Não apaguem a memória

ENTREGUE PETIÇÃO COM  8000 SUBSCRITORES
thumb_logonaoapaguemamemoriaA petição "Não apaguem a memória" foi entregue ontem ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. A petição reclama ao Estado, o reconhecimento da resistência à ditadura fascista do Estado Novo e a dignificação do passado heróico dos resistentes que foram presos, perseguidos e torturados, por defenderem um regime democrático, de liberdades e justiça social para os portugueses.

A petição, que foi subscrita pelos antigos Presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, surgiu de uma indignação pública, perante a possível transformação da antiga sede da PIDE, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, num condomínio de luxo.

O movimento cívico desenvolveu contactos com a Câmara Municipal de Lisboa e o promotor imobiliário do edifício. Segundo o movimento a CML e o promotor "permitiram definir um protocolo de entendimento tripartido, para que naquele lugar se homenageie a memória dos que sofreram a tortura da polícia política salazarista e foram condenados nos "tribunais plenários", por defenderem as liberdades cívicas".

As negociações continuam a decorrer e o movimento "Não apaguem a memória" espera que em Agosto, seja possível dar um passo decisivo para que "o promotor imobiliário ceda uma área do imóvel para ali se instalar um núcleo histórico evocativo da história do século XX português".

O movimento condena ainda que Duran Clemente e João Almeida tenham sido processados pelo Ministério Público, devido a uma concentração, no dia 5 de Outubro de 2005, em que participaram com muitos outros cidadãos.

Termos relacionados Política