Está aqui

Timor: Fretilin surge à frente nas “eleições mais tranquilas de sempre”

Cerca de mil votos de diferença permitiram à Fretilin de Mari Alkatiri ultrapassar o CNRT de Xanana Gusmão nas legislativas timorenses deste sábado.
Eleições deste sábado em Timor Leste. Foto do site do governo timorense.

A contagem final dos votos deu a vitória à Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente com 168.422 votos e 23 deputados e o segundo lugar ao Congresso Nacional da Reconstrução Timorense, com 167.330 e 22 deputados ao parlamento. A terceira força mais votada foi o Partido da Libertação Popular, do ex-Presidente Taur Matan Ruak, que conseguiu 60.092 votos e 8 deputados, seguindo-se o Partido Democrático, com 55.595 votos e 7 deputados, e o Khunto, com 36.546 votos e 5 deputados.

“Estas foram as eleições mais tranquilas de sempre na história de Timor-Leste, não se tendo registado incidentes graves durante todo o processo: campanha, votação e escrutínio”, afirma o governo de Timor Leste em comunicado publicado na sua página na internet. Pela primeira vez, o ato eleitoral foi organizado exclusivamente pelas autoridades timorenses, contando com a presença de observadores locais e internacionais.

Com estes resultados, o VII Governo Constitucional de Timor-Leste deverá repetir a coligação vigente entre os três maiores partidos (Fretilin, CNRT e PLP), mas desta vez sob a liderança do partido de Mari Alkatiri.

“Tudo faremos para abraçar todos, mas vamos continuar a trabalhar com Xanana Gusmão, essa figura incontornável deste país, no sentido de responder a esta mensagem clara do nosso povo”, afirmou Alkatiri após a confirmação da vitória da Fretilin.

Termos relacionados Internacional
(...)