".

Segundo a informação do IEFP, relativa aos números de junho, a subida do desemprego no último ano atingiu mais os homens (mais 13,5%) do que as mulheres (mais 12%).

No que respeita às habilitações literárias dos novos inscritos nos centros de emprego, o IEFP assinala que os maiores aumentos percentuais se verificaram no ensino secundário (mais 21,6%) e do 3º ciclo do ensino básico (14,9%).

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)