Marcha do Orgulho LGBT anima Lisboa

25 de junho 2007 - 0:00
PARTILHAR

No dia 23 de Junho realizou-se em Lisboa a oitava Marcha do Orgulho LGBT. Largas centenas de pessoas juntaram-se à Marcha, numa mancha arco-íris que encheu as ruas do Príncipe Real e, depois, da Baixa, até ao Terreiro do Paço.

A discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais e transgender continua a fazer-se sentir na sociedade portuguesa e na lei, apesar de Portugal ser o único país europeu cuja Constituição proíbe a discriminação com base na orientação sexual.

A marcha contou com a participação activa de várias associações como as Panteras Rosa, ILGA Portugal, Clube Safo, Não te prives, UMAR, entre outras.

Veja a fotogaleria da Marcha do Orgulho Gay 2007 em Lisboa.

Fotos de Paulete Matos.





Segundo Paulo Vieira, da Não te prives, no entanto é preciso muito mais, como mudar "o código civil e a lei da adopção" que excluem explicitamente os homossexuais. No espaço público, esta é a altura de "visibilizar esta questão", para que a igualdade seja de facto para todos e todas.

"O Estado ignora activamente os transgender", segundo o manifesto da organização da Marcha, as pessoas transexuais não têm direitos de cidadania nem à alteração de documentos. Todas estas lutas se juntaram na Marcha do Orgulho de 2007, e as organizações prometem continuar a lutar pela não discriminação.

José Sá Fernandes, candidato à Câmara de Lisboa pelo BE e Helena Pinto, deputada bloquista, estiveram presentes na Marcha.

Termos relacionados: