Está aqui

Schäuble confessou a Varoufakis que pretende expulsar Grécia do euro

Num artigo publicado no seu blogue, o ex-ministro das Finanças da Grécia conta que o ministro das Finanças alemão assumiu que a expulsão de Atenas faz parte do seu plano de reestruturação da zona euro. #ThisIsACoup
"Escrevi este artigo como um europeu que observa a evolução de um plano particular para a Europa – o plano do Dr. Schäuble".

Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia, fez esta segunda-feira uma pré-publicação parcial de um artigo que sairá nesta quinta-feira no jornal alemão Die Zeit.

O agora deputado do Syriza avança que Schäuble sempre pretendeu condenar as negociações a um impasse que levasse à expulsão da Grécia da zona euro. Varoufakis afirma mesmo que foi o próprio ministro das Finanças alemão a confessar-lhe o plano.

Leia o artigo de Varoufakis em português:

Cinco meses de intensas negociações entre a Grécia e o Eurogrupo nunca tiveram uma hipótese de sucesso. Condenadas a levar ao impasse, o seu objetivo foi o de preparar terreno para o que o Dr. Schäuble decidiu ser “ótimo”, bem antes de o nosso governo ter sido eleito: a Grécia deve ser expulsa da zona euro, por forma a disciplinar os Estados-membro que estão a resistir ao seu plano específico de reestruturação da zona euro.

Isto não é teoria.

Como é que eu sei que o Grexit é uma parte importante do plano do Dr. Schäuble para a Europa?

Porque ele disse-mo!  

Escrevi este artigo não como um político grego crítico da difamação das nossas propostas sensatas pela imprensa alemã, da recusa de Berlim em considerar seriamente o nosso plano moderado para a reestruturação da dívida, da decisão altamente política do Banco Central Europeu em asfixiar o nosso governo, da decisão do Eurogrupo de dar luz verde ao BCE para fechar os nossos bancos.

Escrevi este artigo como um europeu que observa a evolução de um plano particular para a Europa – o plano do Dr. Schäuble.

E estou a colocar uma simples questão aos leitores informados do Die Zeit:

Aprovaria este plano?

Considera este um bom plano para a Europa?

Tradução de Fabian Figueiredo para esquerda.net

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional

Adicionar novo comentário