1-O: Referendo na Catalunha

Novembro 16, 2017

Com os partidos independentistas a concorrerem em listas separadas, a surpresa foi a indicação do presidente da Assembleia Nacional Catalã, na prisão há um mês, como nº2 da lista de Puigdemont.

Novembro 12, 2017

Afastada a possibilidade de uma convergência eleitoral entre todos os partidos independentistas, a ERC, o PDeCAT e a CUP apostam em listas próprias para as eleições de 21 de dezembro.

Novembro 11, 2017

A manifestação convocada pela Assembleia Nacional Catalã e o Òmnium Cultural foi encabeçada por familiares dos governantes e ativistas presos por organizarem o referendo de 1 de outubro.

Jornal franquista "España", de 20 de janeiro de 1939, anunciando uma ofensiva vitoriosa contra a Catalunha.
Novembro 9, 2017

Num debate organizado esta quarta-feira na Casa da Imprensa sobre os media e a "questão catalã", o jornalista Enric Marin considerou que a forma como os media espanholistas abordam a Catalunha só tem paralelo com o "jornalismo de guerra" franquista dos anos 1930, algo que isolou os media espanhóis do resto do mundo.

Naomi Klein está em Barcelona para lançar o seu último livro e participará num ato público de apoio a Ada Colau - Foto de Andreu Dalmau/Epa/Lusa
Novembro 9, 2017

Naomi Klein afirmou ser defensora do direito dos povos à autodeterminação, “um princípio que, eu que sou do Quebec, defendo se contar com o apoio necessário”. A escritora e ativista esteve em Barcelona para apresentar o seu último livro “Dizer Não Não Basta”.

Novembro 8, 2017

A greve convocada pela central sindical independentista afetou sobretudo a mobilidade de pessoas e mercadorias, com piquetes e manifestações pela liberdade dos presos políticos catalães.

Novembro 7, 2017

O presidente destituído do governo catalão diz que a repressão espanhola não deixa outra alternativa que não seja uma coligação entre todas as forças que defendem a democracia na Catalunha.

Diada - Dia da Catalunha - 2012, manifestação em Barcelona
Novembro 3, 2017

O poder central castelhano sempre procurou abafar a realidade plurinacional, o que gerou, frequentemente, mal-estar entre as nações periféricas, com destaque para a Catalunha, o País Basco e, em menor grau, a Galiza. Artigo de Jorge Martins para esquerda.net

Oriol Junqueras, vice-presidente do governo catalão e líder da ERC, faz um apelo à unidade de ação e a uma estratégia em comum de todos os que respeitam a cidadania
Novembro 2, 2017

Artigo publicado pelo vice-presidente da Catalunha, Oriol Junqueras, no Diário Ara, no dia da sua prisão. Nele, o presidente da Esquerda Republicana da Catalunha demonstra que já previa a prisão e faz um apelo à unidade de ação e a uma estratégia em comum de todos os que respeitam a cidadania.

Novembro 2, 2017

Os membros do governo catalão destituído pelo artigo 155 foram depor a Madrid. Acusados de rebelião com penas que podem ir até 25 anos de cadeia, viram ser decretada a prisão preventiva pela Audiencia Nacional.

Outubro 31, 2017

A iniciativa cidadã terá lugar esta sexta-feira, dia 3 de novembro, às 21h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Subscritores da convocatória frisam que “o que está hoje em causa na Catalunha é a democracia e a liberdade”.

Outubro 31, 2017

O presidente do governo catalão destituído diz que decidiu partir para Bruxelas para agir em “liberdade e segurança” e para “colocar o tema catalão no coração das instituições europeias”.

Outubro 30, 2017

A Procuradoria espanhola anunciou acusações aos membros do governo e à mesa do parlamento da Catalunha. Independentistas abrem a porta à participação nas eleições de dezembro. Puigdemont e parte do seu governo partiram para Bruxelas.

