Está aqui

AM de Lisboa aprova “solução digna” para 16 famílias em risco de serem despejadas

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade uma recomendação “por uma solução de habitação digna” para as 16 famílias que moram na Rua dos Lagares n.º 25, na Mouraria.
Assembleia Municipal aprovou por unanimidade uma recomendação “por uma solução de habitação digna” para as 16 famílias que moram na Rua dos Lagares n.º 25, na Mouraria
Assembleia Municipal aprovou por unanimidade uma recomendação “por uma solução de habitação digna” para as 16 famílias que moram na Rua dos Lagares n.º 25, na Mouraria

As 16 famílias estão sob ameaça de despejo pelo proprietário e as primeiras famílias a serem despejadas, têm como data de saída o dia 31 de agosto de 2017.

Os moradores estiveram na Assembleia Municipal de Lisboa a pedir ajuda para não serem despejados, mas na altura os vereadores da Câmara não estiveram presentes. Entretanto, a vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa já conhece a situação e reuniu com as famílias.

O Bloco tem intervido em defesa dos moradores, Catarina Martins e Ricardo Robles visitaram-nos e denunciaram a situação.

Nesta terça-feira, 4 de julho, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia Municipal uma recomendação, que foi aprovada por unanimidade.

No documento, é recomendado à CML que:

- “Avance com um processo de diálogo com o proprietário”, tentando encontrar uma solução que garanta a manutenção das famílias no prédio, “colocando várias hipóteses de intervenção nomeadamente o recurso a expropriação do edifício para garantir o direito fundamental à habitação destas inquilinas”;

- A CML deve, se necessário, “garantir o realojamento provisório destas famílias em casas localizadas na freguesia de Santa Maria Maior, com articulação com os moradores”, enquanto o processo entre o executivo e o proprietário decorrer.

Segundo o documento, a CML “dispõe de 103 apartamentos disponíveis na freguesia de Santa Maria Maior”.

 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política

Adicionar novo comentário