Paquistão: 'drone' norte-americano mata 12 pessoas

Um avião não-tripulado dos EUA lançou, esta segunda-feira, três mísseis no Norte do Paquistão, na zona tribal próxima ao Afeganistão, matando 12 pessoas, das quais 7 são civis, e provocando pelo menos 15 feridos.
Os drones, aviões de ataque e vigilância não-tripulados, são as armas do momento para os EUA, cada vez mais usados em cenários de guerra no Afeganistão, Paquistão e Iémen.

O bombardeamento foi sobre a área de Dandey Darpa Khe, a 5 km de Miranshah, a principal cidade do distrito do Waziristão do Norte, conhecida por ser um refúgio do movimento talibã e de militantes da Al-Qaeda. As informações são avançadas por um responsável da segurança paquistanesa, citado sob anonimato pela agência noticiosa AFP.

O ataque, no qual morreram sete civis, ocorreu na região tribal Dandey Darpa Khel, a cinco quilómetros de Miranshah, perto da fronteira afegã.

Segundo uma outra fonte oficial, há ainda 15 feridos, incluindo mulheres e crianças. Todas as vítimas são, na sua maioria, afegãs.

Miranshah é a principal cidade do Norte do Waziristão, conhecido como refúgio de membros da organização terrorista Al-Qaida. É nesta região que os talibãs preparam os seus ataques no Afeganistão contra as tropas norte-americanas e da NATO.

Na noite desta segunda-feira, as forças de segurança tentavam confirmar, em condições difíceis, se o ataque havia causado a morte a sete civis e cinco rebeldes, levando em conta a destruição de várias casas.

"Temos informações segundo as quais haveria também vítimas civis, entre elas quatro mulheres e três crianças, mas tentamos confirmar", informou outro dirigente, citado pela AFP.

O ataque da aviação militar norte-americana ocorre depois de, no sábado, um outro ter matado quatro pessoas suspeitas de serem rebeldes islamitas, na aldeia de Kutabkhel, a três quilómetros a sul de Miranshah.

Três atentados matam pelo menos 36 pessoas

Noutra região do Paquistão, no Noroeste, três atentados à bomba não reivindicados causaram esta segunda-feira pelo menos 36 mortos.

Dois dos atentados ocorreram em regiões tribais próximas da fronteira com o Afeganistão e o terceiro perto da cidade de Peshawar. Neste último morreu o líder de uma milícia antitalibã, Israr Khan, quando circulava no mercado da aldeia de Matni. Duas outras pessoas morreram e três ficaram feridas.

O mais mortífero dos ataques foi um atentado suicida que aconteceu numa escola religiosa de uma mesquita, no Sul do Waziristão, matando 26 pessoas e ferindo 40, segundo um agente dos serviços de segurança paquistaneses, citado sob anonimato pela agência noticiosa AP.

Entre os mortos encontra-se Maulana Noor Mohamma, um antigo deputado do partido islâmico extremista que dirigiu a escola. Antes, uma outra bomba explodiu numa escola, durante uma reunião de chefes de tribo na região de Kurram, matando sete pessoas.

Ler também A onda dos Drones.