“Consideramos que é uma atitude reprovável por parte do Governo português, por isso decidimos apresentar um voto de repúdio na Assembleia da República, afirmou Isabel Pires. Foto de Paulete Matos
Outubro 29, 2017

“Independentemente da posição que se possa ter sobre a Catalunha, o Governo português não pode fazer tábua rasa da sua própria Constituição”, que impõe “o respeito pela autodeterminação dos povos”, disse a deputada Isabel Pires, anunciando que o Bloco irá apresentar um voto de repúdio no parlamento.

Tweet de Markus Preiss denunciando a minuta do governo Rajoy enviada aos governos de países europeus
Outubro 29, 2017

O jornalista alemão Markus Preiss divulgou no twitter uma minuta de declaração de apoio ao governo espanhol sobre a Catalunha, elaborada pelo governo de Mariano Rajoy. O governo português copiou e publicou-a. Bloco apresentará voto de protesto na AR.

Outubro 27, 2017

O primeiro-ministro espanhol anunciou as medidas do artigo 155 que pretende aplicar: Governo destituído, parlamento dissolvido e eleições a 21 de dezembro.

Outubro 27, 2017

Resolução aprovada pela maioria independentista abre o processo constituinte da República catalã. Senado espanhol aprovou suspensão da autonomia e recusou ouvir representante catalão. Rajoy  anunciará as medidas ainda esta sexta-feira.

Outubro 26, 2017

O presidente do governo catalão anunciou que não recebeu do governo espanhol a garantia de não aplicar o artigo 155 da Constituição, que suspende a autonomia na Catalunha. A hipótese de novas eleições fica para já afastada.

Outubro 25, 2017

O presidente do governo catalão não vai comparecer ao debate no Senado. Sexta-feira, o parlamento da Catalunha vai aprovar a resposta à ameaça de suspensão da autonomia.

Outubro 23, 2017

A maioria parlamentar pró-independência convocou o plenário para responder à decisão de Madrid. Sondagem indica que independentistas mantêm a maioria em caso de novas eleições.

Foto de Quique Garcia, EPA/Lusa.
Outubro 21, 2017

“Pedirei ao Parlamento uma sessão plenária para debater a intenção de liquidar a nossa democracia”, declarou Carles Puigdemont.

Outubro 21, 2017

Em Barcelona, dezenas de milhares de manifestantes exigiram a libertação do presidente da Assembleia Nacional Catalã e do presidente da Òmnium Cultural, acusados de “sedição” pelo governo central de Madrid, e "democracia", respondendo ao anúncio de Rajoy.

No dia 2 de outubro, o Bloco participou na manifestação em solidariedade com a Catalunha, Lisboa.
Outubro 21, 2017

O Bloco de Esquerda condena a decisão de Mariano Rajoy, anunciada este sábado de manhã, de suspender a autonomia da Catalunha e destituir todo o governo da Generalitat. "A repressão não é um caminho aceitável em estados democráticos", defende Catarina Martins.

Foto de Juan Carlos Hidalgo/ EPA/ LUSA.
Outubro 21, 2017

Conselho de Ministros do Governo espanhol reuniu este sábado de manhã e aprovou a destituição do Presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, para colocar em prática a versão mais dura do artigo 155.º da Constituição. “Rajoy suspendeu a autonomia da Catalunha pela qual tanta gente lutou”, afirmou a presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, após o anúncio. [NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 14H50]

Rajoy e Sánchez, líderes do PP e do PSOE, aliam-se para suspender a autonomia da Catalunha
Outubro 20, 2017

Rajoy e Pedro Sánchez acordaram também na marcação de eleições autonómicas catalãs para janeiro. O presidente catalão, Puigdemont, e a CUP ameaçam com declaração da independência. Pablo Iglesias critica acordo PP/PSOE e declara: “Queremos derrotar o projeto dos independentistas, mas não pela força”.