'Acampada' Lisboa promove manifestação hoje

28 de maio 2011 - 2:21

Desfile entre a Av. da Liberdade (cinema S. Jorge) e o Rossio sob o lema "Democracia Verdadeira, Já". Concentração protestou contra a evacuação da acampada de Barcelona.

A Acampada Lisboa promove às 15h deste sábado uma manifestação entre a Avenida da Liberdade (frente ao cinema S. Jorge) e o Rossio, sob o lema "Democracia Verdadeira, Já".

A "acampada" está instalada no Rossio, e começou em solidariedade com os “indignados” que ocupam a Porta do Sol, em Madrid, Espanha. Diariamente tem realizado Assembleias populares.

No manifesto aprovado recentemente, o movimento afirma que o que os une e mobiliza é a “a indignação perante a situação política e social sufocante que nos recusamos a aceitar como inevitável”. Ao criar o acampamento no Rossio, juntaram-se “àqueles que pelo mundo fora lutam hoje pelos seus direitos frente à opressão constante do sistema económico- financeiro vigente.

E afirmam: “A democracia real não existirá enquanto o mundo for gerido por uma ditadura financeira. O resgate assinado nas nossas costas com o FMI e UE sequestrou a democracia e as nossas vidas. Nos países em que intervém por todo o mundo, o FMI leva a quedas brutais da esperança média de vida. O FMI mata! Só podemos rejeitá-lo. ”

Nesta sexta, cerca de 100 pessoas concentraram-se frente ao consulado do estado espanhol, na r. do Salitre, em Lisboa, em protesto contra a brutal evacuação da acampada de Barcelona.