Europa

26 de agosto 2007 - 0:00
PARTILHAR

Hoje, construir uma sociedade diferente em Portugal não pode ser feito à margem das políticas europeias. Até porque Portugal assume este semestre a Presidência da União Europeia e José Sócrates prepara-se para acordar com os seus congéneres um novo tratado europeu sem ouvir as populações. O Bloco de Esquerda tem na rua uma campanha contra o voto de silêncio que nos querem impôr: com Renato Soeiro debatemos o embróglio do "Tratado Europeu".

Para a extrema-direita, que não tolera diferenças culturais e religiosas, a Turquia não pode ser Europa. Mas há também quem seja de esquerda e discorde que um país pouco respeitador dos direitos humanos tenha lugar num projecto europeu que se quer comprometido com a liberdade e os Direitos. Para polemizar esta questão, François Georgeon lança o debate "Turquia e União Europeia".

E porque um projecto socialista não tem fronteiras, na sessão "Parcerias Europa-África", Mónica Frechaut debruça-se sobre a necessidade de uma política externa europeia que abandone relações neocoloniais e promova a solidariedade, a caminho de um mundo menos desigual. Também com Ricardo Paes do Amaral e Miguel Portas, estarão em jogo algumas das contradições da "Integração Europeia e Política Económica". Com "Europa e Neoliberalismo", Miguel Portas, deputado europeu do Bloco de Esquerda, lança as alternativas sociais, democráticas e ecológicas para uma Europa que se quer ao serviço dos povos e não à mercê de uns poucos.



Textos de apoio:



Pragmatismo e demagogia “resolvem” a questão do Tratado, por Renato Soeiro



Acordos de Parceria Económica (APE), por Mónica Frechaut




Ataturk e Laicidade, por François Georgeon (em espanhol) 

Termos relacionados